CNM reconhece que protesto de sexta dos prefeitos do RS foi o maior do País

Em comunicado que enviou nesta quata-feira a Porto Alegre, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), informou que as prefeituras gaúchas realizaram a maior manifestação do país na última sexta-feira, dia 11 de abril. Promovido pela Famurs, o movimento "Luta dos Municípios" reuniu mais de três mil pessoas de 412 cidades na Praça da Matriz, em Porto Alegre, defronte o Palácio Piratini. "É um orgulho para o povo gaúcho e reconhecimento do nosso trabalho. Estamos engajados nessa campanha por um novo pacto federativo e por mais autonomia aos municípios", disse o presidente da Federação, Valdir Andres.


. Em outros estados, conforme a CNM divulgou nesta quarta-feira, a mobilização também teve grande participação popular. Na Bahia, 354 municípios paralisaram suas atividades e alguns prefeitos se reuniram em Salvador. Em Goiás,duas mil pessoas realizaram manifestação na Capital do Estado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não tem como resolver o tal de pacto federativo numa tacada. Se querem resolver numa tacada nunca conseguirão. Então o único jeito é ir devagar com o andor, ou seja aos poucos. Vamos votar uma lei ou mesmo que seja uma emenda constitucional onde parcialmente e anualmente a União comece a repassar um percentual maior das receitas que devem ser compartilhadas com os Estados e Municipios. Se hoje é 15%(a título de exemplo) quem sabe se até o final do governo chegue a 16% tanto para o Estado e Municipio, o que significa que a cada quatro anos a União fica com dois por cento a menos das receitas compartilhadas e Estado e Municipio, cada um, um por cento a mais.
Em três ou quatro governos conseguimos arrumar melhor essa situação.
Não tem milagre.
Este será um dos meus projetos.

Anônimo disse...

O dinheiro mal aplicado e sem direção por parte das prefeituras também é um problema. Não adianta só ficar pegando dinheiro, sempre vai faltar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/