A FIERGS divulgou a pesquisa Investimentos na Indústria do Rio Grande do Sul 2012, que mostra que o industrial gaúcho adotou da cautela para 2013.
. De acordo com a pesquisa, os empresários da indústria gaúcha reduziram seus investimentos no ano passado e consideram que a atual capacidade instalada em suas empresas é suficiente para atender à demanda de 2013. 81,3% das empresas do Estado realizaram investimentos em 2012, menor percentual dos últimos três anos.
. Entre os motivos apontados para a redução dos investimentos, está a incerteza do cenário econômico, demanda insuficiente, capacidade ociosa e custo e dificuldade na obtenção de créditos e financiamentos.
. Para 2013, os empresários adotarão da cautela, embora a intenção de investimento (82,2%) seja maior que o efetivado em 2012. O valor, porém, é inferior aos dois anos anteriores.
. Os investimentos devem ganhar mais ênfase na busca por competitividade, focando na melhoria do processo produtivo e introdução de novos produtos, com prioridade no mercado doméstico. Para os empresários pesquisados, a maior parte do investimento previsto para 2013 (58%) será direcionada à continuação de projetos anteriores, e o restante (42%), para novos planos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário