Insegurança pública - Furtos e roubos de veículos na Capital cresceram 40% no último ano. Em 80% dos casos, o roubo é feito com arma de fogo.

O roubo de carros na revenda Simpala, Porto Alegre, esta madrugada, apenas amplifica o caos que se estabeleceu na área de segurança pública durante o atual do governo do PT. O levantamento a seguir foi  realizado pelo Sindseg-RS junto às seguradoras leva em consideração apenas a frota segurada.]

. Os números são assutadores, porque  o índice de furtos e roubos de veículos na Capital avançou 40% em abril de 2014, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

. Os dados foram aferidos pelo Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg-RS), que tem como base os números fornecidos pelas seguradoras que atuam em Porto Alegre. A análise é feita apenas com a frota segurada e envolve veículos com média de 3 anos de uso. O Sindicato aponta ainda que em cerca de 80% dos casos de sinistro os carros são roubados, com ameaça ao segurado, quase sempre com arma de fogo. Segundo o presidente do Sindseg-RS, Julio Cesar Rosa, a ação tem atraído cada vez mais a atenção de novos infratores no aspecto financeiro. “Esses delinqüentes recebem até mil reais para roubar/puxar um carro”, relata.

. Modelos populares seguem como os mais visados, pois servem para abastecer uma indústria clandestina de peças. Os mais velozes, contudo, também têm sido utilizados, servindo para práticas em outros delitos, como seqüestros relâmpago e assaltos. Há ainda os importados, que têm como destino o translado para outros estados, rotas internacionais dos países do Mercosul ou a indústria da clonagem de veículos. “Nossa expectativa é a de que as autoridades possam encontrar formas de interromper a ação da indústria do crime, que se mostra muito organizada”, afirma Rosa.


. O presidente também alerta sobre os locais de atuação dos criminosos, como nas proximidades das escolas, estacionamentos de shoppings, supermercados e parques. Na saída das residências o ponto de atenção é o horário: entre 7h e 8h e das 18h às 20h. Os motoristas também devem tomar cuidado ao estacionar seus veículos e acionarem seus mecanismos de travamento eletrônico. Dispositivos utilizados pelos criminosos estão bloqueando ou  captando o sinal do alarme, possibilitando que o criminoso tenha acesso ao interior do veículo mais facilmente. “A dica é sempre conferir manualmente se as portas estão devidamente trancadas”, destaca.

7 comentários:

Anônimo disse...

"Morte" de shoppings nos EUA acende alerta no Brasil"

ai, Polibio, lê essa materia aqui:

http://economia.terra.com.br/morte-de-shoppings-nos-eua-acende-alerta-no-brasil,64b3ef8ca0dc5410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

venho falando ha tempos que eh um mistério essa enormidade de novos shoppings que abrem a cada mês nessepaiz onde o povo, notadamente, eh pobre...

eh muito shopping pra pouco consumidor...

essa bolha ainda vai estourar...

Anônimo disse...

No Brasil os shoppings crescem porque nas ruas não há a menor segurança e mesmo com as invasões de grupos ideológicos violentos em shoppings, ainda assim são bem mais seguros que nas ruas.

Anônimo disse...

O Cidadão honesto com suas faculdades mentais perfeitas não pode ter uma arma e ser um soldado não remunerado de sua família,bandidos andam como querem e não são importunados.Este é o Brasil que merecemos e que nos interessa?

Anônimo disse...

Políbio,
Proibiram o cicadão de ter arma. O que queriam?
"Quando as armas estão nas mãos do governo e dos malfeitores, atua propriedade não mais te pertence" Benjamin Franklin.

Anônimo disse...

O LULA jura que desarmou a população, será?

Anônimo disse...

Não sou policial, mas não deve ser nada difícil descobrir para onde vão esses automóveis, quem é o receptor, é só dar um apertinho no vagabundo! Isso poderia até ser descoberto com carros "iscas", mas tenho certeza que alguém do ministério público apareceria para defender os bandidos e diria que está havendo "indução" para a prática do crime!
O problema é que, com a justiça que nós temos, a policia acaba enxugando gelo! A polícia prende e a justiça solta, isso desanima até o policial mais persistente.

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

É praticamente impossível conseguir saber o número de assassinatos de pequenos comerciantes. Nem mesmo os sindicatos e a federação do comércio gaúcha se animam a fazer esse levantamento. Para mim, o caso que mais afeta é o do assassinato de meu compadre, Albino Lautert, que vai completar três meses sem que se tenha a menor noção de como andam as investigações, se é que andam.
mujahdincucaracha.blogspot.com/2014/04/dois-meses-e-mais-um-crime-cruel-vira.html

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/