Artigo, Celso Ming - Gaúcho não tem salvação

Preocupada com as fortes quedas das vendas de veículos e autopeças para a Argentina, a indústria automobilística do Brasil está pressionando o governo Dilma para que aceite um novo arranjo que implique a liquidação de operações comerciais com a Argentina, feita não mais em dólares, mas com moeda local. Ou seja, os brasileiros aceitariam pagamento em pesos e os argentinos, em reais - assim como é indiferente a americanos e europeus pagar seus compromissos em dólares ou em euros. O projeto leva a rubrica de 

. Trata-se de um disparate de enormes proporções, alimentado com alto grau de ingenuidade por autoridades do Ministério do Desenvolvimento. A probabilidade de que seja firmado parece próxima de zero por cento.

. Essa conversa é velha de guerra. A escassez de moeda estrangeira nos dois países é recorrente. Lá pelas tantas sempre aparece alguém falando em moeda instituída exclusivamente para liquidar compromissos recíprocos. Em 1987, por exemplo, o presidente José Sarney chegou a assinar um protocolo de intenções com o então presidente da Argentina, Raúl Alfonsín, que previa a criação de uma moeda comum. Até um nome oficial tinha a criatura: gaúcho.

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Aécio Neves perde outra. TSE manda remover página que defendia sua eleição:

Miguel do Rosário

A sexta-feira foi negra para Aécio Neves.

Primeiro, aparece nos jornais e nas redes numa notícia que o ridiculariza da pior forma.

Aliás, é bom deixar claro. Ainda não se sabe qual será o resultado final dos esforços de Aécio para censurar a internet.

São duas ações: uma para censurar mais de 20 mil links que mencionam um processo no qual o candidato é acusado de desviar verbas da saúde quando governador de Minas Gerais. O processo existe. Aécio foi investigado pelo Ministério Público, por ter deixado de aplicar R$ 4,3 bilhões em saúde. Aécio usou o dinheiro para outros fins, mas alegou que esses outros fins também tinham a ver com saúde. O caso agora está, aparentemente, fechado, depois que o promotor do estado deixou de dar continuidade às investigações.

O PSDB ainda aguarda análise do mérito do processo. Pode vir censura aí.

A outra ação diz que “integrantes do partido”, especialmente Aécio, são alvo de “quadrilhas virtuais” que atribuem a ele a condição de usuário de entorpecentes.

Não vou comentar a história de “quadrilha virtual”, que é o novo mantra da direita sem votos, ao constatar, apavorada, que as redes sociais, à diferença dos espectadores de TV, tem opinião própria, voz alta e não perdoam ninguém. Tem muito mais gente batendo no PT do que em Aécio Neves. Os que batem no PT são “gente de bem”, e os que batem do PSDB são “quadrilha virtual que age de forma organizada”?

A ação ainda corre em segredo de justiça. Ou seja, pode vir bomba aí.

Se Lula ou o PT enveredassem por esse caminho, seriam imediatamente chamados de “chavistas” inimigos da liberdade da expressão. E a gente sabe que o que não falta é gente nas redes ofendendo Lula e o PT.

Como é o PSDB, então pode tudo.

A repercussão é péssima para Aécio Neves, porque isso agride frontalmente a liberdade de expressão. Aécio Neves é uma figura super pública. Todo o tipo de brincadeiras e, com perdão do termo chulo, sacanagens, são feitas usando seu nome. As redes se tornaram botequins gigantes, onde as pessoas falam qualquer besteira.

Se introduzirmos o vírus da judicialização das redes, sobretudo com pessoas públicas, a Justiça brasileira ficará sobrecarregada, e o ambiente alegremente anárquico e profundamente democrático das redes sociais ficará manchado pela sombra do autoritarismo judiciário.

Pois bem, essa foi a primeira notícia negativa para Aécio Neves. Depois a sua campanha não entende porque o candidato, ao invés de estar subindo nas pesquisas, como seria de se esperar na proporção que mais pessoas descobrem que ele é o principal candidato de oposição, está caindo.

A segunda notícia ruim para Aécio é que o TSE mandou fechar uma página no Facebook que defendia sua candidatura à presidência.

Anônimo disse...

QUE LEGAL O CARA VENDE UM CARRO HOJE EM 48H O PESO PERDE O VALOR E O VENDEDOR NÃO COMPRA UMA BICICLETA COM A VENDA.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...


+++ Interessante é que, somente em Minas Gerais e em Pernambuco, é que a lei dos 12% mínimos em educação foi cumprida (e, parece que com sobras ). Por coincidência, respectivamente, a terra do Aécio e do Campos, dois candidatos à próxima eleição. Querer achar alguma coisa desabonadora ao candidato Aécio, é procurar "pelo em ovo". O Brasil só tem uma chance na próxima eleição: a vitória do Aécio; contrário, Adeus Brasil, clone das Venezuelas, Cubas, Argentinas da vida. Cruzes! Vade retro, satanás!
João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

Já a Dilmá né anônimo das 18:17 hrss. pode continuar fazendo propaganda adoidado. Até a CEF faz publicidade do bolsa família para promover a governante de plantão. Isso pode.

Anônimo disse...

Aliás ela foi vaiada em Tocantins.Acho bom ela se preparar bem para o discurso de abertura da COPA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/