Saiba o que os eleitores querem ouvir dos seus candidatos nesta eleição

A entrevista a seguir, intitulada "Mais dedo a dedo que boca a boca na eleição". é um trabalho do jornalista Marcus Lopes para o caderno Eu& Fim de Semana do jormnal Valor.

Leia tudo
12 de Agosto de 2016

As mídias sociais devem assumir um papel especialmente importante nas campanhas políticas deste ano. O período eleitoral mais curto, os cofres dos comitês mais vazios - por causa das restrições legais para doações de empresas - e as investigações da Operação Lava-Jato são os principais fatores para a mudança que parece surgir no horizonte. O diagnóstico é do cientista político e especialista em marketing político Rubens Figueiredo, diretor da consultoria Cepac e da Azclick, startup que cuida de redes sociais e "big data" (análise massiva de dados). Também é autor de livros como "Marketing Político e Persuasão Eleitoral" e "Cidades Nota 10-Vida Inteligente na Administração Pública Brasileira".

 Apesar de a corrupção ser um dos assuntos mais debatidos na sociedade brasileira hoje em dia, os temas municipais é que devem atrair atenção do eleitor na hora de escolher os próximos prefeitos e vereadores, observa. "Na eleição municipal, o eleitor quer saber menos de Sérgio Moro e mais se o caminhão recolheu o lixo como deveria", afirma Figueiredo.

 A seguir, os principais trechos da entrevista concedida ao Valor:

Valor: Em outubro, ocorrerão as primeiras eleições após o início da Operação Lava-Jato. As discussões sobre corrupção devem pautar as campanhas?
Rubens Figueiredo: Não acredito. As pesquisas qualitativas e quantitativas que temos realizado, bemcomo o acompanhamento das redes sociais, mostram que os eleitores estão discutindo nas cidades os problemas das cidades. O ônibus passa na hora certa? Quanto tempo leva para se marcar uma consulta no especialista? Meu bairro está bem cuidado? A escola de educação fundamental do meu filho é boa? Esses problemas são exclusivamente da cidade. Existem outros dois assuntos que não são do âmbito exclusivamente municipal, mas que também aparecem nas discussões: geração de emprego e segurança pública.

Valor: A segurança pública é um assunto que geralmente é de responsabilidade dos governos estaduais. Mesmo assim ela deve ser abordada pelos candidatos, dada a preocupação do eleitor por causa da escalada da violência?
Figueiredo: As prefeituras têm feito muito nessa área. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

2 comentários:

Façanha, o advogado do povo disse...

Vou anular meu voto, assim, conquisto e asseguro o direito de abster-me do participar numa eleição, que sempre encerra interesses escusos apelidados de "cívicos".

Anônimo disse...

Todos falam a mesma BABOSEIRAS. Não vamos perder tempo, por um será eleito de qualquer jeito e não vai fazer nada mais que levar os se CCs. Ouvir ASNEIRA NUNCA MAIS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/