Prefeito do PT de Novo Hamburgo castiga e fecha museu da Fundação Scheffel.

Sem dinheiro para manter o pessoal e com energia e telefone cortados, está às escruas o museu da Fundação Scheffel, Novo Hamburgo, tudo porque o prefeito Luís Layuermann, PT, não repassou a verba de R$ 235 mil que a instituição recebe anualmente para manter as portas abertas.

A casa de um dos maiores artistas brasileiros está muda e às escuras. O grande articulador desta humilhação assina como secretário municipal de Cultura: Carlos Mosmann. Sua má vontade com a instituição é assustadora. Familiares de Scheffel não sabem mais como se reportar ao secretário. É um misto de raiva e tristeza.

Governos estadual e federal também não fazem nada para resolver o imbroglio. 

E. F. Scheffel é o mais importante pintor vivo do RS.

Ele tem 88 anos e divide seu trabalho entre o Brasil e a Itália.

Os problemas enfrentados pelo museu que abriga suas obras, agravam seu estado de saúde. Ele está internado em Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para saber quem é Ernesto Frederico Scheffel. O material é da Wikipedia.
CLIQUE AQUI para examinar reportagem do blog de Martin Bherend sobre o caso.


47 comentários:

Anônimo disse...

A Fundação Scheffel é um patrimônio nacional e internacional da cultura. Só quem conhece sabe do que estou falando. Se estivesse localizado no Rio de Janeiro seria atração turística de ponta! Inacreditável o que o PT é capaz de fazer..!
NH além de perder empresas ainda esnoba o que tem de melhor!

Alberto/NH disse...

Buraqueira, obras inacabadas, criminalidade, sem preocupação ambiental e cultural. Basta visitar o Shopping em NH e ver a Praça da 'Maconha' em frente para ter uma idéia do que é esta 'administração' petista!

Anônimo disse...

Segundo entendi, essa turma da Prefeitura de Novo Hamburgo nunca pisou neste espaço cultural. Seria a única desculpa, porque é inacreditável uma cidade abrir mão duma atração dessas. Queria ter em Porto Alegre esse museu!!

Anônimo disse...

A cidade de Novo Hamburgo com pt está em situação calamitosa em matéria de manutenções em todos os sentidos.

Hoje pela manhã veículo caiu em arroio pois uma ponte está a mais de um ano para ser construída.

Cultura então ? Mem se fala, secretário gosta de fazer enredo de samba (nada contra) mas na secretaria tem que fazer o papel de secretário.

Anônimo disse...

E o dinheiro da revitalização de Hamburgo Velho (onde fica o museu), conforme reportagens a prefeitura recebeu em torno de 2 bilhões para investimentos.

E a cidade deste jeito ?

Anônimo disse...

Mosmann é família tradicional de Novo Hamburgo, em cargos públicos > badesul, prefeitura, banrisul ...

Anônimo disse...

Mas isso é coisa de petista. Decerto cultura é coisa de burguês, o que vale mesmo é atender os interesses da cúpula partidária.

Anônimo disse...

E o Jornal NH sequer tomou conhecimento da notícia, e nção publicou nada a respeito. Esperar o que de um "jornal" que mais parece uma revista de amenidades, futebol e celebridades ...

Mas os hamburguenses parecem estar contentes, afinal, o PT governa a cidade há 12 anos ...

Anônimo disse...

Simples, manda para a europa todo acervo, pois nao sabemos cuidar porque somos um pais chinelo em sua maioria.

Anônimo disse...

Admiro-me de que esse filho de tradicional família da cidade se preste a desprestigiar tão importante espaço cultural. Além de expor obras do pintor,nele ocorrem apresentações artísticas às quais comparecem moradores de todo o Vale do Sinos.
Talvez M. tenha sido contaminado pela PTchurma avessa a livros, ao trabalho e
à honestidade.

Anônimo disse...

Esperamos melhoras na saúde do Ernesto.

É profundamente lamentável o que está acontecendo.

Este valor representar 15% do custo que a camera de vereadores queira gastar com circuito de cameras no plenário.

Anônimo disse...

Novo Hamburgo está tão degradante que só faltava "ter rolo" para compra de sepultura de cemitério.

Cap Caverna disse...

Isso é bem feito aos anencéfalos de Novo Hamburgo que elegeram este energúmeno petista. Onde a estrela maldita está, é o atraso chegando.

Cap Caverna disse...

Isso é bem feito aos anencéfalos de Novo Hamburgo que elegeram este energúmeno petista. Onde a estrela maldita está, é o atraso chegando.

Anônimo disse...

Prefeitura de interior, menos DINHEIRO, os petralhas se atracaram antes do dinheiro acabar.
Em prefeitura de petralha o dinheiro dorme e NÃO AMANHECE!

Anônimo disse...

A prefeitura não deixa mexer em nada das casas ao longo da rua do museu, para preservar. Os proprietários devem seguir o estilo de construção.

