Entenda melhor as mudanças ocorridas no jornal Zero Hora

A foto ao lado é da revista Press Advertising. Paulo Santana, cáustico e irreverente, trocou o jornal Zero Hora pelo house organ da Dimed. 

As mudanças no jornal Zero Hora, RBS, o principal do RS, não se limitaram ao aspecto gráfico, que agora ganhou mais espaço para fotos e menos para textos, tornando-se visualmente mais clean e moderno. Há mais tempo o diário buscava menos opinião e mais notícia. 

. Com a nova posição, o diário resolveu reduzir o papel central que jogavam colunistas.

Curiosamente, o jornal, que pela sua própria natureza é de notícias, criou uma Editoria de Notícias, conforme cartolas estampadas nas suas páginas.

. Também a chamada velha guarda passou a ter a importância reduzida. Alguns deles ainda resistirão durante algum tempo, mas tiveram espaços contidos, como foi o caso de Rosane Oliveira, que chegou ao ponto de mandar cartinha às suas principais fontes, explicando sua perda de importância na companhia.

. Como Rosane de Oliveira, nem todos ficaram satisfeitos com as mudanças.

. Na sua penúltima coluna como dono do espaço em Zero Hora, o jornalista Paulo Santana foi irônico e cáustico, ao avisar em que espaço seus leitores poderão encontrá-lo a partir de agora:

- Escreverei no jornal da Dimed.

. A Dimed é a distribuidora de remédios do grupo de farmácias Panvel.

. Paulo Santana faz uma comparação dura sobre o que pensa das mudanças de Zero Hora, ao colocá-la em pé de igualdade ao de um house organ de empresa privada. 

- O jornal Zero Hora comemorou 50 anos na semana passada. A RBS comemorou o evento, mas contou pouco sobre a saga que foi seu parto em 1964, logo depois do golpe militar, quando mudou de um dia para o outro de Última Hora para Zero Hora, e de combatente para a posição de adepta incondicional da ditadura. 

CLIQUE AQUI para ler a reportagem "A RBS entre as 10 empresa mais inovadoras do País", segundo a revista Info (Exame, Abril). 

20 comentários:

Anônimo disse...

Com exceção da cobertura feijão com arroz que faz dos municípios do interior, ZH já era um lixo total há bastante tempo. Um jornal que quer parecer "muderno" mas representa toda a caretice do pseudo endinheirado/intelectual/esquerdalha establishment gaúcho. Na contramão de qualquer jornalão que preste, corta ainda mais o espaço de opinião (que já era uma piada) e deixa colunistas ridículos como Claudia Laitano, LFV e Tulio Millman (o mestre do copia e cola da internet) em páginas de destaque. Dessa forma, não vai mais nem servir para embrulhar peixe daqui a pouco. E falo sério, quando o melhor colunista de seu jornal é o Paulo Santanna, é hora de pensar seriamente em cancelar a assinatura (foi o que eu fiz e não me arrependo nem um pouco).

Anônimo disse...

Muitos estão cancelando a assinatura. Estou seriamente pensando no JC.

Anônimo disse...

É um absurdo a maneira que trataram o Paulo Sant´Anna.

Merecia manter seu espaço como era antes.

Um verdadeiro absurdo!

Anônimo disse...

O Paulo Santana pode ir para qualquer outro jornal e arrastará consigo uma legião de assinantes. Não o faz porque não quer ou não tem coragem. Quanto a ZH, analistas superficiais, apadrinhados, alinhamento político escancarado e muita matéria paga !

Anônimo disse...

O jornal "mal e porcamente" só
serve para saber de estragos ocorridos com temporais e veja lá!!! Feito isto, também "mal e
porcamente" pode ser usado como´papel higiênico!!!

Anônimo disse...

