PIB de Caxias do Sul despencou 12,4% no primeiro semestre, diz CIC

Caxias do Sul é a maior e mais dinâmica economia do interior do RS.

Único município gaúcho a fazer este tipo de medição, Caxias do Sul registrou queda de 12,4% no seu PIB, conforme números apurados no primeiro semestre. A indústria, comércio e serviços de Caxias do Sul não conseguiram segurar a retração da economia. Os números do desempenho da economia local foram divulgados nesta terça-feira (2) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). 

Apesar dos números negativos, a expectativa é de melhora gradual do cenário nos próximos meses.

Em junho, a economia de Caxias do Sul registrou uma queda de 1,3% em comparação a maio e de 9,7%, se comparada a junho de 2015. 

O  comportamento apresentado no primeiro semestre do ano mostra que a tendência da economia de Caxias do Sul é de “despiorar”. Os números recentes estão melhores do que os do final do ano passado.

 O Índice de Desempenho Industrial (IDI/Caxias) mostrou que a indústria vem sinalizando há algum tempo a perda da capacidade produtiva e de competitividade. Horas trabalhadas (-36,2%) e massa salarial (-21%) foram os indicadores que mais decresceram na comparação entre junho deste ano e junho de 2015, seguidas de vendas industriais (-12,8%) e compras industriais (-6,1%). No primeiro semestre do ano, a atividade industrial registra queda de 14,2%.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/