Paraguaios arquivam o pedido de impeachment gerado em função de Itaipu

Apesar do alarde, os deputados no país vizinho arquivaram os pedidos de impeachment contra o presidente Mario Abdo Benítez e o vice. 

Ambos foram questionados por causa do acordo sobre a energia excedente da usina hidrelétrica de Itaipu, cancelado no início do mês. 

Ao todo, 43 deputados votaram favoráveis ao arquivamento dos pedidos. 

A usina Itaipu Binacional foi construída durante o regime militar, na fronteira do Brasil com o Paraguai, e a metade da energia que produz é dividida entre os países. O Paraguai não consome a integralidade do que lhe compete, e o excedente costuma ser negociado com o Brasil. 

Somente daqui a quatro anos, se não houver alterações e os entendimentos diplomáticos forem mantidos, os dois países devem atualizar o teor do acordo vigente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando o lula rasgou o contrato da Itaipu Binacional que ia até 2023 nem o povo paraguaio que se beneficiaram muito e muito menos o povo brasileiro que está pagando o financiamento de Itaipu abriram o bico. Pimenta ou Pimentel nozoiodozoutros é rifresco, né não, bebé.

Anônimo disse...

>>

O Paraguai não gastou 1 centavo para a construção de Itaipu.

Todo o custo da obra foi integralmente bancado pelo Brasil.

Os 50% da parte dos paraguaios seriam pagos com a venda de energia para o Brasil.

Não sei como está o balanço hoje. Não sei se eles terminaram de pagar a parte deles ou não.

<<

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/