Mercado aposta em PIB ainda menor em 2012

Os agentes de mercado reduziram a perspectiva de crescimento do PIB em 2012 em 1,85%, frente a 1,90% na semana passada. Há quatro semanas, as previsões apontavam para 2,01%.

. Os dados fazem parte do relatório Focus divulgado hoje pelo Banco Central com base em consulta realizada com cerca de 100 instituições financeiras.

. Para 2013, a perspectiva de crescimento foi reduzida de 4,05% em 4,00%.

- As instituições financeiras também prevêem juros em 7,25% ao final deste ano. Não houve dados sobre a inflação.

TURBULÊNCIA PREVISTA E SUPERÁVEL

Hélio Mazzolli

Os recentes números da economia brasileira confirmam as turbulências previstas. Parece-me que os empresários sentem certo grau de incerteza para o curto e médio prazo. Decorrentes da falta de planejamento explícito do governo federal. O que se identifica são ações tópicas e de certo modo de ver até incoerentes.
Se o Poder Executivo acha que precisa valorizar o real para deter a inflação aplica aumento do Imposto sobre Operações Financeiras cambiais. Depois resolve desvalorizar o real reduzindo a taxa de juros básicos identificados pela Selic.
Incentiva o consumo do mercado interno pelo aumento do crédito para as empresas e as famílias. Mas não elimina o imposto sobre as operações financeiras – IOF. Reduz temporariamente tributos federais sobre o consumo interno para setores escolhidos de forma arbitrária. Com isso antecipa o consumo que ocorreria no futuro, deixando o problema para o “futuro”.
Somente agora estão sendo anunciadas ações para ampliar concessões para o investimento s privado. Mas na promessa ainda não define a amplitude, os termos e as condições. Quaisquer que sejam as bases, os resultados somente serão sentidos após 24 meses. Poderão existir resultados antecipados pelo mercado. É reconhecido que o mercado opera com expectativas.
Na vida real as empresas com boa gestão têm a visão de que a economia do país crescerá de 50% a 100% no período até 2030. São grandes as oportunidades na microeconomia. No curto prazo cuidam em manter o endividamento oneroso limitado na base de 25% da receita líquida anual, os estoque com giro financiado pelos fornecedores e as contas a receber com liquidez superior a 98%.
O que realmente espero é o aperfeiçoamento do processo eleitoral para o voto distrital com segundo turno como condição de aproximar os políticos de seus eleitores. E que tenham condições para ajustar a legislação trabalhista e tributária às novas realidades.

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Nos últimos 10 anos a Leandro& Stormer já preparou mais de 20.000 alunos em 40 cidades do Brasil para investir na Bolsa de Valores. São especialistas em educação para investidores e mantem hoje a maior comunidade de traders do País. O Programa de Formação de Investidores no Mercado de Ações da Leandro& Stormer prepara você para iniciar a sua atuação como investidor na Bolsa de Valores ou tornar-se um trader profissional. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira! 

2 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, pára, homem!! Essas previsões estapafúrdias já te fazem passar vergonha. É um erro atrás do outro.

Anônimo disse...

Polibio, a petralhada está infestando teu blog, é só ver o das 17:51. Outra coisa, eles não conseguem ver a realidade, querem continuar na fantasia. O pior é que, quando vier o tombo, todos nós seremos prejudicados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/