Simers e OAB podem ir até a OEA para impedir que continuem as cenas degradantes nas emergências psiquiátricas do Sus em Porto Alegre

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS) - vão unir esforços para fazer valer os direitos humanos dos pacientes que são mantidos em condições degradantes nas emergências psiquiátricas do SUS em Porto Alegre. Caso não haja uma ação de gestores municipais para alterar o quadro, as duas entidades vão levar a denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos que integra a Organização dos Estados Americanos (OEA).

O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, entregou um documento ao presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, no fim da tarde desta segunda-feira, com detalhes dos flagrantes da precariedade em que são mantidos dependentes químicos e doentes com transtornos psiquiátricos no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) e no Postão do IAPI, os dois do município de Porto Alegre. No PACS, pacientes dormem no chão, por falta de vagas. "Os doentes têm plaquinha na parede com seu nome, que corresponde a uma fração do lote da emergência", descreveu Argollo.

Breier recebeu fotos e dados estatísticos sobre a permanente superlotação de serviços, que gera as cenas degradantes. 

Além da psiquiatria, a crescente violência e falta de segurança também ser alvo de ações conjuntas. O PACS tem sido atacado por criminosos, com intensificação do medo e tensão desde setembro de 2015. "A população está com medo. Médicos relatam que o fluxo caiu pela metade nos últimos meses", informou Argollo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não e so na psiquiatria. Entra lá na Harvard da Ramiro para ver o caos, pessoas gemendo, merda e urina no ambiente, "plaquinhas" em macas.
So porque os professores da UFRGS sao esquerdopatas ninguem fala isso?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/