Arno Augustin: de homem forte da república a dono de café gourmet no bairro Santana

A reportagem a seguir é de Ana Clara Costa para o site de Veja desta segunda-feira. A repórter conta tudo sobre a rica família do ex-chefão do Tesouro Nacional e ex-secretário de Olívio, que voltou magoado a Porto Alegre, depois do expurgo de Dilma, onde montou um café gourmet no bairro Santana.

Conheça a história:

Diante da proporção inesperada das manifestações de 15 de março, há quem busque um culpado - ou vários - pelos desmazelos que levaram o Brasil à situação em que se encontra. A presidente Dilma Rousseff carrega boa parte da responsabilidade não só pelo cargo que ocupa, mas também por ter sido autora de muitas das derrapadas econômicas e políticas que colocaram o país em crise. Contudo, se Dilma quiser repassar a bronca a um subordinado também digno de responsabilidade, no caso o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin, terá alguma dificuldade em encontrá-lo. Isso porque o economista que foi o artífice e executor das medidas fiscais equivocadas da presidente nos últimos quatro anos simplesmente desapareceu.
Ao ser exonerado do cargo no Tesouro, Arno foi cotado para assumir a presidência da usina de Itaipu. A nomeação subiu no telhado e ele decidiu voltar a Porto Alegre, onde estudou e fez carreira. Saiu de Brasília magoado com a forma com que foi tirado do governo e com a indicação de Joaquim Levy e Nelson Barbosa para cargos de ministros. A indicação de Barbosa foi um baque, em especial, porque o atual ministro do Planejamento era um de seus maiores desafetos e havia justamente deixado o governo Dilma 1 por desavenças com o ex-secretário.
Com a derrota do PT no governo do Rio Grande do Sul, Arno está sem muitas alternativas no setor público. Foi-lhe imposto, portanto, um período sabático, o qual vive em reclusão. Economistas de São Paulo e Brasília que costumavam ter algum contato com o ex-secretário dizem achar estranho o sumiço.
O que se sabe é que, recentemente, montou uma torrefação de cafés especiais e uma cafeteria "gourmet" para alguns familiares no bairro de Santana, em Porto Alegre. Dizem os entendidos do ramo que se trata do melhor café da capital gaúcha. Mas o ex-secretário raramente é visto por lá - está (bem) distante da contabilidade do negócio.
Se os dias de Arno como servidor realmente chegaram ao fim, não significa que ele esteja na rua da amargura. Longe disso. Como boa parte dos trotskistas em atividade, o economista nasceu numa família abastada de Carazinho (RS) e é herdeiro de uma fortuna construída do setor do agronegócio. Arno sempre se mostrou desprendido da riqueza que seu pai, de quem herdou o nome, acumulava com o passar do tempo. Dono de terras, comerciante de máquinas agrícolas e empresário do setor automotivo, Arno pai nunca foi dado à política. Morreu em março do ano passado deixando três herdeiros muito bem amparados.

Claudio, o primogênito, enveredou-se no sindicalismo e, como o irmão, jamais demonstrou interesse pelo patrimônio familiar. O único a seguir o caminho paterno foi Carlos Ernesto Augustin, que hoje comanda um conglomerado de agronegócio, em especial de soja e algodão, com sede em Rondonópolis, no Mato Grosso.

20 comentários:

Anônimo disse...

MST nas terras do Arno,já

Anônimo disse...

O grupo Gerdau vai contratalo como diretor financeiro.

Luiz Vargas disse...

"Com a derrota do PT no governo do Rio Grande do Sul, Arno está sem muitas alternativas no setor público"....
Uma dica para o barbudinho PeTralha, criador da contabilidade criativa: a PrefeiTura PeTralha de Canoas está contratando cumpanheros desamparados. Um monte de PeTralha$ do desgoverno do permPTório Pinóquio já estão mamando lá.

Anônimo disse...

FERROU COM O RIO GRANDE NA ÉPOCA DE OLÍVIO (PIOR "GOVERNADOR" DO RS BOTOCUDO E PASTADOR DE CAPIM E FENO) E DEPOIS COM O BRASIL INTEIRO.

ELE E DILMA SÃO UMA VERGONHA PARA A FACULDADE DE ECONOMIA DA UFRGS.

