Artigo, Ferreira Gullar, Folha - Me engana que eu gosto

Me engana que eu gosto", por Ferreira Gullar
Folha de São Paulo

Vou hoje comentar o discurso que Lula fez na abertura da Marcha das Margaridas, em Brasília, há algumas semanas. Apesar do atraso com que o faço, parece-me oportuno comentá-lo pelo caráter exemplar da maneira como, ele, ex-presidente da República, manipula os fatos da realidade nacional.

A tal marcha foi organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), certamente por iniciativa de Lula, visando pôr em prática o conselho que tem dado a Dilma para enfrentar sua crescente impopularidade.

Na sua opinião, ela deveria ir para as ruas mobilizar o povo contra os adversários. 

Sucede que onde ela aparece é vaiada. Logo, para "falar às massas", terá de fazê-lo em recinto fechado, como tem feito ultimamente.

A Marcha das Margaridas começou na rua quando Lula discursou –mas foi solidar-se com Dilma dentro do Palácio do Planalto, longe do povo. Ali, devidamente protegida, disse o que sempre diz, isto é, que as dificuldades são passageiras, pois se trata apenas de uma travessia.

Já o discurso de Lula merece ser comentado, por ser exemplo da versão que ele (e o PT também) apresenta dos fatos políticos e particularmente das sucessivas denúncias que têm vindo a público com as delações feitas pelos sócios do governo petista nas propinas.

Ele começou o discurso pedindo compreensão para os erros do governo, mas logo em seguida afirmou que a responsabilidade da crise não cabe à presidente Dilma Rousseff. Diz isso para depois admitir que ela erra, mas erra como todo mundo e, por isso, devemos ter compreensão com seus erros. A essa altura, quem o ouvia certamente se perguntava, afinal das contas, se Dilma errou ou não errou. Mas o objetivo era exatamente esse: confundir o pessoal.

Logo depois, mudou o tom de sua fala, alegando que "este é o momento de a gente levantar a cabeça e dizer para a companheira Dilma que o problema, pelo qual o país está passando, não é só seu, é nosso".

Ou seja, a culpa é de todos. Portanto, "se ela errar –porque todo mundo erra– temos de levar em conta que ela é nossa e temos de ajudá-la a consertar".

O discurso é uma descarada embromação. Se o país está em crise, a culpa não é de Dilma, mas teríamos todos de ajudá-la a consertar o erro, ou seja, como ela é nossa, "vocês terão de apoiá-la a qualquer custo". Sim, porque, se os próprios petistas se convencerem de que Dilma levou o país ao impasse por incompetência, a culpa será dele, Lula, que a fez presidente da República.

Por essa razão, mais uma vez, há que enganar os que ouvem seu discurso, deliberadamente confuso e embromatório. Mas nisso Lula é mestre, e o ensinou a seus auxiliares imediatos. A verdade, porém, é que essa conversa de Lula só engana quem quer ser enganado.

De qualquer modo, com a inflação crescente, os preços todos subindo e o desemprego aumentando a cada dia, não é possível, mesmo para Lula, descomprometido com a verdade, afirmar que está tudo bem. Por isso, forçado a reconhecer que a coisa vai mal, transforma Dilma em vítima. Mas sua desconsideração com a verdade não tem limites, pois chega a afirmar que ele também já passou por situação semelhante, em 2005, quando tentaram contra ele o impeachment e "só levantei a cabeça graças a vocês".

Tudo mentira, já que, naquela ocasião, ninguém tentou derrubá-lo, nem havia crise econômica ou política, como agora; o que havia era o escândalo do mensalão, quando ele e sua turma usaram dinheiro público para comprar deputados. A falcatrua foi comprovada e seus principais auxiliares –José Dirceu, Genoino e Delúbio Soares– foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal.

Ele, Lula, esperto como sempre, escapou dessa e, apesar disso, em vez de se envergonhar do que fez, apresenta-se como vítima de uma conspiração que visava derrubá-lo.


Segundo ele, o mesmo se tenta agora com a Operação Lava Jato. Tudo conspiração da elite branca contra ele e seus comparsas, os defensores dos pobres que, de tanto defendê-los, ficaram ricos.

11 comentários:

Anônimo disse...

O Lula é um enganador desde os velhos tempos de sindicalistas,só os incautos caem na conversinha dele.

Anônimo disse...

SE UM TOSCO DESTES FAZ UM DISCURSO ASSIM NUM PAÍS DESENVOLVIDO,ELE É COLOCADO NUMA CAMISA DE FORÇA E LEVADO AO HOSPÍCIO...OU IAM RIR DELE E SENTIR PENA...AQUI UM BLÁ BLÁ BLÁ DESTES SEM NEXO,SEM EIRA E NEM BEIRA,É TIDO COMO UM GRANDE DISCURSO,DE UM GRANDE EX-PRESIDENTE...A DIFERENÇA É O PAÍS ONDE ELE ESTÁ...O POVO VAI ACREDITANDO NESTES POPULISMOS QUE JÁ DEVERIAM ESTAR ENTERRADOS...O POPULISMO ESQUERDISTA É COMO O DISPARO DE UMA BOMBA NUCLEAR NO CÉREBRO DOS IGNORANTES,UM EFEITO DEVASTADOR, COMO ESTÁ ACONTECENDO ATUALMENTE.FORAM AGRACIADOS COM BOLSAS FAMÍLIAS,CASINHAS POPULARES,PROMESSAS DE CONTAS MAIS BAIXA,E LEVARAM OS VOTOS EM CADA ELEIÇÃO.HOJE,O QUE SE VÊ,É UM PAÍS ONDE REINA O CAOS,A ECONOMIA EM FRANGALHOS,O PIB NEGATIVO,DÉFICIT DE 30 BILHÕES,ETC ETC....AÍ ENTRA A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: PORQUE ESTA GENTALHA NÃO ESTÁ PRESA? O QUE ESTÃO ESPERANDO?ATÉ QUANDO VÃO SE MANTER NO PODER?

