Inflação do IGP-M emplacou alta de 0,92% em abril

O IGP-M, divulgado há pouco pela FGV, registrou alta de 0,92% em abril – bem abaixo da variação de março, de 1,26%. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado (0,89%), acumulando alta de 8,64% nos últimos 12 meses.

O resultado confirma a tendência de arrefecimento dos preços de produtos agropecuários, o que favorece estabilização ou redução dos preços dos alimentos.

Dentro do IPA Agrícola (0,45%), vetor do movimento baixista, destacam-se os recuos de preços de milho, soja, ovos e laranja. Os outros itens, contudo, também desaceleraram na passagem de março para abril (com exceção da cana-de-açúcar), explicando o importante alívio do grupo, que registrou alta de 3,90% no mês passado. O IPA Industrial, por outro lado, acelerou de 0,93% para 1,28% este mês, refletindo os avanços de preços de minério de ferro, alimentos industrializados e produtos químicos, majoritariamente. As altas nas cotações da commodity metálica (por conta da redução das produções brasileira e australiana) e do petróleo foram as responsáveis pela pressão altista do grupo – a despeito do adiamento nos reajustes do preço do diesel doméstico. Além disso, é importante ressaltar a evolução do núcleo do IPA industrial (que exclui indústria extrativa, combustíveis e produtos alimentares, itens considerados mais voláteis), que vinha se mantendo em nível negativo e passou para 0,47%.

Há, portanto, uma sinalização positiva à inflação ao consumidor no curto prazo, por conta de alimentação

2 comentários:

Anônimo disse...

Poderia comentar de forma técnica sobre estas noticias....


https://economia.ig.com.br/2019-04-29/chefe-da-receita-nega-nova-cpmf-e-alerta-que-novo-imposto-taxara-ate-igrejas.html

https://www.otempo.com.br/economia/bolsonaro-rebate-secretário-da-receita-e-nega-criação-de-cpmf-da-igreja-1.2174702


Será que vai demitir o pessoal da receita também como fez no caso do banco do Brasil, pela linha de pensamento para ajudar a família que estão querendo isso, deveria também fazer-lo?

Anônimo disse...

Baixa soja, laranja,milho,e outros produtos agrícolas.
Sobe gasolina e diesel.
E o Agronegócio batendo palmas para este traste incompetente, despreparado e fanático

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/