MPF, Moro e Polícia Federal começam a prender os petistas do Petrolão. Renato Duque já está na cadeia.

"Que país é este ?", perguntou Renato Duque, ao lado, ao ser preso a primeira vez, antes de ser solto por Teori Zavascki a pedido de Lula -

CLIQUE AQUI para ver e ouvir o Legião Urbana cantar "Que País e este ?"

A Polícia Federal voltou a prender, nesta segunda-feira, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato de Souza Duque, apontado como operador do PT no esquema desmontado pela Operação Lava Jato. João Vaccari Neto, tesoureiro nacional do PT, será o próximo. E é só o começo. 

O site Congresso em Foco desta manhã informa que a ação faz parte da 10ª fase da Lava Jato, batizada de “Que país é esse?”, em alusão à frase dita pelo ex-diretor ao ser preso pela primeira vez, em novembro do ano passado. Desta vez, Duque foi preso em sua casa no Rio de Janeiro em caráter preventivo. Nesta nova etapa, a PF apura os crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, uso de documento falso, fraude em licitação e associação criminosa, informa a TV Globo.
Ao todo, são 18 mandados – 12 de busca e apreensão, quatro de prisão temporária e dois de prisão preventiva. Além de Duque, também foi preso em caráter preventivo o empresário e lobista de origem libanesa Adir Assad, investigado na CPI do Cachoeira por operações envolvendo a Delta Engenharia. Todos os presos devem ser levados para Curitiba, onde estão concentradas as investigações contra acusados sem foro privilegiado.

Em depoimento, o executivo Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, um dos delatores do esquema, disse que empresas de fachada ligadas ao lobista Adir Assad foram utilizadas pelo Grupo Toyo Setal, do qual ele era representante, para simular ao menos seis contratos de prestação de serviços para pagar propina a Renato Duque.

Preso na sétima etapa da Lava Jato, Duque conseguiu revogar a prisão graças a um habeas-corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, em dezembro. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contestou a soltura, alegando que Duque poderia deixar o país.

O ex-diretor de Serviços da Petrobras foi apontado como pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa e pelo ex-gerente Pedro Barusco, seu subordinado, como participante do esquema bilionário de desvio de recursos da empresa. Outro delator, o doleiro Alberto Youssef, também diz que Duque operava para o PT. O ex-executivo sempre negou participação no esquema.


10 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

O "timming" do Moro esta perfeito!!

É paulada em cima de paulada.

A "rataiada" esta enlouquecida.

JulioK

Anônimo disse...

lamentável a prisão de Duque, afinal ele so estava executando ordens do chefe, quem deveria estar em cana esta solto,lepido e gaceiro bebendo e comendo do bom e do melhor em Paris

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Um recado para o Teori Savascki:
Cara feia não é sinal de honradez,cara feia é sinal de fome.Resta saber fome de que.
Com as manifestações de ontem,será que o Teori vai ter coragem de AFRONTAR A NAÇÃO?
Dia 12 de Abril teremos outra manifestação.
ATENÇÃO:O ROUXINOL PRESO PODE CANTAR
Saudações

Paulo Celso Daniel disse...

Alô, Polibio!!!
Prenderam o Duque...!!! Será que chegam no Rei???

Anônimo disse...

A casa Caiu Petralhada!

Anônimo disse...

passarinho na gaiola canta melhor...

Anônimo disse...

Que país é esse? É um país onde ainda existem juízes (poucos, lamentavelmente) como o justo e corajoso Dr. Sérgio Moro. A vaga que existe no Supremo deveria ser dele, pelo tanto que já fez pelo nosso Estado Democrático de Direito.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Pegaram o ratão que manda nas propinas do PT.

O duque será rebaixado para marquês, podendo gradativamente ser rebaixado para conde, visconde, barão, mas certamente será com o título de escudeiro que mais se apropria ao que ele fez na petrossauros para os petralhas.

Anônimo disse...

Estou estranhando essa prisao,logo na semana em que o Duque iria depor na CPI para que o brasileiro poderia ver ao vivo o depoimento?Agora ele sera inerrogado na cadeia longe dos olhos da nacao.Eu, heim.

Anônimo disse...

Agora a mulher do Duque abre um berreiro de novo, aperta o Lula
que por sua vez manda o Zawaski
abrir as perninhas novamente e soltar o Duque sem justificativa
como ele já fez antes.
Até quando Catilina Zawaski abusarás de nossas paciência?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/