Congelamento dos juros básicos em 11% é só manobra eleitoreira de Dilma

O empresário não diz com todas as letras o que fica evidente na leitura da decisão de ontem do BC, mas ao congelar os juros básicos em 11%, o governo tenta livrar a cara de discursos da oposição contra sua política econômica escapista e recessiva. 


O presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Fabio Arruda Mortara, o anúncio feito pelo Copom de manter em 11% a taxa de juros básicos, a Selic, é cortina de fumaça: não reverte a tendência já cristalizada de baixa produção industrial nem impacta a pressão inflacionária. Eis o que ele mandou dizer ao editor, esta manhã:

- Isto pode ser reflexo mais do medo de que um novo aperto monetário agrave o quadro de desaceleração do crescimento da economia  do que do fim da fantasia de que a medida basta para conter a inflação, principalmente em um cenário de gastos públicos elevados. Já está evidente que a inflação fechará o ano batendo (ou até superando) o teto de 6,5% e não se espera resultado melhor em 2015, para quando os interesses eleitorais prometem empurrar a inevitável recomposição dos preços de petróleo e energia elétrica. Significará aumento da pressão inflacionária e necessidade de arroxo monetário. O mercado sabe disso e já age segundo a lógica de que aumentos nos juros podem ser esperados para depois das eleições.

.  Segundo ele, porém, esse não é o único inibidor de investimentos no capital fixo: “As empresas receiam ampliar a capacidade produtiva por inúmeros motivos. Há o risco hídrico e energético, o último já pressionando os preços dos contratos de fornecimento no mercado livre; o atraso nas obras de infraestrutura e um ambiente externo ainda desfavorável às exportações. Somam-se aí, o mercado interno pressionado pelo alto endividamento das famílias e a persistente prática de concessão de benefícios segmentados, que favorecem algumas atividades, mas desequilibram o mercado e geram inseguranças tributárias e jurídica.

2 comentários:

Anônimo disse...

APÓS AS ELEIÇOES SE A INFLAÇÃO DISPARAR ELES VÃO QUERER CONTER COM DECRETO, TIPO VENEZUELA E ARGENTINA, AI O BICHO PEGA ESVAZIAM-SE AS GONDOLAS. SE O GOVERNO DER CONDIÇÕES PARA OS AGRICULTORES PRODUZIREM MAIS OS PREÇOS NÃO CAEM? SE POREM PROFISSIONAIS PARA GERIR AS ESTATAIS NÃO MELHORA? MAIS POLICIAMENTO NAS RUAS NÃO DIMINUIRIA O BANDITISMO? SERÁ QUE É TÃO DIFICIL ADMINISTRAR UM PAÍS?
BRABO É GANHAR 5 MIL/MÊS, PAGAR DUAS FACULDADES, ALIMENTAÇÃO, VESTUARIO E DEMAIS ATRIBUIÇÕES, PIOR AINDA SER ROUBADO EM 600 REAIS/MÊS IRRF.


EDUARDO MENEZES

EDUARDO MENEZES

Unknown disse...

Depois ela chamara o Arminio e o Malan, aqles ÇABIOS DA TUCANALHA, pra aprender como e que se eleva a SELIC ate 45% ano... Ne editor?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/