Muito bem, achamos correto, mas quando ela mesma não cumpre com seus próprios ditames, então está corruída.

Anônimo disse...

Bem feito! Votaram num capacho do Zimmermam, um ET. Novo Hamburgo não tem cultura e o povo daqui só quer sertanejo...
Joel Robinson

Anônimo disse...

Se ferraram os hamburguenses, fizeram voto CACHORRO, votaram num poste. q. falta de objetividade.

Anônimo disse...

Esse prefeito babaca que nem de N Hamburgo é cidadão, nascido em outro lugar nunca vai saber o que é cultura.

Mas pra meter a mão e deixar a cidade uma merda como nunca se viu, ah isso ele sabe bem.
Esta cidade tá um lixo: pontes de ruas movimentadas que cairam com a chuva há quase ou mais de dois anos e está fechada ( R. São Luis ) e buracos e mais buracos. Lixo espalhado em todos os lugares, etc.
Petista só sabe governar pros seus e pro proprio umbigo.
Que DEUS nos salve destes canalhas.

Anônimo disse...

Certo o Prefeito. Essa quantia de $ cai bem na saúde. A atividade privada falam mal dos governos, mas insistem em ser sustentadas pelos governos. Será que não aparece nenhuma empresa para bancar o museu privado?

Anônimo disse...

Vivemos em uma República Sindicalista! E a cultura existente é a da Chinelagem. Com a Fundação Scheffel eles fazem isto, com o som aotomotivo infernizando a vida dos moradores nem um movimento.

Anônimo disse...

A Fundação Scheffel abriga obras que foram DOADAS pelo artista para Novo Hamburgo. O Scheffel entregou o seu trabalho integral e da mais alta qualidade de forma gratuita, sem levar um vintém !
Quero ver esses ai que ficam de demagogia doarem uma bicicleta para a cidade de Novo Hamburgo. Tudo comunista e populista modelo Manuela Dávila !!

Anônimo disse...

Incrível ! Passei alguns minutos atrás e vi que a Fundação segue fechada e ás escuras. Tornou-se um símbolo das injustiças que a esquerda consegue promover contra as coisas boas de uma cidade e suas memórias!

Anônimo disse...

Conceito de insanidade. Fazer o mesmo de igual forma e esperar um resultado diferente. Antigamente conhecíamos o prefeito cargo importante em nossa cidade. Não era difícil acessar estes em sua rotina diária. Eram empresários e trabalhadores nascidos e criados aqui. Hoje a marginaliza tomou conta. Veja o resultado. Mas deveremos de nos orgulhar de sermos "socialistas " indolentes, incultos, corruptos e preguiçosos.
Boa sorte Novo Hamburgo

Anônimo disse...

A Fundação Scheffel abriga o acervo de um dos maiores artistas vivos de hoje, reconhecido na Europa e no mundo, que pretende deixar aqui sua produção artística. Um predio histórico lindo, com uma amostra maravilhosa, promovendo GRATUITAMENTE eventos culturais de qualidade para o povo da região. Tem explicação este descaso? INJUSTIFICÁVEL atitude desse "governo"!

Anônimo disse...

O problema do prefeito da minha cidade, Novo Hamburgo, é que ele não mora em Novo Hamburgo, não é cidadão de Novo Hamburgo. Ele mora em Ivoti, uma cidade linda, limpa, policiada, com flores e organização. Dane-se Novo Hamburgo, pensa o prefeito e seu secretario inteligente.

Anônimo disse...

"Decerto" :O

Anônimo disse...

É absurdamente lamentável. Os valores estão invertidos.
Cultura...arte...com certeza esta corja não sabe o significado.

Anônimo disse...

Falando em pt: O calçadão de NH eta abandonado, bancos quebrados pedras soltas no calçamento Predios pichados etc ,uma pouca vergonha abandono total, este é o nosso cartão de visita? Calçadão Osvaldo Cruz

Anônimo disse...

Quem sabe faz a hora não espera acontecer. 2016 está aí logo logo.

Beatriz disse...

O bando de sujos e mal lavados, sim,inclusive na aparência, pois o secretário de cultura tem uma aparência de quem não lava seus cabelos a muito tempo e fede a ranço de cigarro! Esta gente incompetente detonou minha cidade, local em que nasci e cresci!Prefeitura e serviços prestados de última qualidade, além de total descaso com um patrimônio de altíssima qualidade! Se pudesse trancava a todos em um só lugar e nunca mais soltava!

Anônimo disse...

O Carlos Mossmann é um parasita da politica, não importa o partido, ele quer uma boquinha. E o resultado é este descaso com um dos maiores pintores brasileiros, reconhecido internacionalmente. E o PT representado por este prefeito alienigena, já que não é de Novo Hamburgo, conseguiu provar o que está diariamente na midia. O PT só sabe desviar e destruir. Não tem um governo de petista com regular administração. Todas são um desastre. IncomPeTencia. CB

Anônimo disse...

