ARTIGO, AMADEU WEINAMNN, ZERO HORA - BALA PERDIDA, OU A NOVA GUERRA CIVIL

Ao lado, cena da guerra civil americana - 

Cada vez que ligo o rádio, a televisão ou leio jornal, encontro sempre a notícia do assassinato de alguém pelo abominável personagem da bala perdida, do qual grande número de vítimas são mulheres e crianças.
Com vivência na advocacia e no magistério penal, pergunto-me por que o Brasil é um dos países onde a criminalidade mais cresce, não somente em quantidade, mas, fundamentalmente, em crueldade.
A desumanidade é perene, crescente e incontrolável, levando-nos à conclusão de que as ciências penais fracassaram no combate à violência nas ruas, à violência na família, à fome e à desesperança são evidentes, e não fantasiosos. Violência urbana e rural, contra as minorias reais ou culturais, sequestros, torturas, mensalões, petrolões, estudos emblematicamente paralelos às discussões que o nosso jurídico elabora sobre a melhoria das condições democráticas da nossa sociedade.
Não bastante isto, elegemos, democraticamente, como solução ao combate à criminalidade, o desarmamento do cidadão honesto.
Foi assim na Rússia de 1917, na Alemanha de Hitler, na Itália de Mussolini, na Espanha de Franco, no Portugal de Salazar, na Cuba de Fidel Castro e _ para não esquecer, no regime de 37, o ditador mandou fechar os tiros de guerra, uma instituição, até então, tradicional no Brasil.
De outra banda, vemos no artigo 2º do adendo à Constituição Americana, do Bill of Rights, há mais de 200 anos vigorando o princípio que diz: “Considerando-se que uma milícia bem organizada é necessária para a segurança de um Estado livre, o direito do povo de possuir e manter armas não será violado”.
Foi fácil desarmar o homem de bem. Bastou tirar-lhe seu inalienável direito de possuir e manter armas para seu direito de defesa. A frase é atribuída a Mao Tsé-tung: “O guerreiro usa sua espada e seu poder para dar a vida e trazer justiça; o bandido, para tirar a vida e trazer injustiça. Um povo fraco e desarmado é presa fácil para os homens maus”.

Pergunto, então: como se há de fazer para desarmar o bandido?

11 comentários:

Anônimo disse...

Resposta simples: é só facilitar o acesso às armas, ao cidadão que queira adquiri-las legalmente.

Anônimo disse...

Essas balas perdidas poderiam encontrar um comunista.

Anônimo disse...

Parabéns Dr Amadeo Waimann!
Precisamos de mais questionamentos das razões de nossos infortúnios cívico e social.
O Brasil e os brasileiros merecem conquistar a dignidade plena do viver neste território.

Anônimo disse...

Boa dr. Amadeu, pena que foi na zero hora. Anda bem que o editor postou se não poucos iriam ler.

Anônimo disse...

Já estamos em guerra civil, há tempos!

Emmanuel disse...

A tal lei do desarmamento nada mais foi do que um argumento - roto, por sinal - para justificar o recolhimento das armas do cidadão comum, tornando-o mais vulnerável aos "movimentos sociais" de caráter esquerdista, direitista ou coisa que o valha.
O Brasil é hoje um estado com interlocução firme com grupos terroristas, dos quais podemos citar alguns nomes: FARC, MST, PCC e outros.
Aliás, nem é preciso ser muito hábil para compreender a sigla PCC: Primeiro Comando da Capital? Que coisa mais boba! Só um songo não vê o que está escrito de verdade: Partido Comunista Cubano.
O Brasil está sendo entregue ao que de pior existe na humanidade, e cabe às pessoas de bem darem um basta nesse negócio.

Anônimo disse...

Esse Amadeu e advogado de bandidos. Não conheço uma só vitória judicial dele, mas Não entendo como tem prestigio na imprensa. Aliás esse e o comentário geral no foro criminal de Porto alegre.

Paulo Celso Daniel disse...

Eis aí a opinião de um criminalista de escol que não teme as patrulhas esquerdistas. Escreveu e captou a opinião de milhares de gaúchos que não conseguem fazê-las.

Anônimo disse...

o dr amadeo está certo, no plebiscito derrotamos o gaoverno com quase 70% e não foi mudada a lei. a câmara dos deputados está devendo mais essa para a sociedade brasileira. o eduardo cunha tem que desengavetar os projetos que permitem sim o cidadão de bem ter sua arma para sua defesa e de sua famiília quando precisar, do jeito que está, só bandido tem arma legal ou ilegal e o cidadão não tem a mínima chance de usar seu direito da legitima defesa. cidadão com arma já, se fizer uso indevido, tem a lei para responder, mas até lá tem que se defender desse estado bandido que governa o brasil e seus seguidores, bandidos de todas as epécies como temos visto dia a dia, povo armado sim e já, os deputados que se mexam em fazer o que o povo precisa e urgentemente.....

Anônimo disse...

Lênin já deu a barbada para a atual petezada: "Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que as mesmas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à nossa causa."

Anônimo disse...

É a "Brazuela" em franca ascensão!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/