Não abra e-mail de banco, porque banco não manda e-mail.

O leitor deve prestar muita atenção a golpes de toda ordem que são tentados via Internet, o que significa não abrir e-mails de bancos e sobretudo não abrir links e preencher o que ali é recomendado.

Os bancos não pedem nada pela Web.

O golpe mais recente é o que se encontra no e-mail abaixo, enviado pretensamente pelo Bradesco (na mensagem existem erros grosseiros de grafia):

Email do Destinatário:
Nome do cliente
Descrição ou motivo:
Dados cadastrais divergentes , atualizar tabela de chaves
Prezado Cliente,
Seu serviço Bradesco encontra-se em processo de suspensão no prazo de 5 dias !
Motivo: Caso não Feita de atualização de segurança imposta pelo sistema bancário bradesco 
será cobrado uma taxa R$ 89,50 para o envio de um novo cartão de Chaves.
Faça sua atualização ( Tempo extimado 7 minutos )

CLIQUE AQUI

5 comentários:

Alberto disse...

Já recebi vários deste tipo 'em nome' da Caixa, Bradesco, Banco Brasil, Cielo...O brasileiro tem que se cuidar com tudo: bandidagem à solta!

Tito Verdi di Pietro disse...

JÁ RECLAMEI MUITO COM MINHA OPERADORA O FATO DA MESMA NÃO SÓ NÃO BLOQUEAR ESSES E-MAILS OBVIAMENTE DANOSOS, COMO TAMBÉM NÃO DIRECIONÁ-LOS PARA AUTORIDADES QUE POSSAM IDENTIFICAR OS SEUS EMISSORES....

Geraldo disse...

Editor, esquecestes de outros que não mandam mails: cartórios, policia federal, ministério público, etc.
Faça como eu faço: denuncio como "tentativa de phishing".

AHT disse...

Vale o alerta, Sr. Políbio Braga!

Mas tem banco que envia e-mails para seus clientes.Por exemplo, o Santander envia e-mails para seus clientes. Eu recebo.

Portanto, nada impede que um criminoso envie e-mail fake, inclusive utilizando como e-mail remetente, o mesmo nome de e-mail utilizado pelo banco, para comunicar fatura de cartões, promoções, etc.

Anônimo disse...

Caro Polibio, o seu blog e um verdadeiro servico de utilidade publica. Esses e-mails circulam ha muito tempo pela
internet , fazem ate ameacas , que sua conta sera bloqueada, etc,..O interessante e que as autoridades do setor bancario e da area policial nao orientam a populacao. Os bancos nao mandam mensagens desse tipo, isto e tranbicagem. As pessoas , principalmente os mais idosos, continuam caindo no golpe e fornecem seus dados , que posteriormente serao usados pelos criminosos. A populacao continua desarmada e desamparada, nas ruas e no
interior de suas casas !!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/