A "nova" ZH está pior do que a anterior.Agora tu paga para ler propaganda.Pensei que a mudança seria para acrescentar mais articulistas com capacidade para apresentar assuntos referentes a situação atual do Brasil, mas, vejo que a ZH está mais para INFORMATIVO de alguma empresa do que um jornal.O valor do exemplar, com essa nova roupagem, está uma fortuna.

Anônimo disse...

Santana era o resquício de lucidez e de inteligência na RBS. Fechem a RBS e passam seu nome para Rede Zero Gramna!

Anônimo disse...

O Santanna deveria agradecer por alguém ainda publicar aquele monte de baboseiras. Deve ser pena, ou respeito a uma antiga amizade, ou ainda pagamento por favores passados. Aquela coluna é constrangedora.
Don Sandeman

Anônimo disse...

Estes bajuladores do PT, estão vendo como funciona o capimunismo. Primeiro usa a imprensa e depois da um ponte pé.

É só o ínicio, não é de duvidar que logo a RBS do B vai botar em seus quadros a turma do Brasil 247 (2+4+7 = 13).

Anônimo disse...

Há muito tempo que não levo a sério QUALQUER coisa vinda do Grupo RBS. Acho a programação de rádio e TV uma porcaria, assim como a do jornal.

E as mudanças feitas na ZH somente corrobora minha tese de que a RBS não quer o bem dos gaúchos, quer apenas condená-los à mediocridade, basta ver na edição online o monte de lixo com notícias de celebridades e outras baboseiras inúteis.

Agora, minha pergunta: quem ainda assina jornal hoje em dia ? Com tanta informação GRÁTIS na internet, em especial Estadão e Folha de S. Paulo, além das revistas VEJA e Época, os vários blogs de jornalistas respeitados ( inclusive o Políbio ), pagar por lixo digital ou impresso como a ZH e outros veículos gaúchos é uma sandice.

Portanto, percebe-se mais uma guinada ao retrocesso, e isso justifica o fato de o RS ter se tornado um Maranhão de grife, pois é exatamente isso o que quer a ZH, o Jornal NH e outras porcarias da "grande" mídia gaúcha.

Anônimo disse...

Tb cancelei minha assinatura. A rosane de oliveira e o Paulo Santana estavam indo contra as normas ditadas pela quadrilha do mensala, qto a imprensa amestrada. Isso é censura velada. CUIDADO brasil(é minúscula mesmo, não merece) tua LIBERDADE tá a perigo...!!!

Anônimo disse...

Ha anos deixei de assinar essa porcaria.

Anônimo disse...

Pessoas inteligentes, cultas e livres não assinam nem lêem o Gramna da beira do Dilúvio.

Anônimo disse...

Esse jornal virou uma porcaria de vez. Vou cancelar a minha assinatura. E não é pelo Paulo Santana.

Anônimo disse...

A RBS...REDE GLOBO, TUDO CHUPIM DO GOVERNO, NÃO INTERESSA PARTIDO.

Anônimo disse...

Os jornais do Brasil vão muito mal: Folha, Estadão, ZH...todos bem abaixo do que se espera de um jornal. Porém, há público leitor para um jornal denso, com colunistas polêmicos e opinativos sem depender de verbas do governo? Acho que não. Temos muitos analfabetos de diploma: gente formada, que até pode ser boa no que faz, mas que tem escasso interesse por cultura geral. Sem falar nos analfabetos em geral.

Anônimo disse...

Há muito tempo já não assinava. Concordo com o comentário anterior: Paulo Santanna e Rosane Oliveira de colunistas principais era dose de mamute.

Anônimo disse...

O site do jornal ficou parecendo a de um jornaleco. Gostava do estilo anterior, demonstrava mais glamour e seriedade.

Anônimo disse...

TODO e qualquer jornal brasileiro só serve para uma coisa: limpar a bunda! Sorte desta que não lê!

Ricardo Tatsch disse...

Achei bem estranha as mudanças, que parecem preparar o jornal para uma possível revolução bolivariana. Dar opinião é para quem tem coragem e isto a RBS perdeu faz tempo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/