Governo estadual continua fazendo leitura errada sobre os números do PIB do RS em 2013

RBS e governo estadual parecem não entender de verdade o que acontece na economia gaúcha e por isto, esta semana, envolveram-se numa sucessão interminável de erros grosseiros e avaliações equivocadas sobre o desempenho do PIB do RS.

. A semana começou com o jornal Zero Hora anunciando em manchete escancarada que o PIB gaúcho seria o maior dos últimos 18 anos, mas dois dias depois foi obrigada a reconhecer que "o resultado anunciado na terça-feira pela FEE demonstra que foi um dos quatro maiores dos últimos 18 anos", mas não se redimiu da reportagem interna da própria segunda-feira, quando informou que "o PIB de 2013 salvou a economia do RS".

. A RBS deixou-se levar por insiders que recebeu do governador Tarso Genro, que na segunda-feira, na Expodireto, baseado em conversas com outro neófito em economia, seu auxiliar Vinicius Wu, errou feio ao tentar antecipar os números da FEE, que só saíriam no dia seguinte. Foi um erro de US$ 2,9 bilhões, que é a diferença entre PIB de 6,8%, que foi o que ele anunciou, e 5,8%, que foi o resultado revelado oficialmente.

. Apesar de tudo, nesta sexta-feira o governo insistiu com uma parte do erro, o da interpretação dos números. É o que aparece claramente no anúncio colorido de 2/3de página que a Escala Propaganda preparou para o Piratini.

. O título de anúncio é falso, porque avisa:

O Rio Grande do Sul é o Estado que mais cresce no Brasil.

. Até as pedras das ruas sabem que o Rio Grande do Sul é um dos Estados que menos crescem no Brasil.

. Na propaganda, nem uma só palavra sobre a salvação da lavoura, que levou o PIB de 2013 nas costas, no caso a agropecuária, e muitas palavras sobre a produção industrial, que claudica a olhos vistos, tudo em função de uma política industrial nacional caolha.



8 comentários:

Anônimo disse...

Editor, tu não cansas de dar murro em faca, hein? Por mais que tentes não conseguirás desqualificar o resultado alcançado pelo governo gaúcho. 5,8% de Pib é um número excelente, a média nacional ficou em 2,3%.

Anônimo disse...

E o interessante nesta historia é que a produção primaria é capitaneada pela soja....transgenica, que foi combatida ferozmente pelos petistas e demais 'progressistas'.

Anônimo disse...

Queria saber se farão um agradecimento público ao agronegócio, que tornou isso possível ou se continuarão a incentivar as invasões de terra?

Anônimo disse...

Com os experts petistas em economia como Lula e Tarso soh podia dar esta palhaçada estadual e federal...

Anônimo disse...

Ao petralha das 10:51, o teu governador de araque não teve nada a ver com o pibinho... Agradeça ao agronegócio, demonizado por vcs petralhas.

FAÇANHA, o advogado do povo disse...

Gente estúpida esses jornalistas.
O que o PIB do rio grande tem a ver com o genial Governador? Se não atrapalhar os empresários, empreendedores e os demais que trabalham, já está muito bom.
Os "governantes" tem a mania de chamar a si, às suas administrações quase sempre fracassadas, as realizações da sociedade, das classes produtoras.
O Presídio Central está feio de se ver, uma espelunca; a Biblioteca Municipal está fechada ha já sete anos, e o secretário Luis Antonio A.B. e Silva só se preocupa com a sinfoneta de Porto Alegre, enquanto os livros, apenas alguns, estão amontoados na Casa Mario Quintana.
RESUMINDO: O ESTADO DESCURA DAS SUAS FUNÇÕES PRÓPRIAS, MAS O GOVERNANTE TENTA ROUBAR OS FEITOS DAQUELES QUE, APESAR DA CANGA DOS IMPOSTOS, PRODUZEM PARA A, E NA, SOCIEDADE.
E ainda vêm esses imbecis do MOVIMENTO PASSE LIVRE, querendo ESTATIZAR o transporte coletivo;
essa gente só pode estar tomando chá de cogumelo.

Unknown disse...

E que o Governador nao se aconselhou com vc, jornaleiro especialista... Pois de analise e economia vc entende, ne? Basta ver que sem a sua analise os IDIOTAS E DESINFORMADOS investidores estrangeiros colocaram cerca de 20 BILHOES NA PETROBRAS, que segundo vc esta quebrada.

Anônimo disse...

Cadê o Francês Bove que foi endeusado por esses retrógrados?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/