Jornal gaúcho O Sul decide fechar as portas. Crise financeira abateu o diário. Edição continuará apenas na Internet.

O jornal O Sul tirou hoje sua última edição. Ele decidiu editar suas notícias apenas na Internet. Em nota de capa, o jornal alegou que a alta do dólar elevou geometricamente seus custos e não foi possível cobri-los com as receitas de venda avulsa e publicidade.

Era o único diário brasileiro circulando totalmente a cores.

Segundo editorial, o instituto Ipsos Marplan, contratado pela Rede Pampa, constatou que 97% dos leitores possuem celular, notebook,tablet ou computador, o que facilitará o acesso à edição digital do jornal, cujo acesso será gratuito.

O Sul durou 13 anos.

Haverá dispensa em massa de jornalistas, embora a redação seja bastante enxuta.

Os proprietários alegam que a migração para a Internet era inevitável, seguindo tendência mundial, mas até agora pouquíssimos jornais suprimiram suas edições impressas, a não ser quando enfrentaram crises financeiras semelhantes a do diário O Sul.

Em Porto Alegre, continuarão circulando os diários Zero Hora, Correio do Povo, Jornal do Comércio e Diário Gaúcho.

Além do jornal, a Rede Pampa possui e opera redes de TV e de emissoras de rádio no RS.

20 comentários:

Anônimo disse...

Tirando o JC restou somente a mídia sensacionalista que fornece o que o povão quer ler... sangue... sexo... fofoca!

Anônimo disse...

Faz bem em fechar as portas. Um jornal que tinha tudo para fazer a diferença, mas caiu na vala comum da desinformação e das notícias enlatadas.
Precisamos de imprensa livre e corajosa, digna de uma democracia.

Unknown disse...

O Metro também ainda circula?

Anônimo disse...

Essa porcaria marxista vai tarde... agora só falta o ZH e o Correio do Povo, esses lambe bolas do governo.

Anônimo disse...

Jornal diário em papel que conta as mesmas noticias que vimos na TV, com o mesmo enfoque, com a mesma autocensura (p.ex. não falar da Operação Zelotes pois mexe com coleguinha da imprensa) não tem motivo de existir, seja em papel ou na internet.

Anônimo disse...

Então aquela publicidade que se ouvia: "Jornal O Sul,tá todo mundo lendo", na verdade era"ninguém estava lendo"!

Lago disse...

Sinto muito, realmente. A partir de hoje abandonarei o habito diário de ler O SUL no café da Manhã e volto pro meu jornal antigo. Ler jornal por metodo eletronico ao tem nada a ver com o folhar das páginas. Repito, sinto muito mesmo

Rogério Brodbeck disse...

Lamentável notícia para o RS e, em especial, para o jornalismo impresso. Bons tempos do Diário de Notícias, do velho Correião, da Folha da Tarde, da Folha da Manhã e de tantos outros que sucumbiram progressivamente.

Anônimo disse...

jornaleco de quinta categoria, assim como ZH, CP, DG e JC.
Bom mesmo era a gazeta mercantil RS

Anônimo disse...

FALTA MAIS UM PELO MENOS.

SÓ LAMENTO PELOS PROFISSIONAIS.

Anônimo disse...

Acho que a coisa é bem maior do que isso.

Anônimo disse...

Caro Polibio
Tive oportunidade de trabalhar com o "dono" desta empresa em 198 e bota tempo.Desde aquela época ele pensava apenas na quantidade(muitas rádios e repetidoras) é claro que não poderia se "meter" em área que desconhece como um jornal....e vou adiante...até uma tv.Veja o que é a Pampa:lamentável.É uma rede de ´comunicação difigida por "curiosos".

Anônimo disse...

Lastimo muito!
Gosto do jornal por reunir ali as colunas e comentários de vários jornalistas do centro do país.
Sou assinante e continuarei lendo!

Fabrizio Moraes Fernández disse...

É lastimável que o jornal impresso "O Sul" esteja fechando as portas. No ano de 2004 trabalhei na divulgação do "Caderno Colunistas" do jornal (o qual também recebia as colunas do Políbio Braga). Sinto pelos profissionais e pelo aproveitamento da tiragem impressa que poderia aproveitar bem mais notícias da região metropolitana e do Estado, já que a rede Pampa tem rádio e tv em todo RS.

Anônimo disse...

Jornal na Internet "não ecxiste" como diria o padre Quevedo...

Maria Aparecida Vieira Souto disse...

Meus jornais são todos virtuais. Não quero saber de papel. Gosto muito d'O Sul, especialmente o Caderno de Colunistas.

Anônimo disse...

Tem mais três periodicos e duas revistas de circulação nacional que até o final do ano saem do papel e serão somente digitais pertencem a coxinhas e o corte de verbas governamentais os levará a está situação não sabem viver sem mama nas tetas dos governos.

Boa Nova disse...

Prezados, são muitos empregados que deixarão de ter seus postos de trabalho.
Nossa maior preocupação agora é com o pagamento das indenizações. SE vamos receber tudo certo.
É um momento de incertezas.

Vava disse...

Esta mídia que sempre estimulou a internet dando dicas, dizendo que seria a melhor coisa do mundo...está ai, pagando o custo de dar um tiro no seu próprio...eis o resultado...logo que começaram com esta onde internet eu já sabia o resultado...e não deu outra coisa...estimulem a internet...estimulem!

Anônimo disse...

Obrigado, Políbio, por ser o único até agora que mencionou que os profissionais serão demitidos, SIM. A imprensa, de maneira geral, insiste em noticiar que o jornal O Sul não demitirá profissionais, uma versão sustentada pelos proprietários da empresa. No entanto, demissões começaram no mesmo dia em que os funcionários deram de cara com a capa do jornal, anunciando o fim da edição impressa. Total descaso, pois os profissionais souberam da decisão junto com o público. Ao contrário do que vem sendo publicado, o jornal já iniciou demissões e criou um clima insustentável dentro da redação, em que os jornalistas são submetidos a um desrespeito diário por suas funções, pressão psicológica e total insegurança sobre o futuro. A empresa alega que não irá demitir, quando já demitiu, mas sabe-se que não há verba sequer para custear as demissões de funcionários mais antigos, caso ocorram. Tudo isso só tem um nome: teatro, e de muito mau gosto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/