Entrevista, Luiz Gonzaga Beluzzo: "Se sair com impeachment, não vai ter sossego"

A entrevista a seguir é de Flávia Lima e Catherine Vieira, jornal Valor, São Paulo, hoje. 

 Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp: "A ideia de ajuste é algo maníaco no sentido psicanalítico do termo"

Dada a forte intensidade, essa pode ser a pior crise econômica pela qual já passou Luiz Gonzaga Belluzzo. Para o economista, o grande problema é que a presidente Dilma Rousseff "comprou" e "botou para funcionar" o programa de seu adversário e agora colhe os resultados. Olhando os dados com muito cuidado, diz o professor da Unicamp e sócio da Una Consultoria Econômica, a economia vinha desacelerando desde 2012 ou 2013, mas nada se mostrava tão "trágico". "Quando ela adotou o programa adversário, jogou o país na depressão".
A comparação que faz é com um pugilista que apanhou bastante no primeiro round e, meio grogue, leva um murro do treinador para ser reanimado - mas, obviamente, acaba desmaiando. "Foi o que aconteceu com a economia. Ou alguém acreditou nessa história de que iria recuperar a confiança com choque de juros e a promessa de corte nos investimentos?", questiona.

Sem ignorar que essa é a crença de boa parte do mercado financeiro e também do governo, representado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, Belluzzo diz que essa é a parte "incrível dessa história toda". "A presidente está executando o programa de seus opositores e os opositores estão dizendo que ela está causando a crise".

CLIQUE AQUI para ler tudo. O link é do editor. 

18 comentários:

Anônimo disse...

Dilma quebrou uma lojinha de 1,99 e quebrou o Brasil. Belluzzo é o economista que quando presidente do Palmeiras, quase, faltou muito pouco, para quebrar o clube. O Palmeiras demorou bastante para se recuperar da crise na qual Belluzzo o mergulhou. Não consigo entender como alguém ainda dá crédito a opiniões de economistas como Gonzaga Belluzzo, Delfim Netto, Maílson da Nóbrega, Bresser Pereira e Paulo Nogueira Batista.

Mauro Moreira

Anônimo disse...

uau!!

segundo entendi, a culpa é do Aecio...

Anônimo disse...

O Beluzzo é um grande imbecil.. alias Na UNICAMP em economia todos são....não escapa um....Diz que a Dilma fez a proposta da oposição na economia e se f...bem porque ela não fez a proposta dela então ???? É de rir muito.. a oposição mandou a Dilma pular no poço e ela pulou direitinho.. de quem é a culpa ? de quem mandou pular.. ou de quem pulou ?? é hilário...um professor universitário, ganhando salário de universidade dizer bobagens como essa...é melhor para o Brasil o senhor ir catar coquinho do que ficar dizendo essas besteiras....É simples : a economia como um caminhão desembestado freou bruscamente e capotou...a culpa obviamente é do piloto. Poderia parar com mais calma...se o piloto fosse mais hábil....

Anônimo disse...

Mas é óbvio que não daria certo. Se ela prometeu que faria de seu jeito e acabou fazendo do jeito de seu adversário, ficou patente que ela não merece confiança. Logo, tudo o que disser ou fizer não terá a confiança do povo, mesmo que seja o programa do adversário. É o mesmo que colocar um pedaço de mortadela (olha a mortadela aí gente) na bomba de chocolate. Deixa pra ela.

Anônimo disse...

Políbio, não sei porque a divulgação desta matéria sobre uma opinião tendenciosa de um petralha cretino, eles ainda vão culpar o Aécio pela catástrofe que está acontecendo no país!

Unknown disse...

Me engana que eu gosto. Não tem pior cego que aquele que não quer ver.

Anônimo disse...

Políbio,

Este Beluzzo é um grandíssimo idiota, além de PTista.

Quase "quebrou" o Palmeiras como a Dillma detonou a 1,99 dela.

É UNICAMP, o epicentro do pensamento falido da Esquerda Exterminadora.

JulioK

Tucano do sul disse...

Nunca li tanta besteira junta. A crise é o PT, não o "programa adversário".

Anônimo disse...

Não vai ter sossego mesmo, até acabar com o PT e esquerdistas vagabundos. Só está começando!

Anônimo disse...

Beluzzo: é candidato sério a ser um novo "Mantega".
A crise está aí porque as forças vivas (as honestas) da econonomia, simplesmente, foram sufocadas pela gestão Dilma I. E as forças desonestas ( as da Lava Jato) foram pegas em flagrante delito de roubo, e detidas.

Anônimo disse...

Beluzzo: é candidato sério a ser um novo "Mantega".
A crise está aí porque as forças vivas (as honestas) da econonomia, simplesmente, foram sufocadas pela gestão Dilma I. E as forças desonestas ( as da Lava Jato) foram pegas em flagrante delito de roubo, e detidas.

Anônimo disse...

Na cabeça da imbecil não existem opositores ou todos são opositores!



Anônimo disse...

Novo slogan 'SE BEBER NÃO DE ENTREVISTA'
Se este beluzzo é economista faltou algumas aulas.

Anônimo disse...

Delinquente intelectual!!

Este homem conseguiu quebrar a Sociedade Esportiva Palmeiras. Os mais jovens desconhecem que este esquerdóide de miolo mole, intelectual orgânico que atua a partir da Unicamp como professor, participou ativamente da elaboração e execução do plano cruzado, que acabou com a economia do país.

Sob as ordens de Dilson Funaro e com a colaboração de Luciano Coutinho, há muito tempo no BNDES covil petralha de empresários mamadores, quebraram de novo o Brasil e jogam a culpa nos adversários. Esta turma vai pro lixo da história brasileira, cambada de vagabundos entreguistas do país para Cuba e Venezuela.

Sds

Anônimo disse...

Beluzzo é uma anta, ponto final. Defensor da política econômica da dilmanta, cria da USP, enfim, uma anta.

Anônimo disse...

POLÍBIO!
Acreditar no BELUZZO é o mesmo que acreditar na história da Carrochinha!
O Homem é um recalcado. Torceu e elegeu a Dilma. Era do quadro do PMDB que, com Sarney, Paulo César Ximenes e Funaro er ao Trio que enterrou o País logo após a democratização. Nunca fez nada decente na economia. Agora vem com essa conversa típica de inventar desculpas para esconder a incompetência a desonestidade e a irresponsabilidade que o PT emprega para jogar o País na lona e,. ato seguinte, pode implantar o comunismo.
Seria melhor que este incompetente - que enterrou seu próprio clube do coração - o Palmeiras - em razão da seu atrevimento e incompetência na lona - voltar para a faculdade e aprender alguma coisa, antes de continuar falando hipocrisias e abobrinhas.

Anônimo disse...

Publicando artigo de petralha mentecapto, Políbio. Tenha dó! Ah, a culpa é do Aécio que ninguém sabe qual seria o programa de governo, já que não foi eleito. Ah, vá.
Esther

Anônimo disse...

O Xi tá inovando agora com PS ao final de suas bostagens!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/