Prefeitura mineira empregou ex-marido de Dilma no governo do PT

Além do irmão Igor Rousseff, o ex-marido da presidente Dilma (PT) Cláudio Galeno de Magalhães Linhares integrou o quadro da prefeitura de Belo Horizonte como funcionário comissionado. Ele exerceu cargo de confiança por cinco anos durante a administração do petista Fernando Pimentel (PT), recém-eleito governador de Minas Gerais, e de seu sucessor e então aliado Marcio Lacerda (PSB).

. Galeno atuou como consultor técnico especializado, nomeado para atuar diretamente no gabinete do prefeito, com salário que chega hoje a R$ 13.569,68. A nomeação do ex-marido de Dilma ocorreu em maio de 2005. Quatro anos depois, em janeiro de 2009, quando o mandato de Pimentel se encerrou, ele foi exonerado do cargo. Galeno voltou à prefeitura em abril de 2009, já na administração do recém-eleito Lacerda, dessa vez como gerente de primeiro nível da Gerência de Acompanhamento de Colegiados. O salário para esse cargo atualmente é de R$ 8.544,04.

. Segundo reportagem do Correio Braziliense, na gestão de Lacerda, que em seu primeiro mandato era apoiado pelo PT e pelo PSDB, Galeno integrou o Comitê Governamental de Gestão Participativa e também o Conselho Fiscal da Belotur, empresa municipal de turismo. Ele saiu da prefeitura em 5 de julho de 2010, data da publicação de sua exoneração no Diário Oficial do Município (DOM). Dilma Rousseff, Cláudio Galeno e Fernando Pimentel, que foi também ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior da presidente, eram amigos da época de juventude em Belo Horizonte. Na década de 1960, eles militavam no Comando de Libertação Nacional (Colina), organização de esquerda que combateu a ditadura militar.

- Galeno e Dilma se casaram em 1967, em um cartório civil com a presença de familiares e poucos amigos. O casamento não durou mais de dois anos. Em 1969, os dois militantes, já na clandestinidade, fugiram da capital mineira para o Rio de Janeiro. Pouco depois, Galeno foi para o Rio Grande do Sul, a pedido do Colina, e Dilma continuou no Rio. O militante participou, no ano seguinte, de sequestro de avião em Montevidéu, no Uruguai, e ficou refugiado em Cuba. Assim como Dilma, Galeno se casou novamente.

8 comentários:

Anônimo disse...

A questão é: ele efetivamente trabalhava ou era "fantasma"?

Anônimo disse...

Cada enxadada uma minhoca.

Anônimo disse...

Eles se ajudam, como não? É de um estado pra outro. Imaginem só quantos CC´s serão criados em MG para acomodar todos os petistas que perderão o emprego Brasil afora? Vixe!

Anônimo disse...

E aí, Carlos Sgarbi em boquinha tú estais?

Anônimo disse...




.
Nepotismo disfarçado/ como assim? Quando ele trabalhou na PBH a Dilma nem Presidente era ainda.


Responder





Editor, você não viu as datas da nomeação e exoneração no final do mandato do Pimentel na prefeitura? Você acha que se tivesse alguma coisa o Jornal o Globo notadamente favorável ao seu candidato daria a nota desmentindo o Aécio?

PS: Não foi funcionário de Dilma, não foi funcionário enquanto Dilma era presidente. Ponto final.

Não foi funcionário sem formação compatível (é advogado, historiador, etc.). Ponto final.

Anônimo disse...

Polibio já está provado trocentas vezes que o COLINA não combatia a ditadura mas tentava instalar uma ditadura no melhor estilo comunista! Já passou da hora de se atualizar!

Anônimo disse...

A vergonha na cara é artigo de
uso raríssimo entre os petralhas.
É como jogo de time varzeano jogando contra time qualificadíssimo, quando o time
varzeano ganha o jogo miraculosamente, é um berreiro para o resto da vida.Segue o raciocínio o Petralha 22:25,
descontando que petralha mesmo
certo está errado, por falta de crédito total. A conclusão só
é dada com a aplicação de um S. Tomé várias vezes, porque uma vez
só não resolve.

Anônimo disse...

CLAUDIO =AECIOPORTO
AECIOPORTO=CLAUDIO
FAZ SENTIDO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/