Artigo, Percival Puggina - STF, da crítica à autocrítica

O fato é que me antecipei, em vários dias, ao diagnóstico pronunciado pelo ministro Luís Roberto Barroso (foto ao lado) sobre as causas do desprestígio do STF junto à opinião pública. Em artigo do dia 19 deste mês, com o título “As redes sociais e o poder do indivíduo”, escrevi:

 “Não é a crítica que gera o descrédito, mas o descrédito que a motiva.”

Em outras palavras, na minha crítica, ministros efetivamente preocupados com preservar a imagem do Poder deveriam estar mais atentos a si mesmos do que às reações da sociedade.

Uma semana mais tarde, coube ao ministro Barroso, falando em evento na Universidade de Columbia, fazer a autocrítica e dizer que o “descrédito da sociedade” é fruto de decisões da própria Corte. Não bastasse isso, conforme matéria do Estadão (25/04), Barroso proferiu uma série de vigorosas afirmações, segundo as quais:

• na percepção da sociedade, os ministros, por vezes, protegem uma “elite corrupta”;
• há um problema se a Corte, de modo repetido e prolongado toma decisões com as quais a sociedade não concorda e não entende (referia-se, presumo, ao tal papel contramajoritário que o STF vem atribuindo a si mesmo);

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Mordaz disse...

Infelizmente o STF não tem salvação. Quem chegou lá justamente por ser torto não se endireita mais. A Corte já era piada antes quando de cem processos respondidos por Collor de Melo, não viu nenhum com provas.

Anônimo disse...

Com a idade em que estou chegando daqui a 3 anos, aos 80, nunca vi o supremo tão mal avaliado pela população. Chega a ser vergonhoso ter um supremo com esse nível. Triste país que tem um supremo desses. O povo está sem pai e sem mãe, não tem quem o defenda. Sem emprego(culpa dos governos do PT) sem saúde, péssima educação( com Paulo Freire como ídolo), sem segurança(a esquerda atacando os policiais e defendendo a bandidagem como excluídos sociais). Desisti destepaiz. Só DEUS para nos proteger de um mal venezuelano.

Anônimo disse...

Esse ministro já desrespeitou a constituição inúmeras vezes.Agora vem posar de vestal, de representante das aspirações populares. Quem não te conhece que te compre.

Anônimo disse...

VÍDEO PUBLICITÁRIO DO BANCO DO BRASIL===> Quando assisti pela primeira vez, pensei que ainda estava sob o Governo do PT. E, aqui, quem escreve, diga-se de passagem, é um homem negro. Colocar figuras negras estereotipadas na mídia é o que a esquerda sabe fazer de melhor. Para você ser negro, aqui no Brasil, você não pode ser uma pessoa normal, nos usos, nos costumes, no visual, na sua vestimenta, no seu vocabulário. Caso contrário, não serve como negro para a mídia em geral. Parabéns ao Presidente Bolsonaro! Não perdi meu voto!!!

aparecido disse...

Essa m... de jipe do exercito não funciona de jeito nenhum...devem ter comprado o jipe na China....Se o Jipe fosse da Toyota já tinham fechado essa m.....de tribunal....Estamos em tempos complicados.. contra-majoritarios hoje estão o poder legislativo e o Poder Judiciario...até quando vão conseguir manter isto ????

Anônimo disse...

Sim, eu tenho essa impressão que os juízes da suprema corte não aceitam o trabalho bem feito de juízes e promotores junto aos que usaram e abusaram da corrupção no país. E a leva se soltura dada em benefício de muitos dessa elite nociva ao país e que estavam sob p foco da lava jato aumenta essa minha impressão negativa do STF.acho que muitos tem está mesma impressão.

ze do brejo disse...

Ministro do supremo, nada mais é do que um "entulho" que um governo deixa para o seguinte.
Jamais cargo de ministro do STF poderia ultrapassar a 10 anos, ficam eternamente, tendo inclusive ampliado o período por aumento da idade de 70 para 75 anos.
La quase todos tem tempo para se aposentar, mas não o fazem porque devem prestar serviços a quem os nomeou, sendo assim, pode-se dizer que a atual composição do STF, é um "ENTULHO HEREDITÁRIO".

Anônimo disse...

Perfeita a análise!
Só que ali nada se salva! Nenhum dos 11. Quando algum demonstra lucidez, acredite, é pura " mise encene"!

Anônimo disse...

TEM QUE ACABAER MEMSO, QUEM LEU A MATERIA DO PREGAO DAS IGUARIAS QUE O STF MANDOU COMPRAR. AQUI VAI UM AMOSTRA DO CARDAPIO, E VALOR . STF (Supremo Tribunal Federal) divulgou hoje informações sobre um pregão eletrônico para "serviços de fornecimento de refeições institucionais", com gasto estimado de R$ 1,134 milhão. O serviço se refere à contratação de um fornecedor para as refeições servidas pela corte, conforme suas necessidades. Procurado, o Supremo disse que o edital segue padrão do Ministério das Relações Exteriores.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/