Artigo, Astor Wartchow - Vertigens

A ilustração é uma escolha do editor.

- O autor é advogado no RS.

Fato mundial: o esgotamento da democracia.  O comportamento de alguns líderes e governos estreitam os limites entre a democracia e o autoritarismo.  Eleitos democraticamente ou não, à direita e à esquerda do espectro ideológico, abuso de poder, estressamento sistêmico e degradação institucional são as marcas mais visíveis.

Desde a indicação do filme brasileiro "Democracia em Vertigem", na disputa ao "Oscar", acreditei que sua única possibilidade de vitória estaria na associação - pelos membros votantes da academia cinematografica -  aos aspectos da crise democrática mundial. Porém, esta associação temática não ocorreu!

Já o documentário "Indústria Americana", que tem a coparticipação produtiva do casal Barack e Michelle Obama (EUA) - o que pode ter influenciado na sua vitória, trata de globalização industrial e de desencontros étnico-culturais. Fatos conjugados e indicativos de que seria o favorito.

Não há no filme brasileiro coerência histórica suficiente com vários fatos que antecederam o impeachment. Distorce e omite significativas e  importantes informações. Entretanto, necessário afirmar que sua formulação não retira da autora o legitimo e absoluto direito de recontar o episódio ao seu gosto e interesse.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Renato disse...

Eu não vi o filme mas acredito que seja uma fabulação que saiu de uma cineasta que teve parentes envolvidos com fatos de corrupção no pais.Qualquer pessoa que faça um filme isentando algum politico principalmente os que estavam no poder federal nos ultimos anos Lula e Dilma,ou é mal intencionado ou mal informado,escolham.

aparecido disse...

Para entender a atual situação é preciso situar as perspectivas do pessoal da esquerda.. Acostumaram a ganhar a vida sem trabalhar ou com muito pouco trabalho... e as mamadeiras estão sendo tiradas..muito pouco ainda e a gritaria é infernal.. além disso a nação que lhes paga o salário está sendo enxovalhada.. Eles ganham em média seis vezes o salário de um trabalhador privado e com direito a aposentadoria integral... e estão sabotando a administração publica...Isto vai dar m.. grande... o legislativo e o judiciario sabotam visivelmente oo pais...os funças sabotam visivelmente o pais...Só uma assembleia constituinte originaria e independente dos atuais politicos pode salvar nosso pais...

José Corrêa disse...

Já foi dito que não é documentário, é mistificação mesmo!!!

Anônimo disse...

Essa tal da Petra é neta do dono da andrade gutierrez que junto com o PT assaltaram os cofres públicos, isso é público e notório. O ideal seria que ela fizesse um documentário de como o avô dela, se juntou com o PT para roubar o país.

Esses artistas e "intelectuais", com o governo Bolsonaro tiveram seus interesses contrariados e partiram para o ataque ao novo governo. Querem a volta da organização criminosa travestida de partido político.

Onde eu moro, ninguém acredita na honestidade do PT. O LADRÃO está lá apertando a mão do "santo padre", com isso voltará de lá, um ser INOCENTE E ABSOLVIDO das roubalheiras.

ganhatudo disse...

Ninguém tem direito de mentir.
Não existe este direito.
Uma mentira é uma fraude e tem a única finalidade de enganar alguém ou muitas pessoas.
Qualquer pessoa pode ter uma opinião, mas não pode ter direito a fatos diferentes da realidade. Os fatos são os fatos. As opiniões são opiniões, mesmo que contrariando fatos.
Certamente o que vale mais são os fatos e não as opiniões.

Anônimo disse...

diria nao so esgotamento da democracia...

mas tambem do sistema capitalista na parte da geração de empregos...

acho que entramos no esgotamento de ambos, sendo o segundo causado por conta do emprego em larga escala da tecnologia, o que acabou por criar uma realidade nefasta e horripilante, o desemprego quase que perpétuo e o uso de subempregos (como delivery de bicicleta) como "novidade" e "avanço" nas relaçoes trabalhistas...

obvio que nao ha nada de moderno em alguem passar hora pedalando com uma caixa nas costas para entregar comida para os outros...

ah, mas ninguem é obrigado a trabalhar nisso...

nao é bem assim, a realidade imposta pela falta de opção acaba por obrigar, sim, que voce se sujeito a determinados tipos de serviços...

Anônimo disse...

Realmente a autora tem todo o direito de fazer o tal filme ao seu gosto e interesse, intitulando e o classificando como um "documentário". Claro, fui assistir o tal documentário e pude comprovar como faria qualquer pessoa isenta, ser a "obra" tão somente uma peça de propaganda partidária ideológica sem nenhum valor documental histórico. Provavelmente recebeu a tal indicação ao Oscar para como se diz popularmente "encher linguiça" na falta de outro que chamasse atenção.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/