Jornal gaúcho O Sul decide fechar as portas. Crise financeira abateu o diário. Edição continuará apenas na Internet.

O jornal O Sul tirou hoje sua última edição. Ele decidiu editar suas notícias apenas na Internet. Em nota de capa, o jornal alegou que a alta do dólar elevou geometricamente seus custos e não foi possível cobri-los com as receitas de venda avulsa e publicidade.

Era o único diário brasileiro circulando totalmente a cores.

Segundo editorial, o instituto Ipsos Marplan, contratado pela Rede Pampa, constatou que 97% dos leitores possuem celular, notebook,tablet ou computador, o que facilitará o acesso à edição digital do jornal, cujo acesso será gratuito.

O Sul durou 13 anos.

Haverá dispensa em massa de jornalistas, embora a redação seja bastante enxuta.

Os proprietários alegam que a migração para a Internet era inevitável, seguindo tendência mundial, mas até agora pouquíssimos jornais suprimiram suas edições impressas, a não ser quando enfrentaram crises financeiras semelhantes a do diário O Sul.

Em Porto Alegre, continuarão circulando os diários Zero Hora, Correio do Povo, Jornal do Comércio e Diário Gaúcho.

Além do jornal, a Rede Pampa possui e opera redes de TV e de emissoras de rádio no RS.

20 comentários:

  1. Tirando o JC restou somente a mídia sensacionalista que fornece o que o povão quer ler... sangue... sexo... fofoca!

    ResponderExcluir
  2. Faz bem em fechar as portas. Um jornal que tinha tudo para fazer a diferença, mas caiu na vala comum da desinformação e das notícias enlatadas.
    Precisamos de imprensa livre e corajosa, digna de uma democracia.

    ResponderExcluir
  3. Essa porcaria marxista vai tarde... agora só falta o ZH e o Correio do Povo, esses lambe bolas do governo.

    ResponderExcluir
  4. Jornal diário em papel que conta as mesmas noticias que vimos na TV, com o mesmo enfoque, com a mesma autocensura (p.ex. não falar da Operação Zelotes pois mexe com coleguinha da imprensa) não tem motivo de existir, seja em papel ou na internet.

    ResponderExcluir
  5. Então aquela publicidade que se ouvia: "Jornal O Sul,tá todo mundo lendo", na verdade era"ninguém estava lendo"!

    ResponderExcluir
  6. Sinto muito, realmente. A partir de hoje abandonarei o habito diário de ler O SUL no café da Manhã e volto pro meu jornal antigo. Ler jornal por metodo eletronico ao tem nada a ver com o folhar das páginas. Repito, sinto muito mesmo

    ResponderExcluir
  7. Lamentável notícia para o RS e, em especial, para o jornalismo impresso. Bons tempos do Diário de Notícias, do velho Correião, da Folha da Tarde, da Folha da Manhã e de tantos outros que sucumbiram progressivamente.

    ResponderExcluir
  8. jornaleco de quinta categoria, assim como ZH, CP, DG e JC.
    Bom mesmo era a gazeta mercantil RS

    ResponderExcluir
  9. FALTA MAIS UM PELO MENOS.

    SÓ LAMENTO PELOS PROFISSIONAIS.

    ResponderExcluir
  10. Acho que a coisa é bem maior do que isso.

    ResponderExcluir
  11. Caro Polibio
    Tive oportunidade de trabalhar com o "dono" desta empresa em 198 e bota tempo.Desde aquela época ele pensava apenas na quantidade(muitas rádios e repetidoras) é claro que não poderia se "meter" em área que desconhece como um jornal....e vou adiante...até uma tv.Veja o que é a Pampa:lamentável.É uma rede de ´comunicação difigida por "curiosos".

    ResponderExcluir
  12. Lastimo muito!
    Gosto do jornal por reunir ali as colunas e comentários de vários jornalistas do centro do país.
    Sou assinante e continuarei lendo!

    ResponderExcluir
  13. Fabrizio Moraes Fernández8 de abril de 2015 às 17:00

    É lastimável que o jornal impresso "O Sul" esteja fechando as portas. No ano de 2004 trabalhei na divulgação do "Caderno Colunistas" do jornal (o qual também recebia as colunas do Políbio Braga). Sinto pelos profissionais e pelo aproveitamento da tiragem impressa que poderia aproveitar bem mais notícias da região metropolitana e do Estado, já que a rede Pampa tem rádio e tv em todo RS.

    ResponderExcluir
  14. Jornal na Internet "não ecxiste" como diria o padre Quevedo...

    ResponderExcluir
  15. Maria Aparecida Vieira Souto8 de abril de 2015 às 20:34

    Meus jornais são todos virtuais. Não quero saber de papel. Gosto muito d'O Sul, especialmente o Caderno de Colunistas.

    ResponderExcluir
  16. Tem mais três periodicos e duas revistas de circulação nacional que até o final do ano saem do papel e serão somente digitais pertencem a coxinhas e o corte de verbas governamentais os levará a está situação não sabem viver sem mama nas tetas dos governos.

    ResponderExcluir
  17. Prezados, são muitos empregados que deixarão de ter seus postos de trabalho.
    Nossa maior preocupação agora é com o pagamento das indenizações. SE vamos receber tudo certo.
    É um momento de incertezas.

    ResponderExcluir
  18. Esta mídia que sempre estimulou a internet dando dicas, dizendo que seria a melhor coisa do mundo...está ai, pagando o custo de dar um tiro no seu próprio...eis o resultado...logo que começaram com esta onde internet eu já sabia o resultado...e não deu outra coisa...estimulem a internet...estimulem!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado, Políbio, por ser o único até agora que mencionou que os profissionais serão demitidos, SIM. A imprensa, de maneira geral, insiste em noticiar que o jornal O Sul não demitirá profissionais, uma versão sustentada pelos proprietários da empresa. No entanto, demissões começaram no mesmo dia em que os funcionários deram de cara com a capa do jornal, anunciando o fim da edição impressa. Total descaso, pois os profissionais souberam da decisão junto com o público. Ao contrário do que vem sendo publicado, o jornal já iniciou demissões e criou um clima insustentável dentro da redação, em que os jornalistas são submetidos a um desrespeito diário por suas funções, pressão psicológica e total insegurança sobre o futuro. A empresa alega que não irá demitir, quando já demitiu, mas sabe-se que não há verba sequer para custear as demissões de funcionários mais antigos, caso ocorram. Tudo isso só tem um nome: teatro, e de muito mau gosto.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/