Artigo, Adão Paiani - A parábola de Joaquim e Manuel

Era uma vez, no Alentejo, em  Portugal, dois amigos, que por mais óbvio que possa parecer, se chamavam Joaquim e Manoel.

Amigos desde criança, haviam crescido juntos; e suas famílias eram vizinhas desde onde a memória alcançava.

Na verdade, a vida dos dois era uma estranha coincidência. Ambos haviam nascido no mesmo dia, mês e ano, as mães chamavam-se Maria e ambos os pais, por incrível que pareça, Antônio.

Eram muito parecidos, na fisionomia e no temperamento, embora Manoel fosse um tanto mais teimoso. Quem não soubesse da história dos dois, diria que eram irmãos.

Recém saídos da adolescência, Joaquim e Manoel começaram a perceber que a vida no Alentejo daqueles tempos não prometia nenhum futuro. O ímpeto da juventude incutia em ambos a necessidade de sair dali; de trabalhar e progredir de verdade, e não apenas viver da mão para a boca.

Mas para onde ir? Para algum vizinho europeu? Os tempos eram igualmente difíceis por lá. Para as colônias portuguesas em África, não; pobreza e guerra. América, o sonho americano! Não, a passagem era muito cara, e como aprender aquele raio de língua?

E o Brasil? ... Brasil! Por que não? Não era esse um destino lusitano? Brasil.

CLIQUE AQUI para ler mais.

5 comentários:

Emmanuel disse...

Noooosssa ... parece até redação do curso primário!

Eduardo disse...

Muito chumbo pra poucas aves...pior que li ate o fim

Anônimo disse...

Que idiotice.

elias disse...

Achei muito bom. Simples e direto. Paulo freire vive.

Anônimo disse...

Depois dessa, pergunto: fritas acompanha? Kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/