Líderes de seis Partidos criticam "intromissão" ilegal do STF nas prerrogativas da Câmara.

Líderes do PMDB, Solidariedade, PTB, PR, PSC e PTN assinaram nota nesta quinta-feira com críticas à decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, que afastou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato parlamentar e da presidência da Casa.

Aliados de Cunha tentavam a adesão de partidos da oposição como DEM, PSDB e PPS para fazerem discursos na tribuna contrários à "intromissão do Supremo", mas eles sequer assinaram o comunicado. O texto afirma que os líderes "receberam com preocupação" a decisão monocrática de Zavascki tomada, para eles, "sem qualquer urgência aparente".

"Tal preocupação ganha maiores contornos diante da violação do mandato eletivo, sem a devida guarida constitucional, por se tratar de atribuição exclusiva da própria Câmara dos Deputados", dizem os líderes.

Segundo os parlamentares, a decisão mostra "desequilíbrio institucional entre os poderes da República, cuja manutenção pode acarretar consequências danosas e imprevisíveis para a preservação da higidez da democracia no Brasil"

14 comentários:

Emmanuel disse...

Isso se resolve de forma fácil: cortem as verbas do STF ...

Anônimo disse...

A saída do PT do poder, traz à tona várias contradições que estavam "adormecidas" enquanto o PT de Lula e Dilma governavam de 2003 a 2015.

Os partidos de direita agora agem como matilhas que estavam enjauladas e que , de uma hora para outra, vêem-se soltos para começarem a se banquetear, querendo colocar em dia um jejum de uma década...

Os partidos de direita até alguns dias eram oposição. Se deram conta talvez de que agora são governo e situação!

O Poder Judiciário é o maior perdedor de toda essa crise. O STF nunca mais será o mesmo...

Anônimo disse...

Não declinaram o nome e nem quiseram assinar o manifesto? estaraim com medinho de serem os próximos?

Anônimo disse...

Por trás de tudo isso está o medo de que Cunha possa aderir à nova moda musical que tomou conta de Brasília e Curitiba...

A moda da "delação premiada"...

Quando um político adere a essa moda musical, começa a cantar tudo o que sabe...

Anônimo disse...

Se os politicos e justiça não se entendem, aparecerá uma nova força que fará o entendimento no país, esse filme já passou.Cada um usa a "Democracia"a seu favor.

Anônimo disse...

A maioria da Câmara formada por mais de 500 deputados eleitos pelo povo não é obrigada a seguir uma decisão esdrúxula "monocromática" de um juizeco nomeado pela quadrilha que resolveu rasgar a constituição!

Anônimo disse...

6 partidos que estão com o c.... na mão porque se o cunha falar, acabam amanhã.

CaioB disse...

Nenhum elemento do stf foi eleito pelo povo.
Nenhum deles tem sequer um voto.
Onde está a representatividade?
Onde está o meu direito?
Ou apenas devo pagar impostos e seguir quieto para o matadouro?
Como disse o Senador hoje a tarde: o leite ferveu e extravasou a leiteira.
será que as criaturas não se tocam? Não serão os mortadelas a protestar, mas sim o povo.
A fome é má conselheira e o povo faminto......

Anônimo disse...

A retaliação perfeita do Congresso seria a votação do fim da indicação política para Ministros do Supremo e , aumento de salários no STF compatíveis com a crise enfrentada pelo país dos Srs Magistrados .
O Brasil aplaudiria de pé!!!!

Luiz Vargas disse...

Impre$$ionante a independência dos poderes neste país!
O executivo interfere no legislativo, via propinas para a ba$e aliada alugada, que vota tudo que mandar que seja votado.
O poder judiciário interfere no legislativo de maneira capciosa e ardilo$a para saldar o favor recebido na indicação de alguns ministros que são desprovidos de comPeTência, inclusive para exercer a profissão de advogados de porta de cadeia, mas são providos de um apego a proximidade do poder e de uma ambição sagaz e ilimitada.

Anônimo disse...

Isso ai defendem o Cunha. o Paulinho da força,ambos reus no STF

Anônimo disse...

Imagina um bandido entrar na sua casa e roubar o seu dinheiro que foi duramente conseguido. Todo mundo ia dizer, inclusive o editor, que o morador teria direito a matar o bandido. Vi inúmeras vezes aqui que bandido bom é bandido morto.
Pois bem, o bandido aqui é Eduardo Cunha, que roubou dinheiro de muita gente, afinal a Petrobras deveria pertencer aos acionistas e ao povo brasileiro. Aí vai o Eduardo Cunha e mete a mão na grana.
Não, o Eduardo Cunha não merece ser destronado do cargo. Ele merece bem mais. Merece cadeia, como deveria ser com qualquer bandido.
E se a Câmara não consegue dar andamento ao afastamento do seu Presidente, porque o mesmo usa do seu poder ilegalmente para atrapalhar a justiça( que nesse caso é a Câmara dos Deputados) significa que ele deveria ser não só afastado do cargo, mas também preso, por atrapalhar essa justiça. Nesse caso, o poder do Eduardo Cunha desestabilizava a Câmara, e portanto o equilíbrio foi restabelecido pelo STF.
O povo quer justiça para todos os bandidos, sejam petistas ou não.

Anônimo disse...

Na verdade estão com medinho da delação premiada do Cunha. Vai ser uma festa só.

Anônimo disse...

Caro Políbio
Como o PSDB é covarde! Não se posiciona com relação a merda nenhuma, tampouco para defender a Instituição da qual faz parte. O DEM TB e o PPS do destemido Rubens Bueno tb deu pra trás. Cambada de covardes. Parecem papagaios em cima do muro, que não se atrevem a comentar nem o estupro da Constituição. O Aécio parece que está debaixo de alguma mesa no Senado, já que não o vejo sequer falar alguma coisa. Me espanta o Caiado estar calado. Credo, que decepção.
Esther

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/