Câmara aprova a PEC da Bengala. Governo do PT não pode mais aparelhar o STF.

Eduardo Cunha e o PMDB impuseram nova derrota acachapante ao governo e ao PT. Dilma deixará de nomear 5 novos ministros. 

Segundo release enviado ao editor pela Agência Câmara, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 333 votos a 144 e 10 abstenções, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 457/05, que aumenta de 70 para 75 anos a aposentadoria compulsória de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas da União (TCU) e de outros tribunais superiores.

A proposta visa evitar que o governo Dilma, PT, nomeie novos ministros, já que os atuais poderão ficar mais 5 anos nos cargos, ou seja, até que assuma o novo presidente.

Os deputados querem evitar o aparelhamento completo das Cortes Superiores.

Os deputados votarão, em seguida, destaque do PT que pretende fazer valer a regra apenas após uma lei complementar e para todos os servidores. Como o destaque retira parte do texto da proposta, serão necessários 308 votos a favor desse trecho para mantê-lo na redação final da PEC.
Indicações ao Supremo são novo foco de tensão

A votação ocorreu após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, suspender a votação da Medida Provisória 665, que muda regras de acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial.

Embora a MP tranque a pauta da Câmara para projetos de lei, por exemplo, a PEC da Bengala se sobrepõe por ser uma proposta de alteração da Constituição. A aprovação da PEC retira da presidente Dilma Rousseff o poder de indicar até cinco ministros do STF até o final de seu mandato, em 2018.

3 comentários:

Anônimo disse...

Deu pra bolinha de voces, petralhas. Agora acabou a moleza e o restante vem depois.

Anônimo disse...

Ficou escancarado o placar do IMPEACHMENT:

SIM - 333 NÃO - 144 Abst: 10

elias disse...

Apoarelhado já está, e faz tempo! O que realmente aconteceu é que fica claro que a câmara não confia no senado!
Aposto um bolachão de bico que esse fachin, mst de carteirinha vai ser aprovado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/