Caxias do Sul lança plano estratégico para não sucumbir como a Metade Sul do RS

A iniciativa foi tema da palestra de Astor Schmitt (foto) na reunião-almoço da CIC nessa segunda-feira.

Nas últimas três décadas, Caxias do Sul, 500 mil habitantes, 50 mil empresas, cresceu muito e perdeu dinamismo. Foi por isto que o empresário Astor Schmidt apresentou para seus colegas empresários, segunda-feira, um plano para repensar o município no longo prazo, até 2040. Astor Schmitt, que por quase 40 anos atuou como diretor e conselheiro nas empresas Randon e hoje preside a AMJD Administração e Participações e coordena a Diretoria de Economia, Finanças e Estatística da CIC. Ele chegou a disputar a presidência da Fiergs quando o atual presidente elegeu-se para seu primeiro mandato.

Entre os principais desafios apontados pelo empresário, estão a preocupante longevidade das empresas – ele citou cerca de 20 grandes organizações, de diferentes setores, que encerraram suas atividades nos últimos 30 anos -, a alta taxa de mortalidade dos novos empreendimentos e o fato de empresas tradicionais estarem expandindo para outras regiões, estados e até no exterior. Para Schmitt, a solução está em desenvolver um processo de competitividade com sustentabilidade, evitando que o município repita o que chamou de exemplos de “passivismo” como o da Metade Sul do estado e de Detroit, nos Estados Unidos, que após longo período de apogeu econômico enfrentaram a decadência de suas atividades tradicionais. 

O que disse o empresário:

- Com atitude pró-ativa, boa noção das nossas forças e fraquezas, com articulação ampla e participativa, planejando e definindo ações concretas em resposta aos desafios e monitoramento permanentemente, Caxias seguirá bem-sucedida. Rsse plano deve conjugar a qualificação da educação com visão inovadora, ambiente macroeconômico e institucional de expansão, menos burocrático e mais amigável aos negócios, e maior eficiência do estado nos três níveis, de modo que se consiga induzir o desenvolvimento.

A propota imediata foi formatar um planejamento estratégico que está projetando Caxias do Sul para 2040, quando o município completará 150 anos. O empresário revelou que uma comitiva formada por representantes da CIC e sindicatos patronais viaja a Maringá (PR) nesta quinta-feira para conhecer a experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), criado em meados da década de 90, quando lideranças empresariais do município perceberam que a economia do município perdia seu dinamismo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse ser ultrapassado, sempre so disse bobagens do alto de seus empregos e aconchavos milionarios.

Anônimo disse...

Parabéns ao povo de Caxias do Sul. Cidade pujante e trabalhadora. Culpa desses malditos sindicalistas, juízes Robin Wood, ambientalistas etc........ Pois sugaram tanto que faliram uma cidade produtiva.

FORA COMUNISTAS.

Anônimo disse...

Parabéns ao empresario pela iniciativa. O problema maior vai ser tranformar este planejamento estratégico até 2040 em ações pontuais. Fico na torcida para o empresario e a região de Caxias consiguam exito neste iniciativa, mas se tratando de Brasil, sempre tudo fica mais complicado. Exemplo: para a Copa de 2014 não faltou planejamento, mas existem obras que ainda estão sendo feitas e sem prazo para a conclusão.

Anônimo disse...

É isso que o país precisa fazer. O brasileiro é péssimo em planejamento e um exímio improvisador.
Todo o sucesso para Caxias!!!!

Anônimo disse...

A regra número 1 do mundo dos negócios é a lealdade.
Não é o forte daquela turma.
Muitas ideias/projetos de prestadores de serviço de outras regiões do RS e de São Paulo são afanadas sem serem pagas. O resultado é o atraso.

Anônimo disse...

Será que Seu Astor teria um plano para a Metade Sul, diferente de exportar gente qualificada? Seu Astor!! Socorro!!

Anônimo disse...

Muito interessante. Assisti alguns noticiários ao meio-dia e ninguém comentou. A RBD Caxias está preocupada com a redução das verbas para semana farroupilha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/