Justiça nega ação do governo gaúcho contra dívida com a União. Planalto estaria disposto a abater 40% dos pagamentos mensais pelo prazo de um ano.

Ontem, o ministério da Fazenda passou aos jornalistas que cobrem a área, a informação de que o governo Dilma estaria disposto a abater até 40% das prestações das dívidas dos Estados com o TEsouro, pelo prazo de um ano. A contrapartida seria o apoio dos governadores ao projeto que recria a CPMF. O valor corresponde a algo como R$ 120 milhões mensais que o governo gaúcho dispenderia todo mês - R$ 1,4 bilhão em um ano. O governador gaúcho, no entanto, quer três anos de carência. 

O governo gaúcho perdeu no juízo de primeiro grau a ação que pedia a revisão da dívida com a União. O Piratini havia ingressado com ação na 2ª Vara da Justiça Federal no último dia 22 questionando a interpretação da Secretaria do Tesouro Nacional da lei lei 148/2014, que trata do refinanciamento das dívidas de estados e municípios com o governo federal.

O Estado entende que a Secretaria do Tesouro Nacional aplicou de forma errada a correção da taxa Selic ao usar juros capitalizados e não simples. A ação foi indeferida pelo juiz da 2ª Vara da Justiça Federal nesta quinta-feira.

O Piratini recorrerá.

Enquanto demanda judicialmente, Sartori prossegue negociando diretamente com o ministério da Fazenda, conforme informou quarta-feira em almoço público na Federasul.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sartori, que tu ta esperando pra dar um calote nesta divida?
Manda estes trouxas que nos financiam comer capim.
Aproveita e aumenta a receita do estado com mais aumento de impostos, desta forma terás grana em caixa pra aumentar os benefícios dos políticos bem como aumentar o funcionalismo ativo e inativo.
Não comete a besteira de vender ou fechar as empresas estatais,lembre que elas são do povo e o povo é contra qualquer venda ou fechamento.
A gauchada , a mais politizada deste país esta ctgo e te apoia.
Coloca pra correr esta direita, que são, felizmente uma minoria que não gostam de pagar impostos.

Anônimo disse...

Afinal quem paga a CPMF é a população ou o governador? Se é a população, então buscar apoio do governador, é estar no caminho oposto.

DIGO NÃO A CPMF e se PASSAR DIGO MORTE A TODOS OS POLÍTICOS.

Anônimo disse...

calote na divida , aumento de impostos já e contra qualquer privatização, pois são empresas do povo a serviço do povo e quem paga a conta é o povo através de impostos.
aumento de salario já pro funcionalismo ativos e inativos.

Anônimo disse...

Petistas filhos da puta. Querem arrancar até o ultimo tostão do povo. Sartoti aceitando este acordo está liquidado politicamente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/