Comandante do Exército avisa que acontecimentos do dia 13 serão encarados a partir de uma "posição pacificadora"

A apenas 5 dias das manifestações populares do dia 13, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas (ao lado) tirou mensagem interna para os oficiais da reserva, afirmando que a instituição acompanha com "muit atenção a evolução da crise política judicial no país.

Qual a posição do Exército diante dos acontecimentos ? Diz o general:

- Teremos uma posição pacificadora em busca da conservação da ordem pública.

Nesta segunda-feira, o general Otávio do Rêgo Barros, do Centro de Comunicação Social do Exército, também abordou o assunto e avisou que "quando empregamos tropas em eventos de pacificação ou de garantia da lei e da ordem, a determinação nos é dada por meio da Presidência da Repúblic a".

A fala de Villas Bôas foi obtida e repercutida pelo jornal Valor de hoje.

Quanto à nota de Rêgo Barros, ela foi pública e saiu como uma espécie de desmentido a informações passadas pelos jornalistas Merval Pereira e Ricardo Noblat.

13 comentários:

Emmanuel disse...

Nem lá e nem cá .... todo mundo com medo de perder o emprego.

Anônimo disse...

Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Então, qualquer dos 3 poderes podem solicitar ajuda para as Forças Armadas para manter a lei e a ordem. E elas também são garantidoras do perfeito funcionamento dos 3 poderes. O executivo e o STF vive interferindo no legislativo e as Forças Armadas tem o dever de impedir.

Esperamos que as Forças Armadas não fiquem contra o trabalhador ordeiro e a favor dos bandidos que estão governando o país.

Anônimo disse...

Desse aí, só espero que ele não mande suas tropas contra o povo, para defender os Ladrões do Erário!! Até porque, se o fizer, pode se dar mal, pois vejo que a revolta entre a população é grande!!!

Anônimo disse...

Bundão. E os danos que a CUT e MST estão fazendo a empresas quem paga?

Anônimo disse...

Se eles não podem prender bandidos e fazer a segurança do povo nas ruas, que fiquem nas casernas caladinhos, tomando um xima. O exercito não é para combater o inimigo externo?
Se estivessem preocupados com o que acontece dentro do Brasil, tipo manifestação e invasões do MST, assalto a bancos com dinamite, entrada de fuzis e metralhadoras e etc aí sim. Mas não. Alias para que servem as Forças Armadas? Despesa inútil.
Joel

Anônimo disse...

Lugar d militar é no quartel

Povo q vai defender nosso país desta quadrilha bolivariana do pt

Nossa cor jamais será vermelha

Cap Caverna disse...

O Exercito Brasileiro é uma instituição federal e comandada pelo Presidente da Republica, que é seu comandante em chefe, então não adianta alguns ignorantes ficarem dizendo que o exército não faz nada. Além disso é uma instituição que tem uma hierarquia rígida que segue padrões éticos restritos, e não um bando de anarquistas ou bandoleiros, como alguns querem que seja. Tomara que a vaca barriguda que tanto mal falou das forças armadas, não ordene que o exercito , intervenha em manifestações populares, porque eles agirão! Quiça, antes disso, essa quadrilha petista que está destruindo o Brasil, tenha se aniquilado sozinha ou entre eles mesmos!

mm disse...

AS PERGUNTAS SÃO:
O MILITARISMO DE HOJE É AINDA COMPOSTO DE PATRIOTAS, COMO CAXIAS E OUTROS QUE SE DISPORIAM A DAR A VIDA PELA PÁTRIA, HONRANDO SUAS CONVICÇÕES E JURAMENTO?
EM UM EVENTUAL CONFRONTO ESTARIAM DE QUE LADO, DA BANDEIRA CUJAS CORES SÃO VERDE, AMARELA, AZUL E BRANCO, OU DA BANDEIRA VERMELHA?
SERÁ QUE OS COMANDANTES DA FFAA, ESCOLHIDOS DA DEDO PELA PRESIDENTA, HOJE AINDA DETÉM A CREDIBILIDADE DO POVO BRASILEIRO, COMO SEUS ANTECESSORES, QUE SOMENTE ENGRANDECERAM AO PAÍS, PELO BRIO DO SEU PATRIOTISMO?
O MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDADO POR UM RECONHECIDO E CONFESSO COMUNISTA, E REDUTO DE FUNCIOÁRIOS COMUNAS C/ A ACEITAÇÃO PASSIVA E SUBSERVIÊNCIA DAS FFAA?
SÃO PERGUNTAS QUE SOMENTE O TEMPO RESPONDERÁ.
EM TEMPO: ESTAS DÚVIDAS NÃO SE REFEREM AOS GRANDES COMANDANTES E MILITARES REFORMADOS (DA RESERVA) E DO CLUBE MILITAR; AOS QUAIS ADMIRO E RECONHEÇO QUE VALORIZARAM NOSSA PÁTRIA: O BRASIL. BRASIL, BRASIL, BRASIL, SEM PRE BRASIL!

Anônimo disse...

O Gen. Villas Bôas que trate de ir com "posição pacificadora" para cima da petralhada. Esses ordinários querem ver o país em chamas e quebrado, o objetivo delles é terra arrasada e , daí, virem com o discursinho de vitimização, de golpe e que elles são os "redentores" do Brasil.

Anônimo disse...

Ao cap caverna
"Se a vaca barriguda ordenar", os cordeirinhos verde-olivas obedecerão, segundo dizes. Nunca ouviste falar em sublevação e que ordens idiotas não se cumprem? Me surpreendo com sua postura, ainda mais por tratar-se de um suposto militar, a julgar pelo seu codinome. Para falar a verdade, não confio nenhum pouco nos militares, a começar pelo comandante do EB, pela sua postura já sobejamente demonstrada de água morna. Cortando na própria carne, para meu desgosto, tenho a lhe dizer que tenho um filho militar, que votou nos petralhas com a justificativa de que FHC não lhes concedeu os aumentos desejados em seus soldos. Certamente essa postura era comum nas casernas.

Anônimo disse...

Peraí , Fuzil 7.62 e metralhadora 9mm para conter manifestações populares ??

O que é isso companheiro ? !!

Não há nenhuma crise judicial !

Há uma crise ética em que houve desacordo comercial !

Bons eram os tempos em que havia general presidindo a Petrobras e não tendo agora que suprir Polícia Militar em distúrbios comunistas !! Kkkkkkkk

Anônimo disse...

Estes militares de hoje não são os de ontem....tem muitos q são vermelhos

fred oliveira disse...

Sera' que o exercito foi enquadrado por Dilma? bom, pelo menos se sabe que o exercito podera' estar nas ruas preservando nossa manifestacao pacifica, protegendo-aas dos provocadores defensores de Lula. Os protestos estao marcados ha' meses e nao tem cabimento os petistas desejarem fazer o seu movimento no mesmo dia. Ja' se sabe, no entanto, que eles voltaram atras e nao vao mais sair `as ruas domingo. Parece que o bom senso chegou ate' os petistas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/