Violência em escolas brasileiras é estudada por pesquisadores faz mais de 20 anos


Chama atenção o número crescente de ataques em escolas públicas no país. Aparentemente sem motivo, como o que ocorreu hoje na cidade gaúcha de Charqueadas, os pesquisadores têm encontrado semelhança nos métodos de ação, alguns deles coordenados por meio de recursos tecnológicos e organizados em ambientes virtuais, como redes sociais e a deep web

As percepções de alunos, pais e membros do corpo técnico-pedagógico de escolas públicas e privadas em 14 capitais brasileiras, incluindo Porto Alegre, foram reunidas no livro "Violências nas escolas", de Miriam Abramovay e Maria das Graças Rua. A obra foi editada pela Unesco. Até pouco tempo, ainda era considerado o mais completo estudo sobre o tema.

Na pesquisa, adotou-se a concepção abrangente de violência - daí o uso do termo no plural, violências, incorporando não apenas a ideia de maus-tratos, uso de força ou intimidação, mas também as dimensões sociais e simbólicas do fenômeno.

12 comentários:

Anônimo disse...

Provavelmente a maior das violências é o total desmonte da educação praticada pelos governos civis desde a dita redemocratizacao.

Anônimo disse...

e continuam cada vez mais violentas...

pra que pesquisador se todos sabem qual é o problema e a solução?

escola militarizada, com ordem e vigilancia...

é bem simples de renovar a balburdia do sistema de ensino brasileiro...

Anônimo disse...

* resolver

Anônimo disse...

E nenhum desses "estudiosos" descobriu as causas? Pois eu sei: falta de disciplina desde a primeira infância, falta de limites dos adultos, falta de consciência de que fazer o mal tem consequências más ... Se hoje tudo pode, como querer que as crianças e adolescentes cumpram as regras sociais, se isso não lhes foi ensinado?

Anônimo disse...

voces nao querem admitir...

mas a verdade esta na Biblia...

os especialistas inventam modinhas comportamentais e nos legaram essa sociedade caótica...

é tudo bem simples...

as verdades estao todas la, especialmente os 10 mandamentos, jogadas na cara de quem quiser...

a Biblia incomoda muita gente porque as verdades incomodam...

Anônimo disse...

A primeira de todas as violências exercida contra a criança é mantê-la prisioneira em uma escola. Lá, estranhos, pretensiosos e mal intencionados, tiram proveito da sua situação de vulnerabilidade com a finalidade exclusiva de formar militantes para sua causa ideológica. Não existe mais ensino verdadeiro nas instituições brasileiras. Começando pela pré-escola, e indo até às universidades. Estão TODOS empenhados em estupidizar o povo.
E é precisamente da UNESCO que vêm as diretrizes sobre como tudo deve ser feito. Enquanto isso estamos discutindo se o homeschooling pode ser ou não prejudicial ao desenvolvimento das crianças.

João C. Ferreira disse...

Sugiro aos estudiosos estudarem as consequências da doutrinação marxista nas escolas.

elias disse...

Bota a gurizada para trabalhar,como antigamente.
Todos cuspindo o dia todo,dá nisso.
Quem tem profissão não morre de fome. Como aprender sem trabalhar?

Anônimo disse...

CRIANÇA E ADOLESCENTE SÃO MÁQUINAS DE ENERGIA QUERENDO SER ALGO:
Olha o que eu fiz!
Olha o que eu sei fazer!
Ninguém me dá atenção.

Ou está ocupada com algo útil ou algo inútil. Se não está jogando bola para ser o melhor jogador, entrar em um clube, está quebrando vidraça.

Se não está nadando para ser um campeão, está passando a mão em algo que não lhe pertence.

Se não está estudando e ACREDITANDO que pode o ESTUDO lhe dar garantias de SUCESSO, entra para o tráfico para aparecer nas mídias.

Além disso, IMITA SEUS PROFESSORES, principalmente os REVOLUCIONÁRIOS, que se vestem de Che, Fidel e outros assassinos.

OU TEM BONS REFERENCIAIS OU NÃO TEM!

Criança quer ser alguém ou igual a alguém, quando crescer!

Anônimo disse...

O mais interessante é que depois do fim do regime militar, a educação pública cada vez mais piorou.

Eu lembro que tive um tio professor de português de um liceu no Ceará, altamente culto e conseguia ter renda para ter uma casa grande tamanho de um sítio, terrenos e um carro comum. Vida confortável. Viveu a vida inteira bem. E a esposa era professora e diretora de liceu, aposentada e com rende decente. A luxo mas com conforto. Formou muitos advogados, médicos, engenheiros e etc.

Depois de 1988 até hoje, o desmonte foi enorme. Tiraram moral e cívica, desenho técnico, latim, francês, literatura de grandes nomes, educação física se tornou brincadeira de lazer e não disciplina, professor foi desvalorizado, violência aumentou, a autoridade e o respeito aos mais velhos acabou. Destruíram a educação brasileira nos últimos 30 anos.

Graças a ilha de excelência em escolas privadas e públicas onde as famílias dos maiores talentos corriam para tentar seus filhos entrarem e permanecerem, depois tentarem entrar em outras ilhas de excelência no ensino superior. Educação de qualidade virou artigo de luxo para ricos e jovens talentos que conseguiam bolsas ou resultados graças a muito esforço individual quase solitário.

Presenciei 3 décadas disso e ainda vejo.

Mesmo com ProUni, FIES e etc. Esses programas não resolvem. FIES produzem inúmeros endividados e calotes, ProUni somente terceiriza para universidade caça níqueis o que seria função do estado fazer ou das universidades privadas terem fundos de reserva para pagar bolsas de estudos para os melhores talentos como acontece nos USA.

Aqui os melhores talentos sofrem tanto no ensino público e no privado ou pela baixa qualidade ou pelos altos custos com metodologias suspeitas.

Violência é fruto de tudo isso. Desigualdade social, baixa renda, instabilidade econômica, péssimas gestões, altos custos, infraestrutura precária, profissionais mal valorizados, famílias desestruturadas, descaso do estado e do setor privado com o cidadão ou seus clientes, jovens flustrados vivendo em um mundo altamente consumista sem terem recursos para comprar nada, mercado competitivo sem terem qualificação decente para ter sucesso com tanta pressão, muita concorrência e poucas ferramentas para poderem competir.

Mistura tudo isso e é uma panela de pressão explodindo diariamente há anos a tempo perdido.

Anônimo disse...

Primeiro, o gramscismo promove a destruição dos valores da família tradicional através de ideologias satânicas como o feminismo, sexo livre e desrespeito aos valores e símbolos judaico-cristãos.
Como consequência natural: famílias desestruturadas e indivíduos desajustados, sem referência materna e paterna.
Estudantes violentos são, portanto, objetivo dessa engenharia social esquerdista.

Anônimo disse...

Excelente comentário !!

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