Empréstimo do Banco Mundial: conheça os bastidores da batalha de Brasília

O governo Lula e o PT perderam uma oportunidade de ouro neste caso do aval que o Tesouro Nacional dará ao empréstimo de US$ 1,1 bilhão pedido ao Banco Mundial pelo governo do RS, porque bastaria ao líder Aloísio Mercadante ingressar plenário adiante do Senado e anunciar que ajudaria o Estado. Em vez disto, o governo Lula e o PT procrastinaram a decisão, impuseram exigências técnicas e filigranas jurídicas de toda ordem, fizeram caras e bocas, para no final ceder vergonhosamente diante da vigília solitária e inédita do senador Pedro Simon, que acabou recebendo o que vinha exigindo da tribuna do Congresso.

. Pedro Simon ganhou o dia, mas nem de longe dá para ignorar o que fizeram durante a semana os senadores Paulo Paim, do PT, e Sérgio Zambiasi, do PTB. Zambiasi costurou tudo nos bastidores, aparou arestas, abriu caminho. E Paim ? Bem, foi Paim quem acendeu o sinal amarelo, ao passar para a jornalista Talina Optlitz, do Correio do Povo, a informação de que numa reunião na casa do senador Eduardo Suplicy, Mercadante emitiu sinais claros de que o governo não queria que o pedido de aval ao empréstimo fôsse enviado.


. A partir da inconfidência de Paulo Paim, que no caso trabalhou em favor do pleito gaúcho, o governo estadual passou a forçar a barra com a secretaria do Tesouro Nacional. O gaúcho Arno Augustin, titular do cargo, ficou sem alternativa, mas outras áreas do governo federal entraram em ação para embaraçar o pleito gaúcho. Na quinta-feira a noite, a Procuradoria Geral do Tesouro fez a enésima exigência da semana, desta vez pedindo uma tradução juramentada do contrato. Aod, de Brasília, o pessoal de Yeda em Porto Alegre, mobilizaram tradutores até de Fortaleza. Eles trabalharam durante toda a noite e nesta sexta-feira de manhã o documento foi entregue em Brasília.

. Ao mesmo tempo, Simon foi acionado para fazer a vigilia no Senado. Foi onde o senador tomou conta do espetáculo, auxiliado pelo piauiense Heráclito Fortes. Os dois mantiveram a sessão acesa até a chegada do pedido, no fim da tarde. Só então, depois de rasgar da tribuna um e-mail desaforado da Procuradoria Geral do Tesouro, Simon desceu da tribuna e deu a vigília por encerrada.

. O governo de Lula e o PT, espertos e manhosos, ficaram mal com os gaúchos.

. A idéia que está por trás de toda essa sucessão de maldades do governo federal, era sangrar um pouco mais o governo Yeda, numa hora em que ele está fragilizado. Sem o empréstimo, seria fácil dizer que nem o Banco Mundial quer saber do governo do RS. Afinal, trata-se do maior empréstimo de toda a história do banco para um ente público da América Latina. E os interesses do povo do Rio Grande do Sul ? Ora.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/