Produção automotiva foi retomada. Produção industrial deve ter crescido em setembro.

A produção industrial brasileira recuou 3,8% na passagem de julho para agosto, excetuada a sazonalidade, conforme divulgado ontem pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE. 

Com esse resultado, foi interrompida a trajetória positiva observada por cinco meses consecutivos da atividade industrial. Na comparação inter-anual, a produção recuou 5,2%, acumulando declínio de 9,3% nos últimos doze meses. Vinte e um dos vinte e quatro setores pesquisados mostraram retração em agosto, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias, com queda de 10,4%, desempenho puxado pelas greves que levaram à paralisação de algumas fábricas. Dentre as categorias de uso, a produção de bens de consumo duráveis teve sua tendência positiva interrompida, recuando 9,3% na margem. A produção de bens de capital avançou 0,4%, retomando o ritmo de expansão que vinha sendo registrado desde o início deste ano. A contínua e significativa melhora da confiança nos últimos meses (conforme apontado pela FGV e CNI) deve manter o desempenho modesto da atividade industrial no curto prazo, a despeito dessa retração observada em agosto. 

Esta manhã, na sua newsletter diária, os economistas do Bradesco informaram ao editor que apostam em alta da produção industrial em setembro, especialmente por conta da retomada da produção automotiva. De todo modo, a produção industrial deverá encerrar 2016 em queda, em parte refletindo a contração do início do ano e o carregamento estatístico dos fortes recuos do ano passado.

3 comentários:

Anônimo disse...

É expectativa do 13º salário na economia. Não é com este que voltaremos crescer e sim com produção e poupança.

Anônimo disse...

mas e' obvio doutro polibio, um pais continental twm um crescimento vegetativo, mas semm uma reforma fiscal nao havera crescimento, a india fez sua reforma fiscal e somente isto ja representa 1,5% dos 6% de crescimento anual deles

Anônimo disse...

Chega de carros.Játemos bastante pelas ruas,estradas e estacionamentos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/