Na ponta do lápis, combustível seria 44% mais barato com impostos zerados


A proposta do presidente Jair Bolsonaro em zerar os tributos sobre combustíveis teria potencial de reduzir o preço da gasolina, por exemplo, em até 44%.

O diesel cairia até 24%.

Maior parte do que se arrecada em combustíveis vai para os estados. E boa parte da arrecadação dos cofres estaduais é proveniente dessa fonte. No caso da União, 2% derivam do que se arrecada a partir do que sai nas bombas dos postos. 

Em média, 29% do valor do litro da gasolina corresponde ao ICMS. Outros 15%, repassados à União  por meio das cobranças de PIS/Pasep, Cofins e Cide. O diesel tem 15% de ICMS e 9% de tributação federal. Para definir o preço dos combustíveis, a Petrobras considera as cotações do petróleo e variações cambiais. 

20 comentários:

Anônimo disse...

Bolsonaro PARA O BEM DO BRASIL, abriu mão dos impostos dos combustiveis, mesmo estando o governo federal com um enorme abacaxi na mão! E os governadores??? Não abrem mão de nada, eles querem é que os trouxas eleitores que os elegeram governadores SE EXPLODAM! E são tão ordinários estes tipos a toa, que nem tentaram disfarçar, dizendo que "pelo menos reduziriam certo percentual"! NÃO, estes governadores são o que são, são o que mostraram que são, Bolsonaro fisgou estes TRAÍRAS SEM ISCA MESMO, não foi um nem dois TRAÍRAS, foram vinte e poucos TRAÍRAS!!!! TODOS OS GOVERNADORES TRAÍRAS foram apresentados aos brasileiros, cairam suas máscaras!! Lembre-se bem deles, destes governadores do mal em TODAS AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!!!

Anônimo disse...

E vocês acreditam no Papai Noel ou Coelho da Páscoa que o atual governador irá tirar o ICMs dos combustíveis. Já é embuste o que ele prometeu na campanha de eleição e não teve a palavra. Esqueçam qualquer redução.

Joel Robinson disse...

PURA BESTEIRA. PRECISAMOS ADOTAR O IVA - IMPOSTO DE VALOR AGREGADO E DEU. EXEMPLO DA ITÁLIA QUE TEM DUAS ALICOTAS. QUEM TEM MAIS, PAGA MAIS. EXEMPLO. PRODUTOS DE PERFUMARIA 27%. PRODUTOS NORMAIS 17%. TV ATE 41 POL 17 ACINA 27%. GASOLINA COMUM 17 GASOLINA PREMIUM 27. OU SEJA ALEM DE JUSTO QUEM GANHA MAIS PAGA MAIS.

Hudson disse...

Chega a ser cansativo,de onde os estados e a união vão tirar dinheiro para tapar o buraco?Da criação de peixe em açude?Bolsonaro e seguidores já deram,chega.

Anônimo disse...

É evidente que se o preço dos combustíveis caísse pela metade, gasolina e diesel, esse país economicamente dispararia igualmente à China e isso só não acontece por ter uns safados covardes e traidores comunistas e petistas, como os safados do Haddad e Dilma, dois postes cagões do Lula que, junto com o Montanha e o Drácula e outros sem-vergonhas, todos ladrões, vivem só de mentir e a tentar atrasar e desgraçar o país !

Anônimo disse...

Vejam este vídeo:
-> https://www.youtube.com/watch?v=Aew5gf1KX-I
No RS o consumidor paga 75% de ICMS sobre o valor do combustível vendido pela distribuidora.

VERGONHA!!!

Anônimo disse...

É preciso parar com a demagogia. E claro que o o preço é alto. Mas hoje se baixar o ICMS do combustível ai mesmo que os Estados quebram

Anônimo disse...

O problema é outro. O valor do ICMS é cobrado adiantado e por uma tabela do estado, não adianta só a Petrobras reduzir os preços se o governo estadual não reajustar a tabela de venda aplicada na ST substituição tributária.

Todos os governadores estão ganhando com a redução da Petrobras.
O Bolsonaro acertou na veia quando disse que o preços não caem nos posto por causa do Icms. Os governadores fizeram coro contra , mas ele falou a verdade.
Vivemos num capitalismo onde os preços e lucros são determinados pelo estado.

Anônimo disse...

Deveriam internar este sujeito urgentemente num hospital para loucos antes que seja tarde.
O Guedes se desesperando, precisando recriar a CPMF ou qualquer outro aumento para colocar as contas em dia e o chefe vem com essa!

Anônimo disse...

Os estados já estão quebrados, por corrupção e má administração, se zerar o ICMS dos combustíveis, aí não haverá dinheiro nem para o cafezinho do governador...é de rir.

Anônimo disse...

Realmente a Itália é um exemplo de país próspero...valha-me Deus quanta abobrinha...

Anônimo disse...

À população com mais dinheiro no bolso isto não importa, mas os governadores com os bolsos cheios aí está certo.,.quanta insanidade...este deve ser acessórios de político ou funcionário público para não estar nem aí com o povo

Anônimo disse...

Quem se importa?

Anônimo disse...

Capitalismo? Isto é comunismo do bravo

Anônimo disse...

Os governadores sabem que os impostos podem ser reduzidos e só estão zangados por ter o Bolsonaro lançado a ideia sem antes discutir e fazer reuniões com eles, pois sabia que, com esses encontros e reuniões, nada andaria, ou seja, simples assim ! Bolsonaro está a conseguir tudo o que quer exatamente por não se deixar enganar pelos petistas e comunistas de sempre deste país, os eternos aproveitadores do povo e riqueza da nação. "A caravana passa e os cães ladram", esta é que é a mais pura verdade !

Anônimo disse...

A tá......

Agora que entupiram o Estado Brasileiro de obrigações sociais, vão zerar impostos?

Sem contar os polpudos pagamentos do judiciário, "assessores" parlamentares (ou seria paralamentar), adicionais, anuênios, triênios, quinquênios e outros penduricalhos.

elias disse...

Capitalismo onde? O estado é o maior empregador e com os maiores salários do mundo! Enquanto tiver o que tirar de quem emprega é trabalha, nada vai mudar. Só piorar.

Anônimo disse...

O setor público esmaga a iniciativa privada com impostos obscenos para manutenção de castas privilegiadas.

Anônimo disse...

O governador do Piaui aceita a proposta. Agora vamos ver a reação do Bolsonaro, se ele aceita mesmo

Anônimo disse...

Observo num trecho em que passo todos os dias, o preço em 16 postos, de vários tamanhos, de duas até 8 bombas, o preço dos quadrilheiros são exatos 4,569 e um posto que vária em dois centavos a menos, a cada semana um baixa dois centavos, para dizer a nós trouxas que existe a livre concorrência, mas sabe porque os preços não baixam aqui nesta terra, apesar da Petrobrás ter baixado o preço nos últimos 15 dias em quase 10%, é que existe ordem para não baixar, para arrecadar mais ICM, a conclusão deixo aos senhores, pois a ai esta a grande TRETA, POIS PROCON NADA FAZ, PGE, etc.., quem fiscaliza os preços deste grande CARTEL, ninguém?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/