Artigo, Ricardo Noblat - Feitas as contas, saiba como é possível derrotar Dilma em 2014

* Título original: PT,10 anos: A sombra do segundo turno
Por Ricardo Noblat

Em 10 anos de PT na presidência da República, o partido jamais ganhou direto no primeiro turno qualquer das três eleições que concorreu.

Fernando Henrique Cardoso derrotou Lula duas vezes dando-se ao luxo de dispensar o segundo turno. Lula precisou do segundo turno para derrotar José Serra em 2002 e Geraldo Alckmin em 2006. Quatro anos depois, somente no segundo turno foi que Dilma derrotou Serra.

A oposição aos governos do PT tem sido muito ruim para fazer oposição entre uma eleição e outra. E as campanhas dos seus candidatos a presidente se caracterizaram até aqui pela mediocridade e escassa dose de imaginação.

Falta à oposição um projeto para o Brasil - enquanto o PT continua surfando nas ondas provocadas pelo programa Bolsa Família e, mais recentemente, por aquele que promete aniquilar de vez com a miséria no país.

Mesmo assim, entra eleição presidencial, sai eleição presidencial, e algo como 40% dos votos costumam ir parar no farnel do candidato da oposição no segundo turno.

Os 20% de votos a mais obtidos pelo candidato do PT na verdade representam 10%. Se você subtrai 10% de um lado e acrescenta ao outro, a eleição fica empatada. Em 2001, Lula atraiu 61% dos votos válidos contra 39% de Serra. Repetiu-se o placar em 2006 contra Alckmin.

O padrão de voto em Lula mudou radicalmente de uma eleição para a outra. Ao se eleger presidente pela primeira vez, ele ganhou de Serra em todas as unidades da Federação - menos em Alagoas. Ao se eleger pela segunda vez, perdeu para Alckmin em todos os Estados do Sul, em São Paulo, nos dois Mato Grosso e em Roraima.

O voto em Lula migrou para as regiões mais atrasadas do Norte e Nordeste no rastro do Bolsa Família.

CLIQUE AQUI para ler mais.

FOTO - Serra, cara a cara com Dilma nas últimas eleições.

10 comentários:

Anônimo disse...

E cadê o Estado de Direito para coibir o uso de um programa assistencialista como o Bolsa Família, visivelmente direcionado à obtenção e manutenção de apoio popular ?

Anônimo disse...

Só digo uma coisa aos petistas que gabam que o Lula acabou com a miséria: 1/4 da população brasileira vive de bolsa esmola. Vai chegar um dia que quem trabalha duro pra financiar essa vadiagem vai cansar. e aí a coisa vai ficar preta.

Unknown disse...

E so seguir esta logica, magica, exposta por este jornaleiro, que fica bem claro que tem lado, como aqueles imbecis que torcem por algum clube de chutadores de bola, para que o Aecinho Cachaceiro ou algum outro da tucanalha, venca a disputa de 2014. Mas como repetia a exaustao, o jornalista Joao Saldanha, 'so falta combinar com os Russos"...

Anônimo disse...

NATURAL QUE ATRASADOS VOTEM NA ESQUERDA.

A ESQUERDA É ATRASADA E RETRÓGRADA.

Anônimo disse...

Chega ser ridículo esse programa para acabar com a miséria. Enquanto o governo atira migalhas e não trabalho para essa camada da sociedade ele cria, quase simultaneamente, um outro segmento de miseráveis que é dos aposentados - que contribuiram. Estranho é que a mídia (repórteres, jornalistas) , empresários ainda não tenham se dado conta de que esse dinheiro sai de algum lugar, já que os impostos federais não cobrem mais as despesas do governo! Esclarece-se: esse lugar ou conta é dinheiro de quem contribui. Então! quando os contribuintes se aposentarem entraram, automaticamente, na categoria de míserais e que hoje, por total ignorância, muitos chamam de 'peso' para os cofres públicos.

Anônimo disse...

Prá derrotar o pt, precisa duas coisas, primeiro ser oposição desde o inicio, hoje só tem
aliados, com certeza devem estar levando algum, segundo: o povo decente tem que pensar igual a bovino prá entender como eles se mantem no poder roubando e tendo apoio, depois de entender como os eleitores bovinos pensam, ai sim
tira-los do poder e fazer uma grande investigação para devolução dos roubos.

Eduardo Menezes

Anônimo disse...

precisa eh Aecio, Campos e Katia Abreu se juntarem contra o uso gigantesco da maquina publica federal pelo desgoverno petista...

eh uma trinca imbatível...

a petezada tem pesadelos com algo desse tipo...

o importante eh quebrar a sequencia de desgovernos petistas para ter acesso ao arquivo de patifarias acumulado durante todos esses 10 anos e que deve ser gigantesco...

quebrada a sequencia, o partideco esta lascado, pois muita patifaria sera descoberta...

Anônimo disse...

Com esse espantalho chamado psdb ocpando o lugar de "oposição", o pt elege até o zé da couve

Anônimo disse...

Não votei em Dilma, alias nunca votei no PT, mas duvido e aposto uma Porsche 911 que o Serra, Aécio, ou outro qualquer vença a Dilma. Um bando de pífios.

Unknown disse...

Ah! Esqueci de lembrar, ao honrado Noblat (sera que aquele negocinho da esposa dele com o BNDES ja foi explicado?) que é mais facil ainda derrotar o PT. Basta apenas que o Aecinho Cachaca, ou qualquer outro, CONSIGA convencer os eleitores. Viu como e simples?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/