Governadores unem-se para renegociar suas dívidas com a União

Os governadores de todos os Partidos, inclusive os do PT, resolveram abrir uma nova frente de luta com o governo federal, desta vez para renegociar imediatamente as dívidas dos Estados para com a União.
. O RS será um dos maiores beneficiários.
. Os governadores estão dispostos a se reunir aos prefeitos, que esta semana irão a Brasília para forçar uma marcha ao Palácio do Planalto. As prefeituras tiveram cortes enormes nos repasses federais, conforme se soube nesta segunda-feira a tarde em Porto Alegre, no decorrer da reunião que o governo estadual promove (a reunião durará todo o dia desta terça-feira) com os prefeitos, no Hotel Embaixador. Os Estados também estão perdendo. O governo do RS perdeu R$ 160 milhões só no primeiro trimestre.
. Lula terá que ceder, até porque propõe criar um fundo internacional para ajudar a conter a crise econômica global, dá empréstimo para o FMI, mas trata os governos estaduais e as prefeituras como padrasto.


. O problema das perdas de valores substanciais dos repasses, não é o que mais angustia os governadores neste momento, mas o pagamento mensal das prestações da dívida com a União.

. Na reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, realizada na quinta-feira em Terezina, os secretários da Fazenda aprovaram estes dois pontos principais da renegociação:

1) substituição do indexador, IGP-DI por IPCA. Só com isto o saldo devedor cairá 30%. Somando os juros de 6,05% ao ano, mais a variação do IGP-DI, o serviço das prestações do ano sobe para 17%. Isto é agora um confisco federal e não mais o subsídio que existiu quando foram fechados os contratos, em 1988. Com os juros básicos despencando, o serviço atual é criminoso. Foi por isto que o governo do RS buscou renegociar parte da sua dívida federal, tomando dinheiro estrangeiro com o Banco Mundial.

2)Redução do limite de comprometimento da receita líquida com esses pagamentos. A proposta é de que a redução vá de 15% para 13% e de 13% para 11%.

. A mobilização dos governadores e dos prefeitos integrará o movimento “Menos juros e mais empregos”, que segundo soube o editor desta página, já está em curso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Menos juros? Os juros estão BAIXISSIMOS! O que deve baixar são os IMPOSTOS! Imagine a quantidade e a 'qualidade' de nossos impostos! Dos 39% do PIB em impostos, a metade - METADE, ficam com os estados e municipios. Devem ser cobrados os prefeitos e governadores por isso. Muita grana e estão SEMPRE passando a culpa para o desgoverno federal (que TAMBÉM TEM CULPA). e tem centenas de BILHÕES de reais em REPASSES do FEDEral para os estados e municipios. Fica fácil botar a culpa no desgoverno federal, por que está longe e, sendo assim, o Povo fica sem ter em quem bater! Vamos falar sério! Chega de desconversas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/