RS alcança status de "livre de vacinação contra febre aftosa". Decisão abre mercado bilionário para carnes do Estado.

O Rio Grande do Sul roi reconhecido, ontem, como Estado livre de vacinação contra a febre aftosa.
A mudança passa a vigorar em 1° de setembro, e a Instrução Normativa assinada ontem pela ministra Tereza Cristina  deve ser publicada no Diário Oficial da União. Na semana passada, auditores do ministério estiveram na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) para avaliar o cumprimento das exigências feitas para a obtenção do novo status sanitário.


Eis o que disse sobre isto o secretário da Agricultura, Covatti Filho (foto ao lado), esta manhã:

- Com a retirada da vacina, o Estado poderá alcançar 70% dos mercados mundiais disponíveis, que representa valores bilionários. Só em carne suína, serão R$ 600 milhões a mais de exportações.

A partir do reconhecimento pelo ministério, a secretaria comunica a mudança para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que concede a certificação da evolução do status sanitário, abrindo portas para mercados não acessados pelos criadores gaúchos.

Técnicos e especialistas apontam que a retirada da vacinação tem potencial de abrir mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá. No setor dos suínos, a expectativa é de que haja aumento nas exportações de cerca de R$ 600 milhões anuais.

7 comentários:

Renato disse...

Interessante carne de gado não vacinado contra aftosa vale mais porque seria a vacina é algo ruim ? Mas vacinar humanos contra determinados virus é algo positivo.

Anônimo disse...

Enquanto a Amazônia agoniza em chamas,Bozo diz que mato não pega fogo,e demite funcionários que multam.
Agora sabemos que ele et filii são uma máfia junto ao Banco Queiróz,e é só o que lhes interessa.
Daí a debandada de assessores.
Abriram os olhos,e deram-se conta que era tudo mentira.

Laurício Linden ( Ito ) disse...

Nosso churrasquinho de costela vai ficar mais caro...

Anônimo disse...

Então o GADO aqui no RS não vai mais precisar de vacina.

Anônimo disse...

É melhor não falar, ficar bem quietinhos, senão esquerdistas, mais especificamente seu braço terrorista, o MST, vai pensar em fazer aqui agora o que terroristas esquerdistas fizeram com o Cacau da Bahia, no fim da década de 1980, quando destruíram todas as plantações de cacaueiros da Bahia, disseminando propositalmente uma terrível doença que só havia no norte do Brasil e deixando na miséria os plantadores com a devastadora praga Vassoura-de-Bruxa cujas investigações foram encerradas quando São Márcio Thomás Bastos foi Ministro da Justiça ( https://www.conjur.com.br/2015-mai-05/marcio-thomaz-bastos-deixou-heranca-393-milhoes?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter ).

Vejam abaixo todo o potencial destruidor dos esquerdistas que tem como santo protetor o nobre STF, da Venezuela, é claro!
https://www.defesanet.com.br/dqbrn/noticia/20725/AGROTERRORISMO---Petistas-Acusados-de-propagar-praga-do-Cacau/

Anônimo disse...

Isso mesmo o GADO não vai mais precisar de vacina. Já estão todos vacinados contra a corrupção dos JUMENTOSPT13.

Anônimo disse...

>>

O Rio Grande tinha o status de 'livre de vacinação contra febre aftosa até 1998.

Em 1999, assumiu Olívio Dutra e sua quadrilha lulopetista. Resultado: perdemos a Ford e seus 5 mil empregos e a aftosa voltou aos rebanhos gaúchos.

<<

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/