MPF ataca manobra da AGU junto ao TCU para livrar os empreiteiros, políticos e empregados que roubaram R$ 88 bilhões da Petrobrás

O governo Dilma, o PT e seus  aliados, inclusive os corruptos empreiteiros e ex-dirigentes da Petrobrás, passaram a enfrentar forte reação do Ministério Público Federal, Polícia Federal e Justiça Federal, tudo porque tentam politizar o escândalo do Petrolão e apresentá-lo como uma iniciativa do PSDB, o que evidentemente provoca reações das instituições republicanas que não se sujeitam a este tipo de jogo e preservam o devido processo legal, sobretudo ocontraditório jurisdicional. Ao investir contra MPF, PF e JF, Dilma e sua tropa, inclusive o ministro José Eduardo Cardozo e o AGU, Luís Adams, compraram uma briga indigesta com as instituições da República. 

No desespero de impedir que as investigações cheguem a Dilma, a Lula e ao PT, o governo lançou-se perigosamente a uma série de manobras para livrar as empreiteiras. É como se deve entender a movimentação da AGU junto ao TCU sobre acordos de leniência (leia mais a seguir) e as reuniões de Cardozo com advogados da Odebrecht, que buscaram invalidar provas conseguidas pelo MPF na Suiça, manobra desmoralizada pela reportagem de ontem a noite pelo JN (leia nota a seguir).

Nesse conjunto de manobras solertes e sórdidas, inclui-se a fala hipócrita, mentirosa e criminosa, produzida ontem pela presidente Dilma. 

É neste contexto que é preciso entender o ato do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, que  entrou ontem (20.fev.2015) à noite com um pedido de ação cautelar contra a celebração de acordos de leniência entre o governo federal e as empreiteiras acusadas de corrupção no âmbito da Operação Lava Jato.

A informação, que é novidade completa neste sábado, é do jornalista Fernando Rodrigues, site UOL, que vai a seguir na íntegra. 

[GLOSSÁRIO: Ação cautelara é uma medida que busca a assegurar um direito de maneira preventiva quando há risco de que algum ato possa prejudicar o processo principal. Acordo de leniência é um acerto entre uma empresa e órgãos reguladores: a firma aceita a culpa, paga uma multa, promete ajustar sua conduta e sai livre de outras punições].
O receio do Ministério Público é que um acordo de leniência agora entre empreiteiras acusadas de corrupção e o governo federal (por meio da Controladoria Geral da União) possa atrapalhar o processo de investigação em curso, conduzido pela Justiça Federal no Paraná, com o apoio de procuradores e da Polícia Federal.
Haveria risco de o governo federal “atravessar” o atual processo de investigação, como escreveu o procurador Júlio Marcelo de Oliveira no pedido de ação cautelar ao presidente do TCU, Aroldo Cedraz:

“Fere a lógica da divisão harmônica de poderes e competências entre os diversos órgãos da República que, estando uma operação em curso, conduzida pelo Ministério Público Federal, com suporte da Polícia Federal, com amplas repercussões cíveis e penais, possa um órgão do Poder Executivo, com esfera de atuação muito mais limitada, atravessar a operação para celebrar acordos de leniência que tenham por substrato fático o mesmo conjunto de fatos já investigados pelo Ministério Público Federal”.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

11 comentários:

Anônimo disse...

Fere a lógica é o mínimo que se pode dizer desta ação comandada pelo ministro Cardozo. Já tivemos o falecido márcio thomás bastos, o rei das maracutaias a favor dos corruptos, ocupando este mesmo cargo. Pobre Brasil, com ministros da justiça deste porte!

Unknown disse...

Está batendo o desespero na quadrilha.

Anônimo disse...

Se as FFAA tomarem o país à força, pelo menos o MPF dirá: "Bom, nós tentamos mais não deu!" Bem, este desespero todo não é só do PT, é de toda a esquerda brasileira, pois eles não querem militares no topo de novo, pois significaria o fim da gigantesca "teta" secar e o fim do sonho de Fidel e do Fôro de São Paulo. Não sei como estás bestas humanas comunistas se proliferam aqui na América Latina, só pode ser por ignorância e desconhecimento do povo mesmo, não há como ver de outra forma!!

Anônimo disse...

Aqui a pá de cal da democracia brasileira em definitivo:

http://www.oantagonista.com/posts/o-pt-implode

Socorro forças armadas...

Anônimo disse...

É O DESESPERO DO FIM, PORQUE TODOS OS ENVOLVIDOS VÃO ENTREGAR A PRESIDENTA E O LULA.
AUTOMATICAMENTE TEREMOS IMPEACHMENT E O FIM DO PT.
MAS, OS POLÍTICOS PETISTAS VÃO PARA OUTRO PARTIDO E, ASSIM O MAL CONTINUA.

Anônimo disse...

A quadrilheira Dilma em parte tem razão, se o FHC tivesse privatizado essa estatal do petróleo, nada disso teria acontecido. O negócio é chutar os petralhas de brasília e PRIVATIZAR essa estrovenga que nós brasileiros temos que carregar nas costas!

Anônimo disse...

O que esperar do partido dos ladrões?
E por que todo petista graúdo tem cara de corrupto? Você já analisou bem a cara do Luiz Inácio Adams?

Anônimo disse...

É importante não confundir o ministro com a AGU. Ele não tem respaldo da instituição e é odiado por todos na AGU. Até o Sinprofaz - Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional, do qual ele fazia parte até pouco tempo - lançou há uns dois anos a campanha Fora Adams! (o q motivou sua desfiliação do sindicato).
Vejam abaixo o qto ele é benquisto na AGU:
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/adams-o-cordeiro-de-dilma?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed

Anônimo disse...

Desespero sim. Mas o medo e' do Paredao. E' o medo de todo o Comunista Terrorista. Se nao for pelo inimigo e' pelos proprios camaradas. O famoso JUSTICIAMENTO.

Anônimo disse...

Eu gostaria de entender um ponto: se quem começou tudo foi o PSDB, por que o dinheiro era entregue ao PT?

Anônimo disse...

Verdade, mas todos eles morrem....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/