Banhado em sangue, Plínio Zalewski morreu no domingo, dia 16, 15h

As investigações sobre a morte de Plínio Zalewski estão a cargo da 5a. Delegacia de Homicídios e trambém da Delegacia de Crimes de Informática. A 5ª Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) concluiu a primeira parte de depoimentos .

Informações reunidas nos depoimentos indicam que quando o prédio do comitê da campanha foi fechado, às 18h do domingo, dia 16, Zalewski já estaria dentro do banheiro onde foi encontrado morto na tarde do dia seguinte. Cruzando essa informação com os resultados da perícia, a investigação estima que o coordenador tenha morrido por volta das 15h de domingo. Ninguém viu nada, porque o banheiro ficava nos fundos, era pouco usado e outros sanitários existem no prédio.

O corpo de Plínio estava bastante machucado pelas sucessivas tentativas feitas por ele para se suicidar com a faca. 

Conforme a delegada Luciana Peres Smith, o comitê tem alarme com sensor interno de movimento, que foi acionado naquele dia. Portanto, se alguém tivesse caminhado no interior do prédio depois das 18h, o alarme teria disparado, o que não ocorreu. Além disso, as chaves do imóvel e a senha do alarme eram de acesso restrito a algumas pessoas e isso não incluía Plínio. Plínio foi encontrado no dia seguinte, 14h, dentro do banheiro, banhado em sangue. A porta estava trancada por dentro, com a chave na fechadura. 

A Polícia ouviu todos que participaram do almoço de domingo com Zalewski.

17 comentários:

Anônimo disse...

Faleceu às 15 horas do dia 16 Out , domingo. Não havia ninguém no Comitê? O Comitê foi fechado às 18 horas . Tinha sensor de movimento e alarme . E o principal, ninguém procurou o Coordenador , dentro do comitê , em plena campanha?

Magno disse...

Hummmm... estão fazendo força para colocar a culpa em alguém, já que não será possível incriminar!
Tradução: insistir em entrevista passa a ser estímulo ao suicídio.

Anônimo disse...

E a polícia vai dizer que é suicídio? Com facada no pescoço? Estão de brincadeira!!!

Anônimo disse...

Bastante machucado pelas diversas tentativas feitas pelo Plínio para se suicidar?
Hein? Mas ... como assim?
E as digitais mesmo com todo o sangue destas tentativas frustradas não estavam na faca?
Hein? Mas... como assim?
Esta estória está cada vez mais sem pé nem cabeça...

Anônimo disse...

Existir sensor de presença definitivamente não quer dizer que ninguém andou por lá... quer dizer somente que ninguém que não soubesse a senha para desarmar o alarme não esteve por lá...
Em um local como este com grande afluência de pessoas ,profissionais da área de "arrombamentos" não teriam grande dificuldade de descobrir a senha ...

Anônimo disse...

Cara, eu até tava acreditando nessa hipótese de suicídio apesar do método não usual. Mas eu imaginava ele metendo a faca no pescoço de uma só vez, com toda a força. Agora com essa nova informação (pelo menos pra mim) de muitos ferimentos por conta de muitas tentativas mudei totalmente de opinião. Suicídio com faca só no vai ou racha, aos poucos não tem como suportar a dor!

Mordaz disse...

A faca banhada de sangue destrói as impressões digitais. E sair e passar a chave por dentro é tão fácil como dar nó em pingo d'água.

Anônimo disse...

Aqui no Brasil ninguém comete suicídio por ter cometido algum crime, falcatrua, traição, estelionato, roubo e nem por assassinato, eu quero crer que o Plínio deveria ter uma amante travesti mas que acabou sendo descoberto pelo pessoal da oposição que estava em cima dele, inclusive na internet, o cabra "macho" ficou desesperado que isso pudesse chegar aos seus familiares e companheiros de partido! Vocês que já pegaram ou foram pegos por travesti sabem bem do que eu estou falando...hehehehe...a carapuça serviu né!

Anônimo disse...

Parabéns ao Políbio e aos leitores inteligentes que perceberam o óbvio: suicidio com facada nas costas ou facada no pescoço e urna eletrônica é como jabuticaba, só tem no Brasil. E muitos brasileiros acham isso normal.

Seria bom mencionar o Chefe da Polícia que está conduzindo as investigações, se o Cézar Schirmer, o ex prefeito de Santa Maria na época da tragédia do Kiss, está conduzindo ou controlando as investigações.

Os investigadores já conseguiram um grande feito: não esclareceram nada ANTES das eleições. Quando vão esclarecer? Depois que esclarecerem Celso Daniel, Eduardo Campos, Roger Agnelli, etc. Ou seja, estão matando o Plínio duas vezes, conforme diz Vitor Vieira abaixo: a primeira foi a morte física, a segunda é a morte da reputação dele.

Há dezenas de evidências que apontam para assassinato.

Veja longa entrevista do jornalista Vitor Vieira, do blog Vide Versus, apontando dezenas de indícios de assassinato e também falhas e interesses que prejudicam a a investigação:

https://soundcloud.com/rvox_org/a-morte-de-plino-zalewski-e-o-crime-no-poder-do-estado-do-rs-18102016

Anônimo disse...

