Setor agropecuário gaúcho cresceu 9,4% este ano

O setor agropecuário não conseguiu tornar positivo o PIB gaúcho deste ano porque sua participação no bolo total da riqueza produzida durante o ano é pequena, mas seu desempenho marcou avanço de 9,4% sobre os números da agricultura e da pecuária do ano passado. 

Saiba como cresceram os três setores que formam o PIB no RS:

Agropecuária, 9,4%
Indústria, menos 8,9%
Serviços, menos 1,5%

Os dados foram todos divulgados hoje pela Farsul, que estima queda no PIB est adual para 2015.

— Foi o crescimento da agropecuária que fez o PIB gaúcho cair menos do que o do Brasil — avaliou Antônio da Luz, economista-chefe da Farsul.

Para o próximo ano, segundo a Farsul, o setor agropecuário não conseguirá segurar uma queda maior do PIB gaúcho. Pela projeção da entidade, a economia do Estado deve sofrer uma queda de 2,8% em 2016.

O desempenho do setor foi puxado pela safra recorde de grãos, que chegou a 32,4 milhões de toneladas, representando um aumento de 13% em relação ao ano anterior. O destaque foi a produção de soja, que atingiu a marca histórica de 15,7 milhões de toneladas. Em 2015, o valor bruto da produção agropecuária gaúcha chegou a 37,8 bilhões, um acréscimo de 8% em relação a 2014.

2 comentários:

Anônimo disse...

A única vaca que foi pro brejo e atolou foi a Dilma, porque aquelas vaquinhas que tão lá no campo vão muito bem!

Anônimo disse...

Sim e com o dolar em alta chegando a quase 4 reais estes chupins exportadores que graças a lei Kandir sao isentos de pagar imposto ICMS estao rindo a toa enquanto o estado esta nesta pindaimba.Tem que cobrar segurança,saude, educaçao e outros tantos da FARSUL e dos milhares de sonegadores espalhados por este RS.So pra curiosidade um dos pais que mais importa do Brasil e justamente a Venezuela pais que os coroneis fazendeiros e do agronegocio criticam tanto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/