Chefe do Ministério Público do RS denuncia: "União nos trata como colônia"

O chefe do Ministério Público do Estado, Eduardo Lima Veiga, fralando da tribuna da Assembléia Legislativa do RS, esta tarde:

- O pano de fundo, no horizonte institucional, é o pacto federativo. Não é possível escamotear a dura realidade: temos que deixar de ser dependentes da União, que mantém com os Estados uma relação de metrópole, como quem olha para suas colônias, para além do extrativismo econômico, com uma arrogância mal disfarçada de que pretende ter todas as soluções, tanto mais inócuas quanto mais sofisticadas e amparadas em premissas irreais, e que sequer são partilhadas com a população.

Sobre esta depravação do pacto federativo, disse esta tarde ao editor o advogado Luiz Francisco Correia Barbosa:

- É hora de convocar a Constituinte. Do jeito que está, não dá mais.

O advogado quer uma Constituinte de candidatos que não ocupem funções legislativas no momento, defende candidaturas avulsas e quer que depois dela nenhum dos seus membros possa candidatar-se. 


12 comentários:

Anônimo disse...

passaram as dividas para a união,agoram falam em pacto federativo para mudar o status quo,discurso que encobre o real objetivo,ter mais grana para aumentar ainda mais os privilegiados em mamar nas tetas do estado.Esta gente não tem cura,tudo em pro deles e a nós os mortais so resta pagar impostos.

Anônimo disse...

Os brasileiros estão sendo conduzidos como gado a um regime totalitário que a grande mídia esconde de forma intencional. Os gaúchos jamais, pela sua história de lutas, aceitarão este comunismo ensaboado.
Que se faça um plebiscito com o povo riograndense para definir o modelo de pacto federativo que interessa e que se consolide também a opção pelo regime republicano democrático que está na alma gaúcha.

Anônimo disse...

COM CERTEZA SIM.

MAS O RS TAMBÉM SEMPRE SE "ACHOU".

DESDE QUE ERA COLONIA DE SÃO PEDRO.

NOSSOS DEPUTADOS NO PASSADO, FORAM CONTRA A CONSTRUÇÃO DA ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR NO RIO.

ESTA COISAS SEMPRE DEIXAM SEQUELAS.

Anônimo disse...

QUEM manda no Brasil é o NORDESTE, ORA ESSA!

Isto desde os tempos das Capitanias, RGS não passa de uma colonia.

Anônimo disse...

Esse negócio de constituinte no momento atual é golpe, é coisa de esquerdista, não vão atrás dessa conversa fiada, melhor deixar como está, se mexer vai ser para piorar para o país que trabalha e ainda funciona, e melhorar para esse governo corrupto e que quer acabar com a democracia de vez! A nova constituição deveria ser feita sob o olhar atentos dos militares, mas nem os milicos são confiáveis!

Anônimo disse...

NÓS PRECISAMOS URGENTEMENTE UM NOVO PACTO FEDERATIVO.

NÃO SERVE MAIS AO POVO BRASILEIRO ESTA FORMA CORRUPTA DE ADMINISTRAR O DINHEIRO NOSSO, DO POVO BRASILEIRO.

NÃO QUEREMOS MAIS UM PRESIDENTE CORRUPTO; UM JUDICIÁRIO CORRUPTO E MANDADO PELO FIDEL CASTRO-PT- CORRUPTO; NÃO QUEREMOS MAIS SER MANDADOS PELO LEGISLATIVO FEDERAL CORRUPTO.

QUEREMOS QUE O DINHEIRO DO RIO GRANDE DO SUL FIQUE NO RIO GRANDE DO SUL.
QUEREMOS SER GOVERNADOS PELO NOSSO HONRADO GOVERNADOR; QUEREMOS QUE AS NOSSAS LEIS SEJAM FEITAS PELOS NOSSOS LEGISLADORES, QUEREMOS CONTROLAR OS NOSSOS POLÍTICOS E, O NOSSO DINHEIRO.

QUEREMOS SER UMA FEDERAÇÃO, NÃO CAPACHOS DE CORRUPTOS DOS TRÊS PODERES DE BRASÍLIA.

BRASÍLIA NÃO É O BRASIL, BRASÍLIA É UM CÂNCER QUE ESTÁ MATANDO O POVO BRASILEIRO E, O BRASIL

Anônimo disse...

Simples, muda a Constituição Federal, a qual o PeTe foi acusado de não assinar e o PMDB de Sartori, foi o maior protagonista.

Anônimo disse...

Possível futuro ministro do STF Luis Edson Fachin é petista e comunista:
https://www.youtube.com/watch?v=L0dPagsHJOU
https://www.youtube.com/watch?v=O86fFhXNKhU

Anônimo disse...

Não adianta reformar coisa alguma se não tivermos gente honesta nos representando. Simples assim..!

Anônimo disse...

Queremos o fim das urnas eletronicas melhor e contar os votos em 10 dias do que Trabalhar 365 dias para pagar as contas e aumentos de luz e impostos tenho dito.

Anônimo disse...

Queremos forraaa as urnas eletronicas podemos contar votos 15 dias.Para nao ter que trabalhar 385 dias para pagoar contas deste gestores larapios..

Anônimo disse...

QUE TAL A SEPARAÇÃO????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/