Greve inesperada da Carris deixa 300 mil portoalegrenses sem ônibus

A greve exitosa dos trabalhadores da estatal municipal Carris, Porto Alegre, deixou 300 mil pessoas sem transporte e causou confusão no trânsito.

. O prefeito José Fortunati resolveu recorrer à Justiça, porque não houve comunicação prévia de 72 horas. Eis o que ele disse para a Rágio Gaúcha, esta tarde:
 - Fomos surpreendidos. Iam fazer uma manifestação e decidiram paralisar agora de manhã — afirmou Fortunati em entrevista à Rádio Gaúcha após deixar a reunião que definiu a decisão da administração municipal.

Sobre o bônus de R$ 800, o qual é uma das principais reivindicações da categoria, Fortunati explicou que o pagamento da gratificação depende do atingimento de metas coletivas e individuais da companhia. Eis o que diz a nota da prefeitura sobre as demandas dos trabalhadores:
(...)3) Em relação aos pleitos dos servidores, a Prefeitura realiza grande esforço de qualificação da gestão, das condições de trabalho dos funcionários da companhia e, consequentemente, dos serviços prestados à população. Tanto é assim, que grande parte da pauta dos trabalhadores já foi atendida e o restante das demandas está sendo encaminhada;4) Além disso, outros esforços administrativos estão sendo implantados, tais como a readequação do quadro de servidores, com a redução de cargos de confiança, e a contratação de consultoria especializada, com vistas a tornar mais eficientes os processos gerenciais;5) Dentre os avanços já conquistados, está a questão da bonificação dos servidores, que até este ano era concedida sem base em critérios técnicos. Em 2012, a direção da companhia estabeleceu, em acordo com a categoria, o Programa de Participação nos Resultados Carris (PPRC), que determina metas coletivas e individuais para obtenção do benefício. Em sua cláusula 13ª, o acordo estabelece que as metas serão medidas até o dia 31 de dezembro deste ano, sendo, portanto, irregular o pagamento da gratificação sem que o período de análise das metas esteja concluído;6) A Prefeitura reafirma o seu compromisso com o pagamento dos valores estabelecidos no PPRC, destacando a adesão e parceria dos servidores até o momento.7) A retomada das negociações entre a direção da Carris e a representação da categoria para o estabelecimento da data de pagamento do PPRC só ocorrerá com imediata regularização dos serviços prestados à população de Porto Alegre.

3 comentários:

Surfista Prateado disse...

Porcaria de estatal nojenta.

Anônimo disse...

São uns otários.

Anônimo disse...

Quem apoia a greve dos professores, deve apoiar a greve dos funcionários da Carris.

Como diria um elemento aqui do Blog, votaram no Fortuna, agora aguentem, ou seja, não vão levar nada pq tem que pagar os CCs.

Pelo menos o Tarso deu reajuste para todos os funconários públicos do executivo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/