Anônimo disse...

tem que dar o endereço para todo mundo ir tomar um café e mandar ele "socializar" a conta!

Anônimo disse...

se alguém souber o endereço, passa por favor que vou lá encher este cara de desaforo

Anônimo disse...

Com tanto "desprendimento" pela fortuna do pai, com certeza, o comunista, Arno Augustin, doou a sua parte da herança para os pobres e desvalidos desta sociedade capitalista. Não tenho dúvidas disso, já que os PTralhas agem em consonância com as suas crenças e com o seu ideário. kkkkkkkkk (riso de desdém)

Anônimo disse...

esses socialistas, em qualquer país, são realmente umas gracinhas...

deem o endereço para o Juca Kfouri, se ele aparecer em POA em dia de Grenal, talvez ele queira desfrutar de um cafe GOURMET no estabelecimento do companheiro socialista...

Anônimo disse...

Como sempre se falou, são os tais comunistas de gabine. Por que não dá o exemplo e distribui a riqueza de sua familia? Um simples hipócrita.

Anônimo disse...


"Quem não visto não é lembrado" -- mas se as investigações andarem como se espera, é provável que tenha que dar explicações, pelo menos, sobre a contabilidade criativa... e, sobre os dois bi que foram omitidos nas contas da presidência, conforme declarou o Ministro Nardes do TCU --- quem viver verá!!!

Anônimo disse...

Estes elementos psicoticos intelectuais de familias riquissimas revoltados por terem nascidos em bercos de ouro e' que sao os piores inimigos da Sociedade Livre porque escondidos atras de uma UTOPIA ascendem ao Poder, manipulam as massas de miseraveis apedeutas, inclusive colocando alguns deles no Poder, para depois realizarem suas grandes facanhas de destruicao e sabotagens que suas mentes doentias trouxeram do berco. Tipicos Hitlers, Mussolinis e Stalines do Seculo XXI.

Anônimo disse...

Justiça seja feita!
O Olívio não foi o pior Governador do RS. Foi o segundo pior.
O Rigotto foi o pior disparado até hoje.
Vamos aguardar o desempenho do Sarttori prá ver como vai ficar.

Anônimo disse...

A contabilidade criativa na venda de cafezinho pode levar a lavagem de dinheiro!

Anônimo disse...

DISCORDO do anonimo ptralha das 12:22!

OLIVIO foi e sempre será o PIOR.

Foi até agora o único mandou embora grandes empreendimentos: FORD, LAMINADORA, FABRICA DE PNEUS e OUTRA montadora de automóveis esportivos.

Isto é pior que roubar dinheiro público, não vai preso, é fazer com não entre recursos no caixa do governo estadual.

Mordaz disse...

Sua longa carreira na função pública lhe aprimorou o hábito do café, pago pelo contribuinte.

Mordaz disse...

Rigoto deixou dinheiro em caixa para pagar o funcionalismo, já Tarso deixou os cofres raspados. Tarso é o pior.
.
Por sinal, para os saudosos do Brizola, ele deu aumento de 100% para o funcionalismo no seu último dia de governador. Levou seis meses para o funcionalismo ver novamente a cor do dinheiro. O PTB era o PT de hoje.

Anônimo disse...

Vou lá e vou pedir um pão com mortadela reforçado!

Anônimo disse...

Que esse fraudador contábil cometa suas fraudes e maquie balanços, o problema é dele, dos idiotas que acreditam e nosso, que acabamos pagando a conta. O que eu não entendo é como tudo isso passa com o acobertamento dos funcionários de carreira, dos auditores (públicos e privados) e dos Conselhos de contabilidade e de economia, sempre tão rígidos e tão exigentes com o cidadão comum.

Anônimo disse...

Tem que levar como modelo a loja de 1,99 de sua chefa, GRANDE ECONOMISTA empreendedora inovadora e consultora de projetos infalíveis. O ideal seria uma sociedade dos dois gênios,aí, adeus tia chica, a concorrência vai para o beleléu.

Zkthies disse...

Conheço Augustin desde seus 15 anos. Pessoa íntegra. Embora, a meu ver, ideológicamente equivocado.Mente brilhante de cunho profissional que no minimo mereçe respeito. Errou quando usou de um expediente que mascarou balanços o que não se admite. Mas certamente sob a batuta de Dilma e Mantega.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/