Alexandrino Alencar toma 15 anos de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro

Insinuante, falante, articulado, ele acompanhou Lula em muitas sortidas pelo mundo, sempre fazendo lobby desbragado para a Odebrecht. Na foto, cabeça branca, atrás de Lula. 


O braço mais visível da Braskem e da Odebrecht no RS, membro até há pouco da diretoria da Fiergs, amigos in pectore de jornalistas, empresários e publicitários da roda, ele vai curtir na cadeia a adesão que fez às falcatruas lulopetistas.

Companheiro de viagens do ex-presidente Lula ao exterior, o ex-executivo da Odebrecht Alexandrino Alencar foi condenado nesta terça-feira pelo juiz federal Sergio Moro a 15 anos, 7 meses e 10 dias de prisão pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Alencar era um dos quadros da empreiteira mais próximos de Lula. Uma interceptação telefônica efetuada pela Polícia Federal no âmbito da 14ª fase da Lava Jato, a Erga Omnes, capturou uma conversa entre ele e o ex-presidente. Em relatório final sobre a gravação, a PF informou a Moro que Lula falou por telefone no dia 15 de junho de 2015 com Alexandrino. Quatro dias depois do telefonema, o executivo foi preso junto com o presidente da empresa, Marcelo Odebrecht. Segundo o relatório, Lula e Alexandrino estariam preocupados com "assuntos do BNDES". A PF não grampeou Lula, que ainda não era investigado pela operação. Os investigadores monitoravam os contatos do executivo, e por isso a conversa foi gravada.

Alexandrino Alencar era diretor de Relações Institucionais da empreiteira e foi apontado por delatores do petrolão como um dos operadores de propina na Odebrecht. Ele deixou o cargo pouco depois da prisão. Entre 2008 e 2012, Alencar encontrou-se diversas vezes com Rafael Ângulo Lopez, auxiliar do doleiro Alberto Youssef, que, além de distribuir a propina do petrolão para políticos, fazia depósitos em contas no exterior para beneficiários do esquema criminoso. O executivo chegou a viajar com o ex-presidente Lula para o exterior em uma "missão oficial" do petista para Guiné Equatorial e para países latino-americanos

6 comentários:

Anônimo disse...

15 anos de prisão seria uma pena razoável se esse véio vigarista realmente ficasse esse tempo na cadeia, mas provavelmente só vai cumprir 1/6! Espero que a justiça pelo menos tenha confiscados os bens desse sem vergonha amigão do Lula!

Anônimo disse...



mimi 7 minutos atrás

Será verdade https://www.facebook.com/obrazildeforadobrasil/videos/1705928539676942/
(oantagonista)

Pedro Lagomarcino disse...

Caro Políbio Braga,
Que beleza de notícia!
Eis que começaram a ser condenados os corruptores.
É a verdadeira assepsia da banda podre que também está nos corrompidos da classe PolíTica.
Que beleza de notícia!
Fraternal abraço,
Dr. Pedro Lagomarcino
OAB/RS 63.784

Anônimo disse...

Grupo Tortura Nunca Mais mostra palestras de Lula ao MPF

08/03/2016 - do Jornalistas Livres

Ao MPF compete zelar pela Constituição, não fazer política

Por Grupo Tortura Nunca Mais São Paulo

O argumento da força-tarefa da Operação Lava Jato, segundo o qual o ex-presidente Lula teria lavado dinheiro com palestras não se sustenta.

Diz reportagem publicada pela “Folha de S.Paulo”, no dia 4/3:

As investigações da Operação Alethéia, a 24ª fase da Lava Jato, apontam indícios de que o ex-presidente Lula simulou contratos de palestras para receber dinheiro da empreiteira OAS.

Nos autos que levaram à ação sobre Lula nesta sexta (4), o Ministério Público Federal mostra, por exemplo, um caso envolvendo uma palestra dele em Santiago (Chile) no dia 27 de novembro de 2013.

O valor celebrado foi de US$ 200 mil. Uma troca de e-mails entre executivos da empreiteira apontou que o arquivo da minuta do contrato foi criado no dia 7 de janeiro de 2014. “Portanto, em momento posterior à suposta realização da palestra”, destacam os investigadores.

Bastaria aos investigadores e ao repórter da “Folha” uma breve pesquisa no Google e eles teriam localizado a foto abaixo, comprobatória da reunião que o MPF diz não ter ocorrido...

PS: Socorroooooooo se parte do MPF faz politica, chama a brigada para prender esses elementos.

Anônimo disse...

Onde está o pessoal q puxava o saco dele em porto alegre, como grande patrocinador de eventos e publicações??

fred oliveira disse...

A justica brasileira tm um debito imenso com o seu povo quanto `a punicao dos poderosos que sangravam a nacao. Embora ainda nao possamos dizer que seria a justica como um todo e sim, esse pessoal da lava jato, ja' e' um avancio. O problema e' o Supremo abarrotado da esquerda petista, blindando os politicos da sua conveniencia e arrastando as decisoes por anos e anos. Falta muito para termos uma justica efetivamnte eficiente e...justa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/