Anônimo disse...


O Globo disputa com Veja quem vai fechar primeiro.

O site propmark noticia que os jornais "O Globo" e "Extra" (versão mais popular e menos reacionária das Organizações Globo voltado para o Rio de Janeiro) demitirão entre 300 e 400 funcionários das áreas de jornalismo e de comercialização. "O Globo" foi o mais atingido.

Nota-se que estes jornais estão cortando em áreas vitais para a sobrevivência da empresa, na produção de noticiário e na área de vendas. É o rumo para fechar as portas, tomando o mesmo caminho da revista Veja.

Motivo? Queda no faturamento publicitário, segundo o site propmark. Os jornais não estão faturando o suficiente para cobrir as contas, estão acumulando prejuízos e não há chance de recuperação.

De tanto fazer propaganda terrorista para haver crise, de tanto provocar azia e depressão em seus leitores, de tanto mentir ou omitir sobre a verdadeira conjuntura mundial e nacional, de tanto fazer sensacionalismo e apostar no "quanto pior, melhor" demotucano, de tanto semear ódio, golpismo e desesperança, a Globo está colhendo o que plantou: crise.

Bem feito para os donos e para os demitidos que faziam o trabalho sujo com prazer para os patrões.

Só é lamentável o desemprego de quem trabalhava lá a contragosto, por falta de opção. Mas é o preço de não lutar pela democratização das comunicações. Se tivesse mais diversidade, haveria mais opções de emprego para todos.

Nota-se também que o jornalismo das Organizações Globo não está conseguindo sobreviver e se adaptar à era da internet. Mesmo quando a crise econômica passar, a Globo não se recupera e continuará perdendo leitores e audiência para a internet......

Anônimo disse...

Políbio, pare de publicar esses textos da assessoria de imprensa petista que esses lixos humanos movidos a mortadela e tubaína ficam postando no teu blog.

Anônimo disse...

Voce esta preocupado com a globo ou com a falácia de lula.

Anônimo disse...

Este são os verdadeiros esquerdistas , escreve , desenha , filma e mostra e não enxerga .Os blog únicos e revistas que eles lêem é pura realidade , será que ele já viu que um dos blog já foi pego , vai ser fanático cara ! Se é pra ser fanático seja pelo menos com Deus apersar que fanatismo é uma coisa muito séria.

Anônimo disse...

Cara você é bom o ou faz de bobo pra viver? Fala , desenha e mostra e o cara acha que é conspiração da elite branca , coxinha e por aí vai já sabemos de cor salteado o que eles falam .Fanatismo leva a loucura viu ? Se é pra ser seja pelo menos com Deus e ficar colocando um simples homem em um altar , pelo amor de Deus é pra acabar com o pique Goiás e o queijo de Minas .

Anônimo disse...

Cara você é bom o ou faz de bobo pra viver? Fala , desenha e mostra e o cara acha que é conspiração da elite branca , coxinha e por aí vai já sabemos de cor salteado o que eles falam .Fanatismo leva a loucura viu ? Se é pra ser seja pelo menos com Deus e ficar colocando um simples homem em um altar , pelo amor de Deus é pra acabar com o pique Goiás e o queijo de Minas .

Anônimo disse...

Este são os verdadeiros esquerdistas , escreve , desenha , filma e mostra e não enxerga .Os blog únicos e revistas que eles lêem é pura realidade , será que ele já viu que um dos blog já foi pego , vai ser fanático cara ! Se é pra ser fanático seja pelo menos com Deus apersar que fanatismo é uma coisa muito séria.

Anônimo disse...

Com o texto das 15.09 dá pra ver que estes caras não se entregam, porque sempre tem um otário para acreditar neles.
Basta ver o nível de ensino do brasileiro. Tem muita gente que, depois de estudar vários anos, não sabe ler nem fazer contas. Esta massa de manobra é que vota nestes cafajestes. Eles formam os futuros eleitores e ainda os compram com as BOLSAS.....E, PIOR, permitem a entrada, nas universidades, de pessoas com baixa formação escolar.
Com a urna eletrônica nunca vamos nos livrar deles.

Anônimo disse...

Não use o nome de Deus em vão anonimos das 20:15 e 20:19. Deus está acima dos desejos das pessoas. Alias, nas cruzadas, mataram muita gente usando o nome de Deus em vão. Podem ficar brabinhos, mas não briguem com a noticia (e não opinião) da postagem do anonimo das 15:09. Não gostaram? Tomem remedinho para depre ou orem, segundo suas crenças para serem curados de vez da "sindrome do cachoro vira lata".
Leiam o blog e não sejam lidos, 90% das opiniões é pregando o caos, contra o governo federal ou algum governo do PT. No caso das Organizações Globo e da Veja, não divulgam uma materia positiva a favor do Brasil. Isso assusta o consumidor e os empresários. Resultado: Pouco investimento de anuncios, redução de vendas e redução de audiencia, ou seja, sofrem daquilo que pregam. Ou não pe verdade que eles são dão noticia ruim?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/