CGTEE/Candiota é citada em CPI de estatal do Uruguai

A oposição no parlamento uruguaio não está dando trégua nas críticas ao vice-presidente Raul Sendic,  que nos anos de 1970 integrou o grupo terrorista Tupamaros. Sendic  é o personagem central de um um grande escândalo: um rombo de 800 milhões dólares na estatal ANCAP (a Petrobrás uruguaia),  da qual foi dirigente durante o governo de pepe Mujica. O caso foi investigado por uma CPI do parlamento e resultou em denúncia ao Judiciário, tendo até sido apurado o envolvimento de empresas brasileiras, como a CGTEE (Termoelétrica de Candiota).

A CPI uruguaia apurou que a ANCAP projetou uma usina processadora de cal no município de Treynta y Tres, próximo da fronteira com o Brasil. O custo inicial da instalação, que seria de US$ 80 milhões, acabou subindo para US$ 147 milhões. Sem capacidade de explorar a atividade a estatal uruguaia utilizou-se de uma filial, a Cementos del Plata, para vender o direito de operação da usina para a CGTEE/Candiota.

Raul Sendic, no mesmo estilo da presidente Dilma, que exibia em seu currículo um falso mestrado em Economia, tem sido acuado pela oposição, desde que apresentou ao parlamento um currículo no qual constava ser licenciado em Genética Humana, pela Universidade de Cuba. Ele acabou reconhecendo que a informação era falsa, mas recebeu todo o apoio do governo da Frente Ampla, que tratou o fato como uma questão menor e "parte de uma campanha da oposição e da mídia para desestabilizar o governo".

7 comentários:

Anônimo disse...

Muda o país e o governo, mas sendo de esquerda as desculpas esfarrapadas são sempre as mesmas.

Anônimo disse...

A esquerda é criminosa e incompetente em qualquer lugar, mas o que espanta é a semelhança do modus operandi dessa corja bolivariana falida aqui na America Latrina!

Anônimo disse...

LIXO COMUNISTA. O PAI DELE RAÚL (NENE) SENDIC É UM FDP QUE ARRUINOU O PAÍS NUMA GUERRILHA. O URUGUAY SAIU DA SUÍÇA DA AMÉRICA PARA UM PAÍS POBRE, O QUE ERA O TERCEIRO PAÍS NO MUNDO A TER PREVIDÊNCIA PÚBLICA PASSOU A SER UMA CUBA POBRE.

Gustavo disse...

em 1970 r. sendic estava com +- 8 anos..
o tupamaro (e lixo muito encorpado) era seu pai, que (felizmente) morreu em 1989.

Anônimo disse...

Até no Uruguai os vermelhos estão decepcionando?

Anônimo disse...

A esquerda está acabando com o Uruguai. É muita corrupção, barbeiragens na economia e desarmamento da população.
A esquerda é um flagelo para o mundo.

Justiniano disse...

Essa corja bolivariana que o Brizola chamava de socialismo criolo, aonde passa deixa um rastro de desgraça e corrupção.

O Uruguai hoje é uma pobreza no interior semelhante ao nordeste do Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/