Também discordo do PT e do resultado do último pleito. Mas eles acabaram se elegendo por falta de uma melhor opção em termos de candidato. Sinceramente, está difícil encontrar alguém que seja realmente honesto nos últimos pleitos em quem votar. Acredito que esta seja a última eleição que eles vencem. Quanto ao museu, enquanto não for parar no jornal da RBS ou da Globo, não vai acontecer nada.

Anônimo disse...

Além de abrigar importante obra de nosso artista local esta casa tem história. Meus antepassados moraram na parte superior, uma escola funcionou ali... infelizmente vr que o que a dministração está fazendo é triste,aquela região de hamburgo Velho resguarda a história da cidade, já foi palco de festas típicas, de encontros de gerações.. triste demais.

Anônimo disse...

Votam em prefeito de outra cidade. Já esperava que coisas como essas iriam acontecer. Afinal, ele nem é de NH. Não tem noção do que esse acervo cultural tem de importante e o quanto a população tem carinho por esse lugar. Desde a infância somos levados na casa Scheffel e aprendemos a importância da preservação. É lamentável!

Anônimo disse...

Lamentável o descaso.

Anônimo disse...

O que será do nosso Pais!!!! nos roubam em dinheiro e agora acabam com a cultura!!!!! falta de respeito, falta de honestidade.....

Anônimo disse...

A alemoada da região não tá nem aí pra isso mesmo. Povo arrogante, egoísta e teimoso. Já viu o povo de NH apreciar arte, arquitetura? O que vem primeiro é dinheiro, e dinheiro no bolso é o que vale. É a mesma filosofia do prefeito.

Não é consequencia da podridão do PT, no caso de NH, eu acredito que é o descaso com a cultura e informação dos habitantes dessa cidade. Um museu por aqui é considerado lixo.

Anônimo disse...

O povão que vota a 12 anos neste
PT, certamente não vai a museus e não entende nada de cultura..........LAMENTÁVEL. A cidade num caos jamais visto antes do dos PTralhas no comando........Obras inacabadas, cidade suja sem segurança..........É TRISTE.......sinto vergonha!

Anônimo disse...

Ainda falando de Cultura e Arte Hamburguense:Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira - Carlão, esta sendo obrigada a reduzir turmas... Pode isso?

Anônimo disse...

Sera mesmo este o melhor caminho para reduzir gastos?

ACARLOSHOF@GMAIL.COM disse...

Isto é um acinte a memória cultural da cidade de Novo Hamburgo,eu jamais vi tamanho descaso das autoridades que deveriam preservar e cuidar de espaços como este, já temos poucos neste nosso país, ainda assim estes poucos são negligenciados, deixados de lado por essa corja que está no poder!Isto é uma vergonha!

Marcelo Vitor Grade disse...

Meu nome é marcelo Vitor Grade e morei em Novo Hamburgo meus 30 anos. Hoje estou morando na bahia a 1 ano e 4 meses e é lastimavel receber essa noticia de nosso museu. Esta casa abriga obras que conheci desde meu tempo do São jacó ( Escola Municipal de Hamburgo Velho ), e me sinto orgulhoso de ter feitos muitos trabalhos das matérias artisticas e culturais conhecendo o museu por diversas vezes. Novo Hamburgo com este governo esta atirado as traças não só na area da cultura, mas em diversas areas da cidade. Espero que alguém se mexa da cadeira na prefeitura e faça algo, pois só ficar sentado não dá. Abraços a todos.

Anônimo disse...

O estado islâmico destruiu estátuas milenares no Iraque e vendeu objetos menores aos museus ingleses. Devem querer adotar a mesma tática. Fechar o museu e vender as obras de arte para juntar um dinheirinho para os partidos apoiadores.

Luli Feijó disse...

Agora falta saber o destino das obras do nosso querido pintor E.F.S
Considero que pelo descaso e desrespeito deveriam voltar para o Frederico ou o Estado assumir em museu de Porto Alegre.
Porém, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo deveria prestar explicações a população e ao Ministéri Público pela atitude.

Anônimo disse...

Eu como morador de Hamburgo Velho, e alemão de origem, acho uma vergonha que o secretário da cultura,pense só em carnaval e escola de samba,e deixe de lado o patrimônio que é o museu Scheffel suas obras, seus trabalhos culturais.Como cidadão tenho vergonha de ver o museu as escuras e sem atendimento por causa de falta de verba da prefeitura.Logo no bairro que mora o ex-prefeito e atual deputado, que faz vista grossa à toda situação,pois o mesmo é do PT também, e sabe da situação do museu e já esteve muitas vezes la prestigiando as apresentações!!

Anônimo disse...

http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2015/04/apos-repercussao-nas-redes-sociais-fundacao-scheffel-deve-ser-reaberta-4737258.html

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/