Memória - Artigo, Juremir Machado - Cuba, o inferno no Paraíso

Publicado em 13 de novembro de 2012 por dilvo
Correio do Povo, Porto Alegre (RS)
Juremir Machado da Silva (jornalista gaúcho, da ala da esquerda, que  acompanhou o governador Tarso Genro – linha trotskista – em “visita” a Cuba, não se sabe para quê)

Cuba é uma Ilha, próxima da costa americana. Culpam o embargo econômico para sustentar uma ideologia superada do socialismo. Como utopia o socialismo até que tem seus méritos, na prática, ele não se sustenta. Na crônica da semana passada, tentei, pela milésima vez, aderir ao comunismo. Usei todos os chavões que conhecia para justificar o projeto cubano. Não deu certo. Depois de 11 dias na ilha de Fidel Castro, entreguei de novo os pontos.

O problema do socialismo é sempre o real. Está certo que as utopias são virtuais, o não-lugar, mas tanto problema com a realidade inviabiliza qualquer adesão. Volto chocado: Cuba é uma favela no paraíso caribenho.

Não fiquei trancado no mundo cinco estrelas do hotel Habana Libre. Fui para a rua. Vi, ouvi e me estarreci. Em 42 anos, Fidel construiu o inferno ao alcance de todos. Em Cuba, até os médicos são miseráveis. Ninguém pode queixar-se de discriminação. É ainda pior. Os cubanos gostam de uma fórmula cristalina: ‘Cuba tem 11 milhões de habitantes e 5 milhões de policiais’.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Então o nome se justifica, Ilha presidio, se tem onze milhões de habitantes e cinco milhões de policiais, tirando o segundo grupo o primeiro são todos ladróes.

Eduardo Menezes

Anônimo disse...

O Juremir fala como se médico fosse um rico empresário. Mas aqui no Brasil, médico também é mal remunerado pelo anos de estudo e carga horária que possui.

Anônimo disse...

obvio que socialismo não se sustenta..

quem vai querer produzir para sustentar quem nao produz?

de onde tirarão o dinheiro para bancar tanto assistencialismo?

só debaixo de muita porrada eh que as pessoas "aceitam" o socialismo, tanto que praticamente todos os regimes socialistas/comunistas são ditaduras dignas de fazer inveja ao sofrimento no inferno...

Anônimo disse...

" Em Cuba, até os médicos são miseráveis."

no meio daqueles manifestantes que tentaram agredir a blogueira cubana, havia um medico brasileiro formado em Cuba, conforme escrito em uma reportagem...

o espertinho estava la defendendo a ditadura cubana, mas para trabalhar, escolheu o Brasil...

Anônimo disse...

CAMPANHA BRASIL ACIMA DE TUDO/2013
Nos dias 29, 30 e 31 de março: BANDEIRA BRASILEIRA NA SACADA E CAMISAS AMARELA OU VERDE OU AZUL.

“PREZADO CIDADÃO CIVIL E MILITAR, SOLICITA-SE A MAIS AMPLA DIFUSÃO, PARTICULARMENTE NO SEGMENTO CIVIL DA SOCIEDADE. SEM ESTA DIFUSÃO O ESFORÇO SERÁ EM VÃO!
"CAMPANHA BRASIL ACIMA DE TUDO/2013,ENTRE NESSA!”
Paulo Ricardo da Rocha Paiva
Coronel de Infantaria
e Estado-Maior


Anônimo disse...

Agora entendi porque Mario Rangel, Luiz, Mariano e Carlos Sgarbi tanto defendem o sistema dos Castros (castradores), gostam do inferno.

"gostos são gostos, não se discute"

Aquiles disse...

É UMA LÁSTIMA QUE A COMITIVA PETISTA TENHA VOLTADO DE CUBA.

NÃO FAZEM FALTA ALGUMA AO RIO GRANDE DO SUL.

Anônimo disse...

É difícil ser petista e pastor da Record ao mesmo tempo...

Anônimo disse...

Então O Rio Grande do Sul esta quase lá. 10 milhões de habitantes (muitos apoiadores do El Comandante) só não temos todos esses policiais...ou não?

Joel Robinson

Sergio Oliveira disse...

Tem um gaúcho, famoso, que é simpatizante de Cuba; todo ano vai passar férias......................em Paris.

Professor PADilla Comendador ╰☆╮Comander disse...

Salve Polibio... O governo Dilma está alinhado com a ditadura dos irmãos Castro para explorar os médicos cubanos?
Assista este vídeo da Câmara dos Deputados com interessantes informações permitindo tirar sua própria conclusão: http://padilla-luiz.blogspot.com.br/2014/02/cuba-inferno-em-local-paradisiaco.html

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/