Ministério Público do RS estoura máfia do lixo no RS

O Ministério Público Estadual do RSdeflagrou na manhã desta terça-feira uma operação conjunta com a Brigada Militar e o Ministério Público de Contas (MPC) para desarticular um esquema de cartel na coleta de lixo organizado por um grupo de empresários no Rio Grande do Sul. Sete pessoas foram presas. Pelo menos 25 empresas integravam o grupo criminoso. Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão em Novo Hamburgo, Porto Alegre, Tramandaí, Igrejinha, Canela, Torres, Santo Antonio da Patrulha, Alvorada, Taquara, Carlos Barbosa, Parai e Arroio do Meio.

De acordo com o promotor Ricardo Herbstrith, que coordenou a Operação Conexion, as investigações iniciaram a partir de denúncias da formação de cartel por empresas do ramo de coleta de lixo que prestam o serviço em diversos municípios gaúchos. Interceptações telefônicas ajudaram a desvendar o esquema criminoso que consistia em fraudar licitações dividindo o mercado de atuação, eliminando o caráter competitivo dos certames.

O grupo de empresários chegou a formar a Associação Gaúcha das Empresas de Limpeza Urbana (Agelurb), sediada em Novo Hamburgo. O local servia como base de reuniões onde o cartel organizava a divisão do mercado e determinava quais empresas seriam as vencedoras de determinadas licitações ou alvo de contratação emergencial nos municípios.


Conforme o promotor, há indícios de fraudes em pelo menos 12 municípios gaúchos. Entre eles estão Palmares do Sul, Tavares, Santo Antonio da Patrulha e Novo Hamburgo

9 comentários:

Anônimo disse...

E Porto Alegre, com a insistência nos containeres, não tem nada?

Anônimo disse...

Polibio, o Chedid do PSD foi preso de novo ??

Se não tiver sido avisa o Dr Ricardo que ele é o lobista da Mecanicapina!

Farás um favor ao Rio Grande

Anônimo disse...

Alguma dessas prefeituras é governada pelo PT?

Anônimo disse...

E A OUTRA, A GRANDE QUE TODO MUNDO SABE MAS O MP SE FAZ DE MOLE ???

Anônimo disse...

O Paloci deu aula neste assumto quando foi prefeito de Ribeirão Preto-SP.

Anônimo disse...

Para quem não sabe as licitações da JC lopes, é totalmente fraudulenta, e para desviar olhares, entrou a URBAN transportes e serviços... que nada mais é uma empresa no nome da filha do dono da JC lopes.... fica a dica, onde os acidentes são omitidos e não se faz compra de EPI e uniformes para os trabalhadores...

Anônimo disse...

Aqui em Viamão a macanicapina manda na limpeza urbana e o tal do Cláudio paga pro mês a propina pro secretaro

Anônimo disse...

E sobre a operação Zelotes???? Fala pra gente Polibio.....o que e isso mesmo? O que tu acha disso tudo da operação Zelotes ?????

Anônimo disse...

E Charqueadas? O JC LOpes tem todo recolhimento do lixo e o transporte urbano da cidade, com o nome de Expresso Charqueadas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/