Moody's diz que aumentaram os riscos da Caixa Federal por causa do "Minha Casa Melhor"

A agência de classificação de risco Moody's afirmou, nesta segunda-feira, que o novo programa de empréstimos da Caixa Econômica Federal que visa fornecer crédito às famílias de baixa renda para a compra de móveis e eletrodomésticos - o 'Minha Casa Melhor' - vai aumentar os riscos de crédito do banco. "A medida é negativa para o crédito da Caixa porque vai aumentar ainda mais sua exposição ao risco de crédito para mutuários de baixa renda que vão financiar essas compras a taxas de juros subsidiadas por prazos mais longos", disse a Moody's.

. Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff anunciou o 'Minha Casa Melhor', um programa de crédito para beneficiários do Minha Casa Minha Vida que vai distribuir cartões de crédito com limite de 5 mil reais para a compra de mobília e eletrodomésticos, com taxa de juros de 5% ao ano e prazo de até 48 meses para pagar. O programa beneficiará famílias com renda de até 5 mil reais mensais e os juros serão subsidiados pela Caixa, com recursos do Tesouro Nacional.

. "Somente em 2012, a Caixa registrou crescimento de 42% em seu portfólio de empréstimos, bem acima da taxa de crescimento de 16,4% de empréstimos totais do sistema bancário. A forte expansão para segmentos não tradicionais, como o financiamento de veículos e de pequenos e médios negócios, combinada com investimentos limitados em tecnologia de gestão de risco, significa um aumento de risco para a Caixa", afirmou a agência. 

* Clipping www.veja.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

"Risco"! Ora, totalmente estatal, ela nunca quebra, pois todos nós iremos pagar a conta através da inflação.

Pior que este risco é a corrupção em suas entranhas!

Unknown disse...

Esta agencia e aquela mesma que INDUZIA os otarios a investir na Grecia? Entao e uma agencia de muita credibilidade ne?

Surfista Prateado disse...

Mais uma conta, como a do BB na década de 90, por motivos bem parecidos, que acabou saindo do nosso bolso para pagar.

Anônimo disse...

Minha casa, minha vida é financiada pelo FGTS, portanto, quem deveria se manifestar (o dono do dinheiro é o profissional do setor privado)é aquele que deu origem a esse valor. O governo se considera proprietário do dinheiro do FGTS, das contribuições pevidenciárias urbanas (poupança para o futuro aposentado) e tudo o mais que o cidadão tem e que infelizmente o governo toma sem a menor pudor. Que governo é esse que não tem responsabilidade e se apropria de tudo fagilizando o bom estar das pessoas? Se brasileiro dá azar!

Anônimo disse...

Dar empréstimo sim, é muito mais fácil do que estimular o crescimento profissional! Daqui alguns dias sai o bolsa " Minha Primeira Viagem ao exterior"
- bolsa marginal;
- bolsa maconheiro;
- auxilio maternidade pra mulheres que tem filho como se fosse fonte de renda!
O q mais falta?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/