STF suspende o mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha

CLIQUE AQUI para ler as razões invocadas por Teori Zavascki para afastar Cunha.


O ministro Teori Zavascki, STF, acaba de afastar o presidente da Câmara do cargo. Trata-se de uma liminar. Ele terá que ficar fora da Câmara até que a Corte decida se ele fica ou sai, o que acontecerá esta tarde.

O deputado foi procurado pelos oficiais de justiça para tomar conhecimento da decisão.

Seu mandato está suspenso, portanto ele ainda mantém imunidades, mas não poderá exercer as funções.

A liminar de Teori Zavascki atende a um pedido do procurador-geral da República Rodrigo Janot, que em dezembro pediu o afastamento do parlamentar por considerar que há indícios suficientes de que o peemedebista tem utilizado o cargo de congressista para travar investigações contra ele e envolvendo o bilionário escândalo de corrupção do petrolão. Uma das fases da Operação Lava Jato, denominada Catilinárias, foi deflagrada no final do ano passado para colher provas contra políticos suspeitos de atuar para blindar as apurações do petrolão.

Ao pedir o afastamento do deputado, Janot defendeu que a medida era crucial para "garantir a ordem pública", a regularidade das investigações e a atuação normal das investigações do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O Ministério Público diz que as suspeitas contra Eduardo Cunha são "anormais" e que as acusações contra ele de manter dinheiro de propina em contas secretas na Suíça e de ter recebido propina de operadores do esquema do petrolão podem acarretar a perda do mandato. Ao todo, Rodrigo Janot diz ter reunido onze situações em que Eduardo Cunha usou seu mandato para travar ou pelo menos atrasar as investigações da Lava Jato.

6 comentários:

Anônimo disse...

Só caiu antes porque o próprio STF alterou a constituição e permitiu essa insanidade de quase um mês entre a admissibilidade na câmara e após no senado federal do impeachment!!! Uma vergonha !!!! Um STF totalmente aparelhado !!!!

Anônimo disse...

Tiraram o Cunha. E o Renan Calheiros, nada ?

Anônimo disse...

Muito parcial. E o Renan?

elias disse...

E o pessoal ainda acha que falta alguma coisa para que sejamos uma nova venezuela!
Eu já comprei uns 60 rolos de papel higiênico e pretendo entrar para a nomenklatura e pro politisburo para melhorar de vida.
Onde me filio?

Anônimo disse...

E agora que o Cunha caiu... a petezada vai calar a boca?

Anônimo disse...

Quer dizer que todos são iguais perante a Lei? Então tá! Depende da vontade do pau mandado Teori. Já estou vendo o Cardoso no Supremo pedindo a nulidade do impeacment na Câmara porque feito por Eduardo. Ele já havia dito que faria isto. Parece que combinou com Teori para ter argumentos. Podridão é pouco.
Esther

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/