Os companheiros dele não deveriam tê-lo recriminado daquela forma áspera!! Isso deve ter desestruturado psicologicamente o político, que se sentiu abandonado pelos amigos!!! Apesar de eu ainda achar que ninguém se suicida com várias estocadas na área do pescoço, região das mais doloridas que existem!!! A não ser que estivesse sob efeito de anestesia!!!

Rudnei Costa disse...

Se Dilma ou Lula cometerem suicídio o MBL seria o culpado para você Polibio? Não seria mais lógico imaginar ou desconfiar que o dirigente da campanha de Mello cometeu suicídio pelo fracasso eleitoral? Pela pressão de seus próprios companheiros?

Anônimo disse...

Talvez se chamarem o Criminal Mind ou CSI, isso seja resolvido definitivamente. No Bananão, esses acontecimentos se arrastam, alguns, ad-aeternum, semelhante ao caso Celso Daniel.

Anônimo disse...

E ele era o Coordenador da campanha mas não tinha chave do Comitê???!!

Anônimo disse...

Aos poucos os leitores estão acordando e duvidando da versão precipitada da Polícia: "Foi suicídio." Assim que encontraram o corpo, a Polícia declarou que foi suicídio.

Quem é o Chefe de Segurança Pública que está pautando as investigações? Por acaso seria o Cézar Schirmer, ex-prefeito de Santa Maria na época da tragédia da Kiss? Excelente investigador, hein?

Anônimo disse...

Sim, eh preciso que a polícia investigue questões da vida pessoal da vítima tbm. Pode ser que não tenha nada a ver com política..pelo menos diretamente. Agora...falar em travesti, bicha,etc. é pelo menos falta de respeito. O pessoal tem que pensar um pouco mais antes de escrever aqui.

Anônimo disse...

Um comentário levantou a hipótese de um travesti, e outro comentário a criticou, sugerindo que seria ofensa.

Aqui no Brasil, as ironias inteligentes precisam ser explicadas, sob pena de não serem compreendidas.

A hipótese de travesti é o absurdo do absurdo e obviamente não ofende o morto, pois é o cúmulo do absurdo e o texto deixou isso muito claro, juntando a outros absurdos.

A hipótese de travesti apenas expõe como o público brasileiro está sendo desrespeitado com uma tese absurda de suicídio, com multiplas facadas no pescoço e muitos outros fatos que contradizem a tal tese.

A hipótese do travesti apenas indica o quão absurda é a tese de suicídio por meio de comparação com outras teses igualmente absurdas.

Outra tese absurda, é bom deixar claro, outra ironia, seria que o Plínio comprou um livro em japonês sobre como cometer harakiri, mas não entendeu bem o idioma japonês e pensou que harakiri se faz cortando o pescoço com uma faca de churrasco e lançou a moda do harakiri brasileiro.

As ironias e absurdos dizem: alguém quer que eu acredite neste absurdo que é a explicação oficial?

Antes que alguém critique, esclareço que todas estas manifestações estão cobrando uma investigação séria e assim apurar se houve homicídio e, se for o caso, punir os culpados.

O suposto suicídio extingue a investigação, atribuindo ao morto uma culpa que ele não teve. Uma investigação séria é o mínimo de respeito pelo morto e seus familiares.

Por respeito ao morto e seus familiares é o que pedem os leitores.

O corajoso e sério jornalista Vitor Vieira enumera em detalhes uma longa lista de EVIDÊNCIAS que excluem a hipótese de suicídio:

https://soundcloud.com/rvox_org/a-morte-de-plino-zalewski-e-o-crime-no-poder-do-estado-do-rs-18102016



Anônimo disse...

Reafirmo o que penso, apenas como mais um dos especuladores desse blog: Para mim, foi suicídio. Pensam que é fácil o sujeito se matar? Quantos exemplos de suicidas que vacilam diante da morte? Quantos exemplos de casos onde várias tentativas se mostraram infrutíferas antes que o suicida lograsse o triste êxito? O que se passa na mente perturbada de um desesperado? Quantos segredos ocultos na mente de Plínio se foram com ele? Quem aqui já teve parente ou amigo suicida e não se surpreendeu com o ato extremo da pessoa, que não aparentava chegar até a morte? Por que ficar tentando encontrar culpados, assassinos, teorias conspiratórias para algo muito mais comum do que se imagina no RS, que possui altíssimos índices de suicídio apesar da pouca divulgação(recentemente noticiada em matéria de jornal e rádios)? Segundo testemunhas, ele já estava dando sinais de depressão nos últimos dias.

No momento fatídico, ali sozinho, em confusão mental, transtornado por sentimentos de culpa por abandonar a família, a covardia, a desesperança, a desilusão e a perda da razão e da percepção do real valor das coisas, o homem vacila, tenta uma vez, sente medo diante do desconhecido, tenta de novo, e de novo, cada vez com mais força, até conseguir. Imaginem o conflito de sentir que seus 'problemas' são maiores do que o amor que sente pelos familiares, a ponto de abrir mão da vida para livrar-se do tormento. A pessoa que comete isso está mentalmente doente. Que os familiares se unam, não se culpem e que recebam toda a força para continuar. A vida sempre vale a pena.



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/