Análise, Cesar Maia - Doping publicitário não melhorou a imagem de Dilma

Em análise que faz hoje na sua newsletter diária, o economista e ex-secretário da Fazenda e do Banerj, Cesar Maia, avisa que a última pesquisa do Ibope de avaliação de Dilma mostrou que nem todos os excessos publicitários conseguiram segurá-la. A pesquisa que vale é de avaliação de Dilma, pois intenção de voto mede coisas desiguais em função do conhecimento nacional dos pré-candidatos. Leia toda a análise:
                
1. O Ibope avaliou Dilma com três perguntas. A clássica avaliação ótimo, bom, regular, ruim e péssimo e as disjuntivas aprova/desaprova e confia/não confia. Nos 3 casos as avaliações Ruim+Péssimo, Desaprova e Não Confia cresceram.
                
2. Quando as avaliações de Dilma desabaram após as manifestações nas ruas em junho, estas, com todo o aparato a disposição –máquina, publicitário, imprensa, promoções, lançamento de programas, viagens, acompanhamento semanal e às vezes diário em pesquisas...- não foi suficiente para a recuperação sustentável de sua imagem.
                
3. Houve um refluxo de pouco abaixo de 35% para algo acima. O teto das avaliações Ótimo+Bom tem estado em 38%. No início, apelou para um plebiscito, querendo jogar o desgaste para o Congresso. Criou o programa do mobiliário para a casa própria. Depois incluiu computadores. Polemizou com a importação de médicos. Sancionou a lei da autonomia dos taxistas. Tudo com comemorações para as câmeras da mídia. Formou rede nacional de TV e Rádio 4 vezes desde junho, a última tentando justificar o leilão do pré-sal, numa curiosa matemática onde 40% se transformam em 85%.
            
4. Dilma e seus publicitários adotaram a máxima de Dick Morris (publicitário da reeleição de Clinton): “Todo dia é dia de eleição”.  Diariamente cria algum fato para pontear nos noticiários noturnos das TVs. Aumentou o número de entrevistas em rádio. Treinou um sorriso mais simpático e abriu sua porta aos políticos, querendo suavizar sua imagem de durona.
               
5. Uma avalanche de instrumentos no campo da propaganda latu sensu. Um verdadeiro doping de iniciativas de forma a impulsionar sua imagem e os índices de avaliação positiva. Mas depois do refluxo de uns 5 pontos, estacionou nas avaliações positivas e piorou nas negativas. Ou seja: toda essa massificação para melhorar sua imagem bateu no teto.

6. Isso ocupando 90% do campo de jogo.

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5 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Concordo com o Cesar Maia!!

A Dillminha é muito fraca!!

Dar "soco na mesa" é coisa de incompetente que não tem argumento ou ideias!!

JulioK

Anônimo disse...

Hackers sírios fazem Obama provar do próprio veneno.

No Estadão, agora há pouco:

O Exército Eletrônico Sírio, grupo que se declara apoiador do ditador Bashar Assad, hackeou as contas no Twitter e Facebook do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta segunda-feira, 28. A informação foi confirmada pelo grupo ao site Mashable.

Os hackers não chegaram a acessar diretamente as contas do presidente, mas conseguiram alterar os links das postagens publicadas por outros, que redirecionavam para o endereço de um vídeo publicado no site do grupo e que mostraria “a verdade sobre a Síria”. “Obama não tem problemas éticos em espionar o mundo, então nós tomamos a responsabilidade de retornar o favor”, disse o grupo por meio de um tweet publicado em sua conta oficial. O ataque aconteceu por volta das 15 horas em Brasília. Rapidamente, todos os links foram consertados.

Tweets do presidente tiveram links alterados pelos hackers.

O Exército Eletrônico Sírio também enviou ao Mashable e postou em sua conta no Twitter imagens que mostram como os posts do presidente americano nas redes sociais foram alterados. De acordo com as imagens, o grupo conseguiu acessar o e-mail de uma das administradoras do site BarackObama.com, Suzanne Snurpus, o que deu acesso ao painel de controle das redes sociais.

Suzanne confirmou que sua conta foi hackeada e informou que ela e outros organizadores tomaram todas as medidas necessárias para corrigir os erros, mudando suas senhas e adicionando uma nova camada de segurança ao site.

Por um breve período de tempo na tarde desta segunda-feira, os links postados pelas contas de Obama nessas redes sociais, que trazem a abreviação OFA.BO, encaminhavam para um vídeo do YouTube sobre a guerra civil da Síria. Os links foram corrigidos posteriormente.

Ismael Façanha disse...

O FHC vai pagar no Inferno o ter nos impingido o direito à reeleição para cargos majoritários.
Uma punhalada na democracia.

Anônimo disse...

Palavras vindas de um condenado por improbidade administrativa, kkkkkkk.
Um dia o editor explicará essa paixão por determinados políticos processados por improbidade administrativa

Anônimo disse...

Anônimo das 13:23.Já está pagando,mas acho que não deveria ter reeleição mas o tempo na presidência deveria ser de 5 ou 6